TRILHO DOS CASTANHEIROS ( ALONGADO) - AMARANTE

Photo ofTRILHO DOS CASTANHEIROS ( ALONGADO) - AMARANTE Photo ofTRILHO DOS CASTANHEIROS ( ALONGADO) - AMARANTE Photo ofTRILHO DOS CASTANHEIROS ( ALONGADO) - AMARANTE

July 11, 2023
July 2023

near Amarante, Porto (Portugal)

O percurso aqui partilhado pode conter erros de GPS ou eventualmente passar por propriedades privados, ou mesmo através de corta mato e ter passagens por locais que podem ser perigosos para os menos experientes. A descrição do percurso efectuado a data da sua realização em que se deve ter em atenção que as condições do trilho descrito podem facilmente vir a alterar-se quer pelas condições meteorológicas, quer pela mudança da vegetação, quer por outros factores. O grau de dificuldade e as condições técnicas atribuídas é baseado na minha experiência pessoal e apenas serve de referência pessoal, pelo que não me responsabilizo por qualquer acidente que possa ocorrer por influência do percurso aqui disponibilizado. A cerca do trilho ; - O trilho dos Castanheiros é LINEAR ,com 4 Km ,com inicio debaixo da ponte Românico de S.Goncalo e fim no Açude de Formão em Cepelos .Não necessita de marcações, já que é só seguir a pista em cimento/terra e por vezes empedrado. O trilho pode ser feito em qualquer época do ano embora no inverno pode não dar para fazer devido às cheias do rio Tâmega, pois é sempre ao longo da marginal do rio . A melhor altura para se fazer é a Primavera, Verão e Outono, assim estará com folhagem nas árvores ( muita sombra). Há painéis informativos. DESCRIÇÃO DO TRILHO REALIZADO: Circular, NÃO MARCADO (apenas os 4 km do trilho dos Castanheiros),por ruas em asfalto e paralelos, caminhos em terra e o piso de cimento/terra . Teve início/fim no parque de estacionamento do.Burger King em frente ao Centro Pastoral de Amarante. No sentido contrário aos ponteiros do relógio segui em direcção à Igreja de São Veríssimo, e desci até ao trilho das Azenhas, passando pela praia fluvial e Azenha,atravessando o rio pelo paredão com belas quedas de água. Na margem do rio está o Trilho dos Castanheiros,foi só seguir pela sombra observando a paisagem do rio e de toda a floresta até ao final no açude de Formão. Voltando para trás ,por volta dos 2 km ,saí do trilho para ficar circular e subi em direção ao lugar das Carvalhinhas. Passando por este lugar segui um pouco pela estrada em asfalto até entrar no Parque Florestal de Amarante. Atravessei o dito parque para chegar ao trilho onde tinha entrado. Segui até ao seu fim debaixo da ponte Românica até ao Km zero .Subindo escadas junto à ponte segui em direcção da rua 31 de Janeiro (arquinho).Umas escadas dão acesso à pequena ilha ,para umas boas fotos e vistas para Igreja e ponte de São Gonçalo. Atravessei o rio pela ponte pedonal construída só para os meses de Verão, para a outra margem. Seguindo esta margem muito bonita onde se apanham os pequenos barcos e as gaivotas ( barcos com penais) . Atravessando o novo parque de estacionamento, fui em direcção à ponte de ferro da antiga linha férrea, onde a.atravessei .Agora pelo passeio da estrada em asfalto até ao Centro Pastoral e terminar o percurso. NOTA FINAL: Percurso misto de sombras e descoberto, muito lindo nas marginais do rio Tâmega, o Trilho dos Castanheiros é muito bom,só peca por ser Linear. Sem muitas subidas é fácil e com excelentes paisagens para umas fotos .Recomendo as marginais do rio Tâmega.

Fontanario, Burguer King

Açude do Formão, fim do trilho dos Castanheiros

Açude

Pormenor caminho, paralelos

Carreiro e passagem em linha de água