Activity

Trilho em Outoreça - Baião

Download

Trail photos

Photo ofTrilho em Outoreça - Baião Photo ofTrilho em Outoreça - Baião Photo ofTrilho em Outoreça - Baião

Author

Trail stats

Distance
12.64 mi
Elevation gain
2,913 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
2,913 ft
Max elevation
2,803 ft
TrailRank 
41
Min elevation
1,557 ft
Trail type
Loop
Time
6 hours 5 minutes
Coordinates
1949
Uploaded
December 14, 2014
Recorded
December 2014
Be the first to clap
Share

near Outoreça, Porto (Portugal)

Viewed 1253 times, downloaded 23 times

Trail photos

Photo ofTrilho em Outoreça - Baião Photo ofTrilho em Outoreça - Baião Photo ofTrilho em Outoreça - Baião

Itinerary description

Inicialmente o trilho faz-se por caminhos antigos, depois entramos em terreno aberto onde é necessário abrir caminho, no meio de tojo e transpondo alguns muros. Depos são caminhos bem definidos onde a progressão é mais tranquila e rádida.
È um trilho exigente, com subidas fortes, que requerem uma boa preparação fisica.

Como ir:
Baião
N 321 - Chavães, Ovil
Outoreca
Lugar da freguesia de Ovil, situado na margem esquerda do Rio com o mesmo nome, fica situado no sopé do monte conhecido por "Castelo de Matos", um pouco abaixo da Abelheira.
Foi conhecido como "pomar" da Freguesia.
É seu padroeiro S. Pedro, o orago a quem é dedicada a Capela existente no centro do Lugar e que pertenceu - ou pertence - à Família Negrão .
Ricos em águas de regadio, nos seus campos cultivava-se o milho e as árvores que os bordejavam eram suporte de vides (Vinha de enforcado) que produziam apreciado vinho verde.
Em tempos antigos grandes plantações de linho justificaram o funcionamento de um "engenho" (moínho de linho), no lugar de Supegal. Porém, hoje, para recordação dessa fábrica artesanal, apenas são conhecidas duas fotos, propriedade do colaborador desta página.
Teve como tradição, pelo S. Pedro (29 de Junho), corridas de toiros à vara larga, em curro construído nos sopé do Castelo de Matos - dele ainda se podem observar muros da vedação - bem perto do ribeiro das Fontarinchas onde, numas suas cavernas, conhecidas por "Casa dos Franceses", se refugiou a população para melhor se resguardar das tropas francesas que invadiram Portugal, sob o comando do general Soult.
Escavações arqueológicas, nos montes de Outoreça, já permitiram descobrir, entre outros achados,uma "estela funerária medieval" e diversa cerâmica decorada para enriquecimento do já vasto património histórico do Concelho de Baião.
No fundo do lugar,junto ao portão da Casa do Quinteiro,é digno de observação um fontenário original, verdadeiro representante da escultura popular portuguesa.

Comments

    You can or this trail