TRILHO DOS POÇOS VERDES (7 LAGOAS XERTELO)

Photo ofTRILHO DOS POÇOS VERDES (7 LAGOAS XERTELO) Photo ofTRILHO DOS POÇOS VERDES (7 LAGOAS XERTELO) Photo ofTRILHO DOS POÇOS VERDES (7 LAGOAS XERTELO)

May 30, 2021
May 2021

near Xertelo, Vila Real (Portugal)

VÊ AS NOSSAS FOTOS PARA INSPIRAR A TUA PRÓXIMA AVENTURA
Never Stop Exploring
Caminhantes, trails to inspire your next adventure

PR9 MTR - TRILHO DOS POÇOS VERDES (SETE LAGOAS DE XERTELO)

Trilho inserido em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, Reserva Mundial da Bioesfera, com inicio e fim na pitoresca aldeia de Xertelo, freguesia de Cabril. Percurso sinalizado com marcações a serem suficientes para a orientação no terreno, segue maioritariamente por carreiros de pastores. Parte do trilho desenrola-se dentro da "Área de Proteção Parcial Tipo II" do PNPG pelo que existem algumas restrições de circulação para grupos com mais de 15 pessoas, neste caso é necessário solicitar autorização ao ICNF.

Estacionamos o carro à entrada de Xertelo, mochilas às costas, seguimos em direção à aldeia, para logo cortar à esquerda em direção ao Cruzeiro da Senhora da Saúde. Optamos por fazer o percurso no sentido dos ponteiros do relógio para evitar a ingreme subida no final do percurso. Assim, fomos visitar o Fojo do Lobo de Xertelo, magnificamente conservado, um notável engenho secular, construído pelas populações e que era utilizado para a captura do lobo ibérico.

A partir daqui, iniciamos a descida até ao Rio Cabril, onde se encontra o denominado Poio das Cabras, local de difícil acesso, escolhido pelos pastores quando era impossível voltar à aldeia, servia de abrigo e protegia as cabras das investidas do Lobo Ibérico. Ainda hoje existe um pequeno abrigo rudimentar para a pernoita.

A travessia do Rio Cabril faz-se a vau, em Porto Novo, sobre grandes blocos graníticos moldados pela água. Com tempo de chuva a travessia do Rio Cabril pode tornar-se difícil, ou mesmo impossível. Atenção! Perigo de escorregar e a queda pode ser complicada, especialmente com o piso molhado.

O percurso segue por um carreiro de pastores, mariolado e que percorre a encosta oposta à levada, na margem direita da Ribeira de Cabril, passando próximo de uma estrutura lendária do Parque Nacional, a Silha dos Ursos de Cadeiró, legitimando a presença do urso por estas terras do Baixo Barroso. Cruzamos várias linhas de água, afluentes da Ribeira de Cabril, como é o caso da Corga do Virtelo e da Corga das Quebradas.

Pouco depois da Corga das Quebradas começamos a descer a encosta até à Barragem, estrutura edificada que antecede os Poços Verdes do Sobroso, lagoas naturais (Piocas) existentes ao longo da linha de água. Estas lagoas naturais são muitas vezes designadas por 7 Lagoas de Xertelo ou Poços Verdes de Cabril ou ainda por Lagoas das Lages dos Infernos. Possuem uma beleza bastante caraterística, tanto pelas lagoas em si como também pelo cenário envolvente, um tanto agreste e remoto. O reverso de todos estes motivos de interesse é que o local por vezes torna-se vítima de algumas formas de turismo de massas, especialmente nos meses de verão.

O solarengo dia convidava a uma longa pausa nas lagoas… aproveitamos as grandes formas rochosas para relaxar ao sol enquanto molhávamos os pés nas águas de uma das lagoas. Vários grupos iam-se distribuído ao longo da Corga do Sobroso, aproveitando as várias lagoas para se banharem. Nem demos pelo tempo passar… mas tudo que é bom acaba! Mochila às costas e lá voltamos ao caminho, subimos agora a encosta da margem esquerda por um amplo caminho florestal, atravessamos, pela ponte, o Ribeiro do Penedo, para pouco depois deixar o caminho florestal e seguir à direita um estreito caminho de pé posto sobre a conduta de água que nos acompanha até Xertelo.

Ao longo do caminho contemplamos uma bela paisagem sobre o Vale de Cabril e da Surreira do Meio-dia, encontramos várias formas graníticas peculiares, passamos pela Fonte de Travassós, onde nos pudemos refrescar. O percurso segue a encosta de Xertelo até ao Cubo de Baixo, visitamos o Moinho do Cubo Vertical, moinho de água construído em granito e com cobertura, de duas águas, em telha, agora restaurado. Aqui efetuava-se a moagem do centeio e do milho, utilizado para confecionar o pão que alimentava todas as casas da aldeia.

Entramos na aldeia, percorremos as ruas que atravessam o casario de Xertelo. Bonito exemplar de arquitetura popular minhota, com as suas casas em granito, com uma envolvência não menos atrativa, de campos de cultivo e vistas para as encostas dos vales da Ribeira de Cabril e do Rio Cávado. Pouco depois estávamos no estacionamento, ponto de inicio e fim deste trilho.

FICHA TÉCNICA
Movimento médio: 3,8km/h
Acumulado positivo: 464m
Acumulado negativo: 457m

Se gosta das nossas trilhas adiciona a tua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

INICIO/FIM (XERTELO)

CRUZEIRO DA SENHORA DA SAÚDE

FOJO DO LOBO XERTELO

MIRADOURO NATURAL

FONTE

POIO DAS CABRAS (PANORAMA )

RIO CABRIL

RIBEIRA

CORGA DE VIRTELO

RIBEIRA

CORGA DAS QUEBRADAS

BARRAGEM

Photo ofPOÇOS VERDES DE SOBROSO (7 LAGOAS XERTELO) Photo ofPOÇOS VERDES DE SOBROSO (7 LAGOAS XERTELO) Photo ofPOÇOS VERDES DE SOBROSO (7 LAGOAS XERTELO)

POÇOS VERDES DE SOBROSO (7 LAGOAS XERTELO)

RIBEIRO DO PENEDO

QUEDA DE ÁGUA

FONTE DE TRAVASSÓS

MOINHO DO CUBO VERTICAL

XERTELO

• Photo of Paulomgs
    Paulomgs May 30, 2021

O trilho é muito bom. No entanto, a margem direita da Ribeira do Cabril, a mais bonita e desafiante, acarreta algum risco. Na parte do percurso efetuado em rocha nua, com piso molhado ou gelo, poderá tornar-se perigosa.

Caminhantes May 31, 2021

• Photo of PicosAlpinos
    PicosAlpinos May 31, 2021

A visita aos Poços Verdes do Sobroso constitui motivo suficiente para realizar o percurso, principalmente em dias quentes, para ir a banhos.

Caminhantes May 31, 2021

Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha.

• Photo of Joao Mirante
    Joao Mirante Jun 7, 2021

Bonita descrição de um trilho muito interessante! Claro que o ponto alto são as poças verdes!
    Sublinho que com tempo de chuva a travessia da Ribeira de Cabril (km 3,1) pode tornar-se difícil, mas acrescento também que há uma pequena zona de rocha nua e escarpada do lado oeste da Ribeira de Cabril (ao km 3,7). Há portanto o grande perigo de escorregar se houver chuva ou gelo!
    De resto, 5 estrelas!

Caminhantes Jun 14, 2021

Olá João Mirante!
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha.
    Boas caminhadas.

• Photo of RixSilveira
    RixSilveira Jul 7, 2021

Todas as indicações muito precisas. Acredito que é uma trilha melhor para o tempo mais seco porque tem alguns trechos com água que podem incomodar quem não tiver bons calçados.

Caminhantes Jul 11, 2021

Olá RixSilveira!
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Boas caminhadas.

• Photo of José Pimenta 1
    José Pimenta 1 Aug 21, 2021

Trilho muito bonito e bem sinalizado

Caminhantes Aug 22, 2021

Olá José Pimenta

• Photo of joananossa
    joananossa Nov 13, 2021

O trilho está muito bem sinalizado e tem paisagens deslumbrantes.
    No entanto, para mim foi um verdadeiro desafio passar na escarpa que já referiram acima. Mesmo com tempo seco foi bastante desafiante.
    As lagoas são maravilhosas!

Caminhantes Nov 13, 2021

Olá joananossa!

Caminhantes Aug 8, 2022

Olá Natália Araújo 5

• Photo of STrilhos
    STrilhos Aug 21, 2022

Fiz a trilha
    Segui na direção contraria ao ponteiro dos relógios.
    Tem a razão:
    Já vinha do Borrageiro II e a subida do Rio até a aldeia foi algo penosa (fez-me lembrar, que vez dos Carriz e sobe para Pitões da Júnias).
    Obrigado pela partilha

• paula.tomaz Aug 21, 2022

Fiz este trilho nesta semana. É de facto maravilhoso, mas a subida no final é algo difícil.
    Obrigada pela partilha.

Caminhantes Aug 21, 2022

Olá STrilhos e paula.tomaz
    Obrigado pelos comentários e avaliação da trilha. Saudações.

• Photo of Teresa e Alexandre
    Teresa e Alexandre Sep 24, 2022

Excelente dica, a de fazermos o trilho no sentido dos ponteiros do relógio! Muito obrigado!
    Trilho bonito e bem marcado

Caminhantes Sep 25, 2022

Olá Teresa e Alexandre
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Boas caminhadas.

• Photo of Format Famille
    Format Famille Oct 1, 2022

Assez compliqué sur la fin de tenir la distance mais tellement magique (réalisé en famille avec 3 enfants de 4mois, 3ans et 7 ans)

• Photo of João Lemos ST
    João Lemos ST Dec 5, 2022

Um trilho muito bonito e acessível.

• Photo of Adiel Marinho
    Adiel Marinho Mar 24, 2023

Vale a pena ir cedo para garantir um bom lugar em uma das lagoas!

• Photo of Pedro Passinhas
    Pedro Passinhas Jul 14, 2023

Muito respeito pela escarpa de rocha nua que existe ( ao km 3,7 ) qualquer dia acontece algum desastre. Deveria haver outra alternativa, de resto é do melhor que existe!

• Photo of vgduarte
    vgduarte Aug 23, 2023

Trilho realizado, finalmente, na tão esperada visita ao Gerês. De fácil dificuldade, bem sinalizado, e com a possibilidade de retorno ao Xertelo por um caminho alternativo. Vale a pena ir sem pressa, e reservar um bom tempo para usufruir das 7 Lagoas, bem como para conseguir um cantinho de eleição para pousar a mochila e estender a toalha. A cor da água é magistral, e a vista em torno não fica atrás.

• Photo of lsalvada
    lsalvada Aug 25, 2023

Passeio extraordinário! Fizemos no sentido dos ponteiros do relógio e foi uma excelente opção.. recomendo... adoramos!

• Photo of Casliyo
    Casliyo Aug 26, 2023

Realizamos esta preciosa ruta en agosto. El camino está muy bien señalizado, sin complicaciones técnicas y el desnivel es suave. El paisaje es muy bonito y el ambiente en los poços era tranquilo pese a encontrar bastante gente allí bañándose y tomando el sol.
    Gracias por el track.

• Photo of Marta G. Brea
    Marta G. Brea Sep 4, 2023

Graciñas polo track, preciosa e entretenida ruta, sen dúbida unha das mellores do Parque Nacional da Peneda-Gerês.