Activity

TRILHO DOS ROMANOS (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO)

Download

Trail photos

Photo ofTRILHO DOS ROMANOS (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO) Photo ofTRILHO DOS ROMANOS (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO) Photo ofTRILHO DOS ROMANOS (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO)

Author

Trail stats

Distance
4.03 mi
Elevation gain
922 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
922 ft
Max elevation
1,028 ft
TrailRank 
76 4.4
Min elevation
284 ft
Trail type
Loop
Time
6 hours 47 minutes
Coordinates
1608
Uploaded
March 7, 2021
Recorded
March 2021
  • Rating

  •   4.4 7 Reviews

near Valongo, Porto (Portugal)

Viewed 8195 times, downloaded 236 times

Trail photos

Photo ofTRILHO DOS ROMANOS (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO) Photo ofTRILHO DOS ROMANOS (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO) Photo ofTRILHO DOS ROMANOS (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO)

Itinerary description

VÊ AS NOSSAS FOTOS PARA INSPIRAR A TUA PRÓXIMA AVENTURA
Never Stop Exploring
Caminhantes, trails to inspire your next adventure



PARQUE DAS SERRAS DO PORTO

O Parque das Serras do Porto, com perto de 6.000 hectares, é composto por seis serras: Santa Justa, Pias, Castiçal, Santa Iria, Flores e Banjas, abrangendo território dos municípios de Gondomar, Paredes e Valongo. Esta área, classificada desde 2017, como Paisagem Protegida Regional, integra o Sítio Rede Natura “Valongo” e o Parque Paleozóico de Valongo. Aqui, os visitantes podem desfrutar da imensa beleza cultural e paisagística de serras, vales e rios, salientando-se a singularidade geológica, que nos leva a uma interessante viagem pela Era Paleozoica.

Os vales dos rios Ferreira e Sousa convidam a um certo isolamento em estreito contacto com a natureza, enquanto o efeito miradouro das linhas de cumeada proporciona uma excelente perspetiva do território envolvente. Atualmente, o Parque das Serras do Porto tem três centros de receção ao visitante com informação útil sobre o Parque (Visitar Página oficial).



TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO

O Parque está, desde setembro de 2020, a criar uma Rede de Percursos Pedestres que irá ligar os vários trilhos e sinalizar o seu património biológico, geológico, arqueológico, imaterial e construído. São quase 260 km de trilhos para calcorrear por terras de Gondomar, Paredes e Valongo. A rede será composta por uma grande rota, que deverá totalizar 57km ao longo dos três concelhos, e 19 percursos distintos, com pequenas rotas em cada território que deverá estar finalizada na Primavera de 2021. O projeto prevê a instalação de mobiliário, sinalética e uma página web para ajudar quem fizer os percursos, fornecendo informação sobre o território e os pontos de interesse. Enquanto aguardamos a conclusão do projeto começamos a percorrer os trilhos previstos, naquilo que podemos chamar de uma versão de reconhecimento, para inspirar a tua próxima aventura pelo Parque das Serras do Porto…


DESCRIÇÃO DO TRILHO REALIZADO
PR - TRILHO DOS ROMANOS


O trilho tem inicio e fim no Centro de Interpretação Ambiental, em Valongo, e percorre a encosta sudeste da Serra de Santa Justa. Ao longo do percurso os vales do rio Simão e Ferreira convidam a um certo isolamento em estreito contacto com a natureza, enquanto o efeito miradouro das linhas de cumeada proporciona uma excelente perspetiva do território envolvente. Aconselha-se o uso de GPS, os referidos trilhos estão em fase de implementação e não encontramos sinalética suficiente e inequívoca do trilho que seguíamos, podendo levar a erros de orientação no terreno.

Iniciamos o trilho no Centro de Interpretação Ambiental, em Valongo. Espaço de apoio aos visitantes no qual poderá obter informações sobre a fauna, flora, geologia e património histórico-cultural das Serras de Santa Justa e Pias (visitas sob marcação). Junto ao edifício existe um estacionamento para meia dúzia de carros. No local não encontramos qualquer painel informativo ou sinalética do percurso. Na ausência de informação e de marcações no terreno realizamos o trilho no sentido dos ponteiros do relógio, sem qualquer razão especial para essa decisão.

O percurso segue por um amplo caminho florestal que passados 200 metros se bifurca, seguimos pela esquerda, no sentido dos ponteiros do relógio. Pouco depois intersetamos um Ribeiro. O trilho segue descendente por caminhos de pé posto até à Interceção Corredor Ecológico, aqui seguimos à direita o amplo caminho comum a ambos os trilhos na margem direita do Rio Simão.



Á medida que progredimos o caminho torna-se mais estreito e pouco depois temos um passadiço que atravessa o Rio Simão para a margem esquerda e no seu termino volta à margem direita, para voltar a caminho de terra. Passamos por um Fojo Romano, vestígio da exploração mineira romana nesta região. Daqui descemos à Ponte da Azenha, onde podemos avistar os Moinhos do Cuco, que estiveram em laboração até finais de 2005.



Agora, seguimos por poucos metros a Rua de Couce até ao painel informativo das Serras do Porto, para aí Seguir à Direita, por caminho de pé posto, a íngreme encosta direita do Rio Simão. A subida é íngreme, mas é fácil de concretizar se se mantiver um ritmo calmo, mas constante. Durante a subida passamos por um Poço Romano, mais um vestígio da exploração mineira romana nesta região. Deste local, à nossa esquerda, a paisagem é sublime... Tendo como pano de fundo a Serra de Pias, pode-se observar a confluência dos Rios Simão e Ferreira.

O percurso segue em direção a oeste, por um trilho estreito ao longo do qual se pode observar alguns aspetos relacionados com a formação geológica desta região. O trilho está implementado em terrenos com litologias pertencentes ao Precâmbrico e/ou Câmbrico e ao Ordovício. Apresenta, na sua parte inicial, litologias como xistos e siltitos de idade Ordovícia. À medida que o percurso se vai deslocando para Oeste, aqueles materiais vão dando origem a litologias mais grosseiras, culminando com bancadas métricas de quartzito onde é possível observar pistas de locomoção de trilobites (cruzianas). Estas bancadas quartzíticas, devido à sua maior resistência à erosão, materializam os grandes alinhamentos que formam as Serras desta região. (Centro de Geologia da FCUP).

O caminho de pé posto segue até às Fragas Amarelas, um dos locais onde se pratica escalada e rappel. A partir deste ponto encontra-se uma paisagem mais aberta sobre o vale do Rio Ferreira. O caminho, sempre a subir, alcança um planalto, situado sobre as Fragas do Teto, conhecido por Diedro. Um pouco mais acima intersetamos o amplo caminho florestal e um miradouro natural onde foi recentemente colocado um trono, o Trono do Miradouro. A paisagem é simplesmente sublime! Este local é um miradouro privilegiado para se deleitar com a paisagem, deslizando o olhar sobre o vale do Rio Ferreira, as imponentes cristas quartzíticas, as serranias que se erguem até ao Marão.



Voltando ao trilho, seguimos o caminho florestal e viramos à direita na segunda bifurcação. O percurso continua por caminho florestal que contorna a encosta por entre o eucaliptal que veio substituir a vegetação autóctone. Encontramos nova bifurcação, seguimos à esquerda, no sentido ascendente. À medida que subimos passamos por inúmeros Fojos e Respiros (vestígios de exploração mineira romana) e o eucaliptal dá origem a uma vegetação mais rasteira de (tojo, urze, carqueja). Já quase no final da subida avista-se todo o vale, com um magnifico Panorama de Valongo.

No final da subida, nova encruzilhada de caminhos, seguimos à direita. Agora o trilho começa a descer avistando-se a Capela de Santa Justa à esquerda. Seguimos o caminho florestal, desviamo-nos à esquerda para visitar o Fojo da Valeria. São várias as depressões no terreno que correspondem a antigas explorações mineiras a céu aberto. Já próximo do final do percurso encontramos o Fojo das Pombas, testemunho emblemático da exploração mineira romana de ouro, no qual foram encontradas várias peças utilizadas por esse povo. Este local pode ser visitado, mas necessita de marcação prévia na Loja Interativa de Turismo. Um pouco mais à frente finalizamos o percurso, exatamente no local onde teve inicio, no Centro de Interpretação Ambiental.


FICHA TÉCNICA
Realização: 6 de março de 2021
Percurso: Centro Interpretação Ambiental (Valongo) - Lugar da Azenha - Fraga do Teto - Trono do Miradouro - Fojo das Pombas - Centro Interpretação Ambiental
Distancia: 6,4 km
Duração: 1h58min
Tempo em movimento: 1h29min
Tempo parado: 0h29min
Movimento médio: 4,2km/h
Acumulado positivo: 306m
Acumulado negativo: 302m



TRILHOS JÁ REALIZADOS NO PARQUE DAS SERRAS DO PORTO

TRILHO DA SERRA DO CASTIÇAL
TRILHO DO VOLFRÂMIO - SERRA DAS FLORES
TRILHO DA CARQUEJA - SERRA DAS BANJAS
TRILHO DE BELÓI - ALTO DA PENECA

TRILHO HISTÓRICO - SERRA DE SANTA IRIA
TRILHO DO VALE DO TORNO - SERRA DO CASTIÇAL
TRILHO DA RIBEIRA DE SANTA COMBA
TRILHO DE ALVRE
TRILHO DOS MOINHOS
TRILHO DE PIAS E CASTIÇAL
TRILHO DO MEL E DO OURO ROMANO
TRILHO DAS ALDEIAS
TRILHO DO VALE DE AGUIAR

TRILHO DOS ROMANOS
TRILHO PORTO À VISTA
TRILHO DA RIBEIRA DE SILVEIRINHOS
TRILHO DO CASTELO
TRILHO DE PIAS
CORREDOR ECOLÓGICO





Se gosta das nossas trilhas adiciona a tua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 611 ft
Photo ofINICIO/FIM (CENTRO DE INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL) Photo ofINICIO/FIM (CENTRO DE INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL) Photo ofINICIO/FIM (CENTRO DE INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL)

INICIO/FIM (CENTRO DE INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL)

PictographWaypoint Altitude 629 ft
Photo ofRIBEIRO Photo ofRIBEIRO Photo ofRIBEIRO

RIBEIRO

PictographWaypoint Altitude 378 ft
Photo ofINTERCEÇÃO CORREDOR ECOLÓGICO Photo ofINTERCEÇÃO CORREDOR ECOLÓGICO Photo ofINTERCEÇÃO CORREDOR ECOLÓGICO

INTERCEÇÃO CORREDOR ECOLÓGICO

PictographWaypoint Altitude 465 ft
Photo ofLINHA ÁGUA Photo ofLINHA ÁGUA Photo ofLINHA ÁGUA

LINHA ÁGUA

PictographWaypoint Altitude 328 ft
Photo ofRIO SIMÃO Photo ofRIO SIMÃO Photo ofRIO SIMÃO

RIO SIMÃO

PictographWaypoint Altitude 324 ft
Photo ofPASSADIÇO Photo ofPASSADIÇO Photo ofPASSADIÇO

PASSADIÇO

PictographWaypoint Altitude 308 ft
Photo ofFOJO ROMANO Photo ofFOJO ROMANO Photo ofFOJO ROMANO

FOJO ROMANO

PictographWaypoint Altitude 286 ft
Photo ofPONTE DA AZENHA Photo ofPONTE DA AZENHA Photo ofPONTE DA AZENHA

PONTE DA AZENHA

PictographWaypoint Altitude 285 ft
Photo ofSEGUIR À DIREITA Photo ofSEGUIR À DIREITA Photo ofSEGUIR À DIREITA

SEGUIR À DIREITA

PictographWaypoint Altitude 437 ft
Photo ofPOÇO ROMANO Photo ofPOÇO ROMANO Photo ofPOÇO ROMANO

POÇO ROMANO

PictographWaypoint Altitude 571 ft
Photo ofFRAGA DO TETO Photo ofFRAGA DO TETO Photo ofFRAGA DO TETO

FRAGA DO TETO

PictographWaypoint Altitude 764 ft
Photo ofTRONO DO MIRADOURO Photo ofTRONO DO MIRADOURO Photo ofTRONO DO MIRADOURO

TRONO DO MIRADOURO

PictographWaypoint Altitude 965 ft
Photo ofFOJOS E RESPIROS ROMANOS Photo ofFOJOS E RESPIROS ROMANOS Photo ofFOJOS E RESPIROS ROMANOS

FOJOS E RESPIROS ROMANOS

PictographWaypoint Altitude 994 ft
Photo ofPANORAMA VALONGO Photo ofPANORAMA VALONGO Photo ofPANORAMA VALONGO

PANORAMA VALONGO

PictographWaypoint Altitude 858 ft
Photo ofFOJO DAS VALERIAS Photo ofFOJO DAS VALERIAS Photo ofFOJO DAS VALERIAS

FOJO DAS VALERIAS

PictographWaypoint Altitude 679 ft
Photo ofFOJO DAS POMBAS Photo ofFOJO DAS POMBAS Photo ofFOJO DAS POMBAS

FOJO DAS POMBAS

Comments  (13)

  • joseguimaraes Mar 20, 2021

    I have followed this trail  View more

    Muito agradável!!! Vistas fantásticas

  • Photo of Caminhantes
    Caminhantes Mar 20, 2021

    Olá joseguimaraes!
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Saudações

  • Photo of Sergio Coutinho
    Sergio Coutinho Mar 21, 2021

    I have followed this trail  verified  View more

    Não se entende como os fojos e os respiros não estão devidamente identificados e sinalizados no terreno. Um autêntico perigo.

  • Photo of Caminhantes
    Caminhantes Mar 21, 2021

    Olá Sérgio Coutinho.
    Infelizmente as entidades promotoras das Serras do Porto ainda não limitaram com vedação essas zonas...
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Saudações.

  • Photo of jcboliveira
    jcboliveira May 29, 2021

    I have followed this trail  View more

    Excelente trilho com uma subida bem puxada a meio.

    Concordo com o comentário anterior sobre os respiros é urgente sinalizar até porque estavam pessoas no local e fora dos caminhos. Pelo menos uma chamada de atenção gigante para o perigo é imperioso.

    Obrigado pelo info sobre o GPS tive que olhar algumas vezes principalmente nos desvios para single tracks.

  • Photo of PicosAlpinos
    PicosAlpinos May 31, 2021

    I have followed this trail  View more

    Bonito trilho com passagem pelo trono romano - Trono do Miradouro.

  • Photo of Caminhantes
    Caminhantes May 31, 2021

    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Saudações.

  • Carlos Klein 2 Aug 28, 2021

    I have followed this trail  verified  View more

    Excelente descrição.
    Percurso muito bonito e bem sinalizado.

  • Photo of Caminhantes
    Caminhantes Aug 29, 2021

    Olá Carlos Klein 2
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. O prazer também está na partilha.
    Boas caminhadas.

  • Photo of deitar pés ao caminho
    deitar pés ao caminho Sep 12, 2021

    I have followed this trail  verified  View more

    Trilha muito bonita, se bem que muito encostada às traseiras das habitações num dos troços do precurso. A subida proposta a determinada altura faz com que não esteja bem classificada (a meu ver). Não é um trilho "fácil". Esta subida é íngreme, com muita pedra solta, em que a corda disponibilizada para ajudar a subir se encontra danificada ou solta em grande parte do troço. Algumas zonas estão bastantes sujas... A rota está muito bem marcada! Obrigado!

  • Photo of Trilhos e Caminhos
    Trilhos e Caminhos Jan 3, 2022

    Realizei este trilho, o Rio Simão encontra-se num estado lastimável, infelizmente, penso que deveria haver mais consciência ambiental, não só das instituições mas também do cidadão comum (desculpem o desabafo). A situação das cordas na subida mantém-se, de pouco ou nada servem. De resto muito tranquilo e com pontos de interesse oferece também boas panorâmicas. Alguns dos poços e fojos já se encontram referenciados com placas de perigo mas seria necessário algo mais. Cumprimentos e boas caminhadas.

  • Photo of Caminhantes
    Caminhantes Jan 3, 2022

    Obrigado pelos comentários e avaliação da trilha. Boas caminhadas!

  • Photo of Os Pés do Caminho
    Os Pés do Caminho Jan 27, 2024

    I have followed this trail  verified  View more

    O percurso deixou-me com sentimentos mistos. Boa parte transcorre por um eucaliptal cujo ínico interesse são os fojos romanos que vão aparecendo e dando nome ao percurso. Depois do trono as vistas são boas e a descida interessante. O percurso ao longo do corredor ecológico tinha tudo para ser agradável não fosse o mau cheiro e a poluição que cobre as margens do riacho... Enfim...

You can or this trail