Photo ofTrilho - Entre Caminhos + Biduiças + Curral das Negras + Curral de Lamelas ( Serra do Gerês ) Photo ofTrilho - Entre Caminhos + Biduiças + Curral das Negras + Curral de Lamelas ( Serra do Gerês ) Photo ofTrilho - Entre Caminhos + Biduiças + Curral das Negras + Curral de Lamelas ( Serra do Gerês )

August 14, 2023
August 2023

near Sela, Vila Real (Portugal)

Percurso circular, não sinalizado.
Deixando a estrada alcatroada N308 para trás, seguimos o carreiro até Entre Caminhos, baixando depois aos currais da Biduiça ( na placa do abrigo - Biduiças ). Depois de mais uma fotografia ao forno pastoril, o carreiro levou-nos ao curral das Rochas da Matança. Seguimos caminho até encontrar aquele ribeiro e pelo carreiro da margem direita, continuamos até aos currais das Negras. O dia ensolarado, permitia grandes incursões, pelo que decidimos ir visitar o curral de Lamelas, entre a Nevosa e o Alto de Lamelas. Apenas sabendo a sua localização, abandonamos o curral das Negras à procura do primeiro mariola que nos indicassse o caminho. Entramos no vale e os mariolas foram aparecendo até ao Curral de Lamelas, protegido a N. pelo Alto de Lamelas e o Pico Nevosa. Regressamos a meia encosta, descendo para o curral de Lamelas de Cima e seguindo até ao curral de Lamelas de Baixo. O forno do primeiro está em ruína, escondido junto ao muro. O de Lamelas de Baixo, tem um aspeto mais agradável e destaca-se com facilidade do muro que o protege. Continuamos, já no regresso até ao Ribeiro da Biduiça, que atravessamos no local por onde rumamos ao curral das Negras. A partir daqui, segue-se o curral das Rochas da Matança, sem abrigo pastoril e as Biduiças, subindo para entre Caminhos, tomando de novo o carreiro inicial para rumarmos ao ponto de partida.

Cartografia - Folha 31 do IGE ( Outeiro ) - escala 1/25.000

Entre Cam inhos

Biduiças

Curral ( ais ) da Biduiça (s).

PictographMountain hut Altitude 3,274 ft

forno da Biduiça

abrigo pastoril - forno da Biduiça

Ribº. Biduiça

Abrigo Natural - "" Pala ""

Carreiro para o Curral das Negras

Ponto Alto

mariola

Ponto Alto

Vista para os currais de Lamelas de Cima e Baixo.

Corgo de Lamelas ( completamente seco )

Curral Lamelas Cima

Área de pastagem dividida em 2 partes. Abrigo em ruínas

Abrgo ainda sem lhe ter abatido o teto

Curral Lamelas Baixo

Área de pastagem dividida em duas.

Travessia

Ribeiro da Biduiça

Curral - área de pastagem murada, não utilizada.