Trilho do Vale do Torno e Serra do Castiçal

Photo ofTrilho do Vale do Torno e Serra do Castiçal Photo ofTrilho do Vale do Torno e Serra do Castiçal Photo ofTrilho do Vale do Torno e Serra do Castiçal

3 hours one minute
March 26, 2022
March 2022

near Aguiar de Sousa, Porto (Portugal)

Trilho do Vale do Torno e Serra do Castiçal

Descrevemos aqui o trilho do Vale do Torno e Serra do Castiçal, situado no Parque das serras do Porto
Trata-se de um trilho circular com início e fim na Povoação de Aguiar de Sousa.
O trilho desenvolve-se pela Serra do Castiçal e por uma porção da Serra de Pias e contorna o Vale da Ribeira do Torno. O conjunto proporciona uma bonita paisagem com um vale amplo e verde. Pena é estar todo revestido por eucaliptos.
O trilho percorre, na maior parte, caminhos e estradões florestais e não apresenta qualquer dificuldade técnica.
O percurso atravessa, na sua maior parte, zonas arborizadas, o que que fornece alguma sombra com exceção da altura em que o sol está mais vertical. Infelizmente, as espécies arbóreas praticamente se resumem ao eucalipto. Na cumeada da Serra do Castiçal a densidade arborizada é menor, existindo menos sombra disponível. Durante o percurso não observamos fontes de água confiáveis para consumo.
Grande parte do trilho é coincidente com o PR 10 PRD (trilho do vale do Aguiar) que tem início e final na Sra. do Salto, estando na sua maioria bem marcado e sinalizado. Durante o percurso cruzamos com muitos outros trilhos, nomeadamente o PR5 GDM-PRD trilho do Castiçal, PR5 VLG Trilho de pias, PR 4 PRD Trilho das aldeias
Não vimos, no entanto nenhum painel alusivo ao Trilho Vale do Torno.
Devido ao inúmeros caminhos e cruzamentos, é aconselhável o uso de GPS.

Deixamos o carro estacionado no Largo D. Sebastião, descemos pela rua das Flores, local onde observamos a primeira sinaletica. Pouco depois passavamos pela Rua do Travisqueiro.
Continuamos a descer até Atravessar a Ribeira do Torno, iniciando então uma subida de inclinação moderada até à Serra do Castiçal.
Ao chegar à cumeada interceptamos o PR5, que nos acompanhou durante cerca 2 Km.
Passamos do lado esquerdo do Ponto mais alto da Serra (324 mts altitude) e continuamos pela cumeada até ao Mirante alto do Castiçal (312 mts de altitude) que infelizmente está assinalado com uma torre de alta tensão
A partir daí foi a descer até atravessar a EN que liga Aguiar de Sousa a S. Pedro da Cova e que marca a confluência dos 3 concelhos, Valongo, Gondomar e Paredes. À nossa frente observamos o alto da Peneca, ponto mais alto da Serra de Pias, com 385 metros de altitude e contornamo-lo pela esquerda. Na passagem pela serra de Pias ainda ganhamos 100 metros de desnível positivo e então foi sempre a descer por caminhos florestais até chegar ao nosso ponto de partida.

Boas caminhadas

Início trilho

Largo de São Sebastião

Viramos à direita

Caminho florestal a direita

Viramos à direita pela variante do trilho Vale do torno

Ribeira do Torno

Viramos à esquerda

Desvio à direita

PictographSummit Altitude 994 ft

Serra do castiçal

Vale do Torno

Pr10 vira à direita. Seguimos em frente em direção ao ponto mais alto da serra do Castiçal ( mirante Alto do Castiçal)

Mirante alto do castiçal

Cruzamento com estrada nacional

Fronteira entre os municípios de Valongo Gondomar e paredes

Photo ofSerra do castiçal à direita e Vale do torno em frente Photo ofSerra do castiçal à direita e Vale do torno em frente Photo ofSerra do castiçal à direita e Vale do torno em frente

Serra do castiçal à direita e Vale do torno em frente

Serra de Pias à esquerda

Vira à direita

Serra do castiçal em frente