Trilho - Do Xertelo às lagoas da Corga de Sobroso ( serra do Gerês)

Photo ofTrilho - Do Xertelo às lagoas da Corga de Sobroso ( serra do Gerês) Photo ofTrilho - Do Xertelo às lagoas da Corga de Sobroso ( serra do Gerês) Photo ofTrilho - Do Xertelo às lagoas da Corga de Sobroso ( serra do Gerês)

July 19, 2021
July 2021

near Xertelo, Vila Real (Portugal)

Percurso circular, não sinalizado, com início e fim no Xertelo. Percorre a corga de Sobroso, formada pelo Corgo de Lamalonga e pelo Barroco de Trás da Pala, embora existam outras linhas de água que concorrem para o mesmo fim. Até à ponte, onde se forma a ribeira de Cabril, protegida pelas Lajes dos Infernos, aproveitamos o trilho da levada do Xertelo. A partir daqui, o percurso vai aumentando de dificuldade, até chegar à cabeceira do Corgo de Lamalonga, em frente à Sesta do mesmo nome. Os mariolas vão rareando, e a quantidade de musgo que albergam, indicam um carreiro pouco utilizado, com piso difícil e uma subida acentuada para chegar ao curral da Sexta da Lamalonga. Regressamos por Ruaz e Lajes dos Bois.

Cartograsfia - folhas 31 (Outeiro - Montalegre ) e 42 ( Ruivães - Vieira do Minho ).
Fontes - os únicos sítios onde podemos abastecer os cantis é no curral de Ruaz e na fonte do Lobreiro.

PictographLake Altitude 2,726 ft

perto da cabeceira da Corga de Lamalonga

fonte

poldras no ribeiro do Penedo

retenção da água do ribeiro e transporte para o Xertelo

• Photo of Perdidos nos trilhos
    Perdidos nos trilhos Aug 29, 2021

Fácil de seguir o track, difícil de fazer o percurso pois é caminho de pé posto. Não é um percurso para todos. Devido às condições de terreno, mato, pedras pela cintura.
    Nós adoramos, pois gostamos deste tipo de trilhos.

• Photo of TRUKA
    TRUKA Aug 29, 2021

Sem dúvida. Não é um percurso para todos. A parte final é bem durinha e exige muito cuidado. Muito lenta a progressão - A corga levou 3 horas a fazer. A alternativa não pode ser por onde fomos. Ainda bem que gostou. Boas caminhadas.