TRILHO DOS MIRADOUROS E SILHAS DO GERÊS

Photo ofTRILHO DOS MIRADOUROS E SILHAS DO GERÊS Photo ofTRILHO DOS MIRADOUROS E SILHAS DO GERÊS Photo ofTRILHO DOS MIRADOUROS E SILHAS DO GERÊS

January 20, 2020
January 2020

•   5 3 Reviews

near Geres, Braga (Portugal)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

TRILHO DOS MIRADOUROS E SILHAS DO GERÊS

O trilho realizado tem início/fim na Vila do Gerês, junto ao Hotel das Termas e percorre a encosta oeste do vale do Rio Gerês até às áreas de planalto situadas em Lamas e curvas de S. Bento e as vertentes do vale de Falha do Rio Gerês, numa zona de encostas íngremes, onde abundam linhas de água, miradouros e silhas de urso.

Resulta da junção dos percursos pedestres, PR6 TBR - Trilho dos Miradouros e PR11 TBR - Trilho das Silhas dos Ursos, com velhos trilhos de pastores, em que o resultado é um trilho muito bonito e diversificado, com condições para ser feito, exclusivamente, a pé.

É um percurso com um grau de dificuldade médio a elevado, sendo recomendado para pessoas com alguma preparação física e experiência. O trilho não está sinalizado, exceto os PRs acima referidos, pelo que o uso de GPS é sempre uma boa medida de precaução.

Saindo da vila de Gerês seguimos o PR6 em direção às cotas mais altas, localizadas na encosta a poente da vila de Gerês. O seu traçado localiza-se quase exclusivamente na encosta oeste do vale do Rio Gerês. Os seus limites mais extremos, a Este e a Oeste, são respetivamente a Vila das Caldas do Gerês, as áreas de planalto situadas em Lamas e as curvas de S. Bento.

Chegados às cotas mais altas encontramos a Casa do Guarda Florestal de Junceda que é também o ponto de início do trilho PR11. O traçado percorre algumas encostas da Serra do Gerês nas freguesias de Campo do Gerês e Vilar da Veiga, no concelho de Terras de Bouro, em pleno Parque Nacional Peneda-Gerês. A paisagem é o grande motivo de atração deste trilho, com o bónus da visita às Silhas dos Ursos e aos prados onde os locais lançam o gado.

Da Junceda seguimos o PR11 até à Silha do Moninho, onde aproveitamos o local para o reforço da manhã. Depois da breve pausa, continuamos em direção ao Prado de Gamil, local de termino do PR11. Aqui, optamos por seguir para Oeste o velho trilho do Corro do Velho em direção do Campo do Gerês. Passamos pela Silha de Urso do Corro do Velho e atravessamos o Ribeiro da Roda por várias vezes.

Já próximo dos terrenos agrícolas do Campo do Gerês, na zona de Corvelho, rodamos à esquerda para iniciar o regresso à Casa da Junceda por um antigo caminho de pastores que sobe a encosta passando por um Prado onde existe um abrigo.

Já na Casa da Junceda voltamos ao PR6 TBR - Trilho dos Miradouros onde podem ser vistos muitos dos “cabeços de granito” - os miradouros da serra do Gerês - enredados de histórias, destacando-se o da Junceda, da Boneca, da Fraga Negra e o Penedo da Freira. Desses locais vislumbra-se um horizonte paisagístico de inigualável beleza natural. A paisagem do vale do Rio Gerês, os maciços graníticos e a Albufeira da Caniçada são os cenários que aqui dão a garantia de agradar a todos os visitantes.

Agora, sempre a descer, somos percorrendo os miradouros, primeiro o da Junceda (Altitude 920m), depois os da Boneca (Altitude 750m), Fraga da Negra (Altitude 560m) e já muito perto da Vila do Gerês o miradouro do Penedo da Freira (Altitude 410m).

FICHA TÉCNICA
Realização: janeiro 2020
Percurso: Caldas do Gerês - Casa de Junceda - Silha do Moninho - Prado Gamil - Silha do Corro do Velho - Corvelho - Prado - Miradouro de Junceda - Miradouro da Boneca - Miradouro da Fraga Negra - Miradouro do Penedo da Freira - Caldas do Gerês
Distancia: 19,8 km
Acumulado negativo: 1381m

VER: REDE DE TRILHOS PEDESTRES TERRAS DE BOURO

OBSERVAÇÕES
- Percurso não sinalizado, existem mariolas mas levam para diferentes trilhos, aconselha-se o uso de GPS.
- É um trilho difícil, principalmente para os menos habituados devido aos fortes declives, para quem não estiver preparado fisicamente pode ser uma experiência dolorosa.
- Este trilho não deve ser feito em dias de chuva ou mesmo de chuva nos dias anteriores, pois é feito sobre muita rocha que molhada constitui um sério perigo!

IMPORTANTE
Segundo as regras do PNPG, dada a localização em Área de Proteção Parcial de Tipo I, não é permitido a grupos superiores a 10 pessoas a realização deste trilho sem autorização prévia.

Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

VILA DO GERÊS

PONTE MADEIRA

LINHA ÁGUA

CASA DE JUMCEDA (ALT.915M)

INTERSEÇÃO PR SILHAS DOS URSOS

TRAVESSIA RIBEIRO

MIRADOURO NATURAL

ABRIGO PASTORES

MIRADOURO DA JUNCEDA (ALT.920M)

FONTE DA BONECA

MIRADOURO DA BONECA 1

MIRADOURO DA BONECA 2

MIRADOURO DA BONECA 3

RIBEIRO DAS SALAS

Photo ofMIRADOURO DA FRAGA NEGRA (ALT.560M) Photo ofMIRADOURO DA FRAGA NEGRA (ALT.560M) Photo ofMIRADOURO DA FRAGA NEGRA (ALT.560M)

MIRADOURO DA FRAGA NEGRA (ALT.560M)

CASCATA RIBEIRO DAS SALAS

Photo ofMIRADOURO DO PENEDO DA FREIRA (ALT.410M) Photo ofMIRADOURO DO PENEDO DA FREIRA (ALT.410M) Photo ofMIRADOURO DO PENEDO DA FREIRA (ALT.410M)

MIRADOURO DO PENEDO DA FREIRA (ALT.410M)

• Photo of armando.marques
    armando.marques Jun 10, 2020

Obrigado pela partilha

• Photo of Caminhantes
    Caminhantes Jun 10, 2020

Olá Armando!
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha.
    Grande abraço.

• Photo of Manuel.Martins
    Manuel.Martins Oct 17, 2020

Adorei o trilho. Obrigado pela partilha.

• Photo of Katasza
    Katasza Jun 19, 2021

Awesome trail with beautiful views. We did it with 3 persons and everyone loved it

• Photo of Caminhantes
    Caminhantes Jun 19, 2021

Thank you for your comment and review.

• Miguel Correlo Nov 6, 2022

Trilho exigente, muito bonito, com belas vistas e miradouros. Aconselho a ser feito numa altura de pouca chuva porque atravessa vários ribeiros e o seu caudal poderá ser grande, o que torna a travessia difícil ou impossível. Também existem descidas inclinadas em pedras, e por isso, mais uma vez, e é melhor fazer o trilho em dias de pouca chuva.
    No final do trilho, já não existe sinalização oficial ou mariolas, o que dificulta o trilho. Certifique-se da levar bateria no telemóvel ou gps.
    Fora estes conselhos, é um trilho difícil mas muito, muito bonito.