TRILHO DOS MOINHOS DE CABROELO (PENAFIEL)

Photo ofTRILHO DOS MOINHOS DE CABROELO (PENAFIEL) Photo ofTRILHO DOS MOINHOS DE CABROELO (PENAFIEL) Photo ofTRILHO DOS MOINHOS DE CABROELO (PENAFIEL)

April 22, 2013
April 2013

•   3 2 Reviews

near Rio Mau, Porto (Portugal)

Percurso circular, não sinalizado, de dificuldade média/alta, com aproximadamente 19Kms, inserindo no meio natural e paisagístico da serra da Boneca e do vale do rio Mau.
Partindo da freguesia de Rio Mau calcorreamos caminhos antigos, rurais e estradões florestais até à aldeia de Cabroelo, aldeia preservada, situa-se na freguesia da Capela.
Local a não perder, é as margens do ribeiro, envolto numa paisagem absolutamente paradisíaca, onde recordamos as diversas fases de fabrico da broa e ver os moinhos situados ao longo do ribeiro, despertando para um sentimento de regresso ao passado, onde os moinhos têm um papel de destaque, os quais nos convidam à evasão... ao imaginário de outros tempos, tempos esses que o mais novos já não sabem e os mais velhos se vão esquecendo.
Andamos perto da nascente do rio Mau, curso de água que nascendo no Alto do Loureiro, segue o seu percurso até desaguar no rio Douro na freguesia de Rio Mau. Aliás, o nome desta terra deve-se a este pequeno rio que se designava de "Rivulo Malo" em tempos Visigóticos e Romanos. O seu percurso é maravilhoso em quedas de água entre as quais se distingue, num dos seus afluentes, Ribeiro de Cadeados, a mais deslumbrante cascata da região. Aqui fizemos a descida pelas fragas, até às margens do Ribeiro de Cadeados (descida de dificuldade elevada e não aconselhável a pessoas pouco experientes). Percorremos parte do trilho nas margens do ribeiro e mais a frente do rio mau, só possível porque o nível da água era baixo. Outro local a não perder foi o miradouro do Poço Negro, também local de passagem deste trilho que terminou na Junta de Freguesia do Rio Mau, local com vistas magnificas sobre o rio Douro. Mais informação em: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.319822561479851.1073741838.119100404885402&type=1&uploaded=50

• Photo of Álvaro Rego Pinto
    Álvaro Rego Pinto Nov 1, 2014

Lugar onde o tempo parou e fogo levou.... :(

• Photo of Julio Raposeiro
    Julio Raposeiro Sep 23, 2016

Difícil, o percurso junto ao rio é espectacular, a descida para o "poço" deve ser com extremo cuidado, improprio para crianças e alturas de chuva.
    Nota final: Muito bom....