Trilho dos Mamíferos Aquáticos

52 minutes
January 30, 2019
January 2019

near Vila Pouca de Aguiar, Vila Real (Portugal)

Trilho com grau de dificuldade fácil tendo como principais atrações a ermida da Senhora da Luz, e amplos pastos para gado bovino. Correspondendo a uma recuperação do antigo trilho do Alvão (PR4) o presente trilho, insere-se num conjunto de 6 percursos situados em plena Rede Natura 2000, eu permitem a visitação e interpretação dos espaços naturais de património arqueológico e etnográfico das terras de Aguiar.

Alvão Village & Camping

O Alvão Village e Camping foi desenhado para aqueles que amam viver em harmonia com a natureza. Reviva a época castreja nas nossas casas típicas e desfrute do ambiente tranquilo e sossegado que o nosso parque lhe oferece. Se desejar fazer uma reserva ou esclarecer alguma dúvida não hesite em contatar-nos através do número 259 419 038 ou envie-nos um e-mail para geral@alvaovillagecamping.pt Para mais informações pode também consultar o nosso site: www.alvaovillagecamping.pt Facebook: Alvão Village Camping Esperamos poder recebê-lo um dia.

Trilho com grau de dificuldade fácil com extensão de 5,3 km tem início e fim na barragem da Falperra.

Nos últimos 13 anos tem-se realizado no adro da capela a celebração de uma eucaristia como forma de homenagem à Nossa Senhora da Luz. Como forma de manter vivo este lugar de culto.

O trilho atravessa o rio Torno tendo como principal vegetação: bétulas, salgueiros, freixos e amieiros. Depois de alguns quilómetros verifica-se uma mudança de paisagem tornando-se esta mais rochosa e a vegetação típica é giestal e carvalhal.

Possibilidade de encontrar neste local um fio pastor, que deverá ultrapassar de forma segura, por precaução, baixar o fio não diretamente com as mãos

Ponto de entrada na estrada municipal 555.

Ponto de passagem para o trilho que circunda a Lagoa.

Após a passagem pela estrada municipal 555 chega-se à lagoa do Alvão onde se encontra um observatório donde, com silêncio e sorte, poder-se-á visualizar aves e mamíferos aquáticos, e junto ao lago são visíveis os pinheiros-silvestres e as bétulas.