Trilho - dos Passadiços da Várzea ao S. João da Grova - serra Labruja

Photo ofTrilho - dos Passadiços da Várzea ao S. João da Grova - serra Labruja Photo ofTrilho - dos Passadiços da Várzea ao S. João da Grova - serra Labruja Photo ofTrilho - dos Passadiços da Várzea ao S. João da Grova - serra Labruja

September 16, 2023
September 2023

near Labruja, Viana do Castelo (Portugal)

Percurso circular, a partir dos passadiços da Várzea até à capela de S. João da Grova, utilizando alguns troços sinalizados PR14, na povoação da Labruja. Inicialmente, passeamos pelos passadiços e pontes, que permitem ver o conjunto de moinhos e o poço da cascata da Moura, rumando às poldras da Várzea, junto ao Ecomuseu.
A subida para a capelinha de S. João da Grova é feita por estradão florestal, depois das alpondras da Várzea, não seguindo a sinalização por inteiro, depois daquelas. A esta capela, está associada uma lenda relacionada com a substituição da pia batismal. Já por lá não passava há muito tempo, mas nota-se um esforço de recuperação, limpeza e sinalização. A capela foi recuperada e tem um belo parque de merendas, num recôndito local da serra, onde o silêncio convida à meditação. A sua festa anual realiza-se no mês de Junho, não faltando devotos .Descida pelo troço dos Caminhos de Santiago, passando no desvio para a " Cruz dos Franceses ". Um pouco à frente, perto da área de desporto, viramos à esquerda, tomando um troço do PR14 e depois de passar pela ponte, regressamos ao caminho de ida ( para S. J. da Grova ), rematando este curto percurso, passando pelo Santuário do Senhor do Socorro, templo barroco e réplica do Bom Jesus de Braga, edificado a partir de 1713, no local onde existiu uma capela. Passadas as Alminhas da Senhora dos Caminhos, estamos de novo no Ponto de Partida.
No que toca ao PR14, está muito bem sinalizado.

Cartografia - Folha 15 do IGE ( Paredes de Coura ) - escala 1/25.000

esquerda

seguir a indicação para S. João da Grova

PictographReligious site Altitude 830 ft

cruzeiro em granito, perto da capela

PictographReligious site Altitude 784 ft

capela S.J.Grova

capela e parque de merendas

Ribeiro de S. João

linha de água que nasce na serra da Labruja, perto dos Penedos Rajados

O desvio à direita leva para a " cruz dos franceses "

Troço dos Caminhos de Santiago.