TRILHO DOS TRÊS RIOS (ALBERGARIA A VELHA)

Photo ofTRILHO DOS TRÊS RIOS (ALBERGARIA A VELHA) Photo ofTRILHO DOS TRÊS RIOS (ALBERGARIA A VELHA) Photo ofTRILHO DOS TRÊS RIOS (ALBERGARIA A VELHA)

June 26, 2017
June 2017

near Ribeira de Fráguas, Aveiro (Portugal)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"
A proposta, neste tempo quente, passou por um trekking "fresco" na margem de rios e densos bosques, onde a frescura das suas águas e das suas sombras são um convite a contemplar a imensa beleza desses locais que só podem ser desfrutados por aqueles que se atrevem a percorrer as suas margens acidentadas.
O trilho proposto, PR2 - Trilho dos Três Rios, do município de Albergaria a Velha percorre pequenas cascatas e açudes das margens do Rio Fílveda, Rio Caima e Rio Pequeno.
Iniciamos o percurso junto à Igreja de S. Tiago, na freguesia da Ribeira de Fráguas por questões de logística de transporte embora o início oficial do PR2 seja no Centro de Atividades Radicais e Ambientais de Vilarinho de S. Roque. Seguimos a caminho do Parque de Merendas, aqui é possível visitar três moinhos de água, todos eles em funcionamento: Moinho de Baixo e Moinhos da Quinta da Ribeira. O percurso continua pela subida do rio Fílveda, podendo-se observar paisagens deslumbrantes, desenhadas por pequenas cascatas e açudes. Aqui encontra-se o Cabouco, antiga mina onde existia uma roda motriz movida pela água do Açude dos Ingleses. Esta roda fazia movimentar o elevador do poço das Minas do Coval da Mó, primeiro testemunho arqueológico da indústria mineira.
Este magnífico percurso atravessa ainda os campos agrícolas onde é possível avistar-se o lugar de Vilarinho de S. Roque, e onde se pode visitar o lugar do Regatinho, o núcleo molinológico em funcionamento e a capela de S. Roque do Séc. XVII. O percurso segue em direção ao lugar de Telhadela, ainda fizemos um desvio de 500m até ao Cabeço dos Mouros onde existe vestígios de um monumento megalítico, a Mamoa de Castro. Regressamos ao PR e seguimos até às ruínas do Lagar do Azeite, junto à ribeira da Felgueira (Rio Pequeno). O Lagar era uma estrutura singular na região, constituída por duas prensas de vara e foi abandonado no séc. XX. Neste local encontra-se também a Ponte do Barro Negro (ponte de arco quebrado) e o Moinho do Souto ainda em funcionamento. O trajeto ladeia a margem da ribeira da Felgueira (rio Pequeno), onde se pode contemplar o lugar milenar de Telhadela. Passamos ainda junto aos moinhos desativados, próximos do complexo das Minas do Palhal, na margem do rio Caima e prosseguimos depois em direção à Ponte do Palhal, construída em 1776, que liga as freguesias da Branca à Ribeira de Fráguas, onde se vislumbra o Alto dos Barreiros com uma vista panorâmica sobre o vale. Neste ponto e avistando já os carros, começamos a descer até à Ribeira de Fráguas, terminando este simpático PR numa amena cavaqueira no café local acompanhados por uns refrescantes finos!

Fonte: cm-albergaria.pt

RIO CAIMA

PANORAMA RIBEIRA DE FRÁGUAS

• DiogoHiker Jul 11, 2017

Bonito trilho nas margens dos rios... Obrigado pela partilha.
    Saudações!

• Photo of PicosAlpinos
    PicosAlpinos Jul 15, 2017

Bonito trilho para ser feito com tempo quente e aproveitar ir a banhos nas límpidas águas do rio. Saudações!

• byelaeskura Nov 5, 2017

Parque Molinológico do Rancho Folclórico da Ribeira de Fráguas https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/trilho-dos-tres-rios-albergaria-a-velha-18392762/photo-11592814

• Photo of XtremelySlow
    XtremelySlow Jan 9, 2018

Excelente trilho!

• Photo of migueleloi
    migueleloi Feb 10, 2020

Trilho relativamente fácil, com passagem em vários pontos de interesse. Gostei particularmente da zona dos moinhos, da levada e do açude.

Caminhantes Feb 10, 2020

Olá migueleloi!
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha.

• Photo of Hélio Videira
    Hélio Videira Oct 12, 2020

Trilho com zonas muito bonitas, junto ao rio é um cenário magnífico, as árvores, o serpentear do rio, os musgos, os açudes, os moinhos...
    A nossa pequena de 8 anos adorou.
    Obrigado pela vossa partilha.
    Boas caminhadas.

Caminhantes Oct 13, 2020

Olá Hélio Videira!

• André Andrade 5 Oct 26, 2020

Um dos mais bonitos trilhos que já fiz. Fim de Outubro, dia de Outono com alguma morrinha e sem frio ajudou.
    É muito importante começar em Vilarinho de São Roque e subir a afastar do rio. Porque a partir daí é sempre em crescendo, culminando com o último troço a partir do parque de merendas, surpresas atrás de surpresas :)

Caminhantes Oct 26, 2020

Olá André Andrade 5!

• ricardodacastanheira Mar 1, 2021

Bom dia
    Este trilho está identificado? E transitável? E a nível de desníveis, tem algo muito acentuado e longo? E escadarias?
    Obrigado. :)

Caminhantes Mar 1, 2021

Olá ricardodacastanheira!
    Realizamos o trilho em junho de 2017, neste momento não sabemos como está.
    São 16 kms com 359 metros de acumulado positivo.

• Photo of dgomes_Loc
    dgomes_Loc Jul 4, 2021

O trilho é incrível, a descrição realizada é sempre bastante completa e sem dúvida q recomendo a todos os amantes de caminhadas!

Bom trabalho pessoal!

Caminhantes Jul 5, 2021

Olá dgomes_Loc
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Boas caminhadas.

• Photo of goncanx73
    goncanx73 Aug 3, 2021

Very beautiful trail. You feel like you are in King Arthurs forest. However, out of the forest, you will probably be walking straight up. Great workout.

Caminhantes Aug 5, 2021

Thank you for your comment and review.

• Photo of V’ambora
    V’ambora Dec 27, 2021

É possível fazer o trilho nesta época do ano?
    Tenho esta semana de férias e estava a pensar ir até lá.
    Grata

Caminhantes Dec 28, 2021

Olá Maria Zumzum!
    Realizamos o trilho em junho de 2017, neste momento não sabemos como está.
    São 16 kms com 359 metros de acumulado positivo.

• Photo of Andreia Sampaio
    Andreia Sampaio May 11, 2022

Trilho com paisagens magnificas

Caminhantes May 11, 2022

Olá Andreia Sampaio.

• Photo of Pedro e Lena
    Pedro e Lena Dec 28, 2023

Um dos mais bonitos trilhos que fizemos.

• Photo of Danxi
    Danxi Mar 24, 2024

Obrigado pela partilha, belo percurso, principalmente quando estamos a beira da água a corre. O chilrear dos pássaros e o barulho da água a correr, é do melhor para os nossos ouvidos. Boas caminhadas