Activity

TRILHO DOS CARETOS DE PODENCE PELO AZIBO

Download

Trail photos

Photo ofTRILHO DOS CARETOS DE PODENCE PELO AZIBO Photo ofTRILHO DOS CARETOS DE PODENCE PELO AZIBO Photo ofTRILHO DOS CARETOS DE PODENCE PELO AZIBO

Author

Trail stats

Distance
15.17 mi
Elevation gain
2,149 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
2,149 ft
Max elevation
2,352 ft
TrailRank 
83 4.5
Min elevation
2,352 ft
Trail type
Loop
Time
5 hours 14 minutes
Coordinates
1397
Uploaded
February 27, 2017
Recorded
February 2017
  • Rating

  •   4.5 2 Reviews

near Podence, Bragança (Portugal)

Viewed 3976 times, downloaded 98 times

Trail photos

Photo ofTRILHO DOS CARETOS DE PODENCE PELO AZIBO Photo ofTRILHO DOS CARETOS DE PODENCE PELO AZIBO Photo ofTRILHO DOS CARETOS DE PODENCE PELO AZIBO

Itinerary description

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

Aproveitando as festividades de Podence fomos a terras transmontanas para realizar um percurso pedestre na paisagem protegida da albufeira do Azibo e depois ficar para um dos entrudos mais genuínos de Portugal – Entrudo Chocalheiro - Caretos de Podence!
Começamos o trilho junto à Casa Museu do Careto em Podence, atravessamos o núcleo habitacional da aldeia e seguimos para a albufeira do Azibo. Durante os cerca de 24 Kms de extensão este percurso acompanha grande parte a margem da Albufeira. Ao longo do trilho é possível admirar belos exemplares de sobreiros, freixos e carvalhos, e com um pouco de sorte até conseguir observar os anfitriões desta área protegida, os mergulhões de Crista.
A Albufeira do Azibo, atualmente classificada como Paisagem Protegida, é um extraordinário espelho de água, rodeado por um importantíssimo conjunto de espécies animais e vegetais. A área circundante possui vários percursos pedestres que permitem conhecer os mais importantes exemplares da flora e fauna locais. As várias praias fluviais que rodeiam a albufeira enchem-se de pessoas no Verão, e não é para menos, afinal, além da excelente qualidade da água, as praias têm um óptimo conjunto de infra-estruturas de apoio.
Terminamos o percurso na Casa Museu do Careto em Podence já perto das 15 horas, para assistir ao início da animação de rua – “caretos à solta”. Eles são os protagonistas. Os caretos! Escondidos debaixo do anonimato das vestes, investem os chocalhos sobre as ancas das moças (e menos moças), em correrias alegres e desenfreadas. Não há como escapar. E de pouco adianta tentar manter uma postura mais discreta. Estamos em Podence, lá no Nordeste Transmontano, onde a genuinidade das gentes se traduz na magnífica beleza de tradições simples, imbuídas de sentido e carregadas de valor.

ENTRUDO CHOCALHEIRO - CARETOS DE PODENCE
A festa de Carnaval dos Caretos de Podence é um ritual que se caracteriza pelo comportamento específico dos seus protagonistas mascarados, os “caretos”. Nas suas “sortidas à rua” (em regra, nos três dias de Carnaval), os caretos, percorrem a aldeia tendo como principal missão chocalhar as mulheres. Este ritual festivo que é também caracterizado pelo convívio entre vizinhos, amigos e familiares, foi num contexto passado, de que dá conta a memória dos residentes mais velhos na aldeia, protagonizado essencialmente pelos rapazes e homens solteiros, cujo alvo eram as jovens raparigas e mulheres solteiras, tendo portanto uma função propiciatória, de passagem e de comportamento erótico-sexual.
Fruto da alteração profunda do contexto socioeconómico dos meios rurais o perfil sóciodemográfico dos caretos de Podence sofreu adaptações que facilitaram a sobrevivência e a manutenção da festa. Os fatos de careto são hoje vestidos por homens e rapazes de várias idades, independentemente do seu estado civil. Hoje também as crianças participam no ritual, mascaradas de “facanitos” que assumem o papel de aprendizes dos caretos, e, em função do “empoderamento” da mulher na sociedade portuguesa, há uma cada vez mais consentida participação das raparigas. Os protagonistas da festa, por imperativos demográficos, são também maioritariamente emigrantes e migrantes, sendo este um momento do ano que promove a reunião familiar e vicinal, gerando sentimentos de pertença cultural e territorial. A festa é neste sentido promotora de um diálogo intergeracional, que tem permitido a sua transmissão e fortalecido a sua continuidade.

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 2,343 ft
Photo ofCASA MUSEU DO CARETO Photo ofCASA MUSEU DO CARETO Photo ofCASA MUSEU DO CARETO

CASA MUSEU DO CARETO

PictographWaypoint Altitude 2,015 ft
Photo ofPRAIA FLUVIAL DA RIBEIRA Photo ofPRAIA FLUVIAL DA RIBEIRA Photo ofPRAIA FLUVIAL DA RIBEIRA

PRAIA FLUVIAL DA RIBEIRA

PictographWaypoint Altitude 2,047 ft
Photo ofCASA GUARDA Photo ofCASA GUARDA Photo ofCASA GUARDA

CASA GUARDA

PictographWaypoint Altitude 2,216 ft
Photo ofALDEIA ST. COMBINHA Photo ofALDEIA ST. COMBINHA Photo ofALDEIA ST. COMBINHA

ALDEIA ST. COMBINHA

PictographWaypoint Altitude 2,099 ft
Photo ofECO PARK DO AZIBO Photo ofECO PARK DO AZIBO Photo ofECO PARK DO AZIBO

ECO PARK DO AZIBO

PictographWaypoint Altitude 2,006 ft
Photo ofBARRAGEM DO AZIBO Photo ofBARRAGEM DO AZIBO Photo ofBARRAGEM DO AZIBO

BARRAGEM DO AZIBO

Comments  (2)

  • Photo of PicosAlpinos
    PicosAlpinos May 31, 2017

    Bonitas tradições do nosso portugal. Obrigado pela partilha.

  • Photo of carl Osfer
    carl Osfer Dec 19, 2022

    I have followed this trail  View more

    Trilho bom de fazer no periodo de Primavera e Outono. Paisagem lindissima e com um grau de dificuldade um trilho alternativo mais desafiante na mesma zona.
    Aconselho muito.

You can or this trail