Photo ofTrilho - Do Santuário da Senhora das Neves ao Poulo da Matança ( Serra do Soajo ). Photo ofTrilho - Do Santuário da Senhora das Neves ao Poulo da Matança ( Serra do Soajo ). Photo ofTrilho - Do Santuário da Senhora das Neves ao Poulo da Matança ( Serra do Soajo ).

October 3, 2023
September 2023

near Senhora da Peneda, Viana do Castelo (Portugal)

Percurso com início e fim no parque do Santuário Mariano da Senhora das Neves ( Senhora da Peneda ), passando pela Quelha Escura, Felgueira Ruiva, subida ao topo da Água Santa e regresso ao ponto de partida através da antiga branda pastoril da Matança ou Veiga da Matança ( na carta militar Chã da Matança ), terminando a caminhada na companhia do rio de Tieiras .
A subida ao topo do cabeço da Matança é difícil devido à dispersão das rochas pelo que não atingimos a sua plastaforma superior. Ficamos bem perto. A casa dos pastores do Soajo é em blocos de granito e teve a comparticipação dos soajeiros emigrados ou não. A antiga branda da Felgueira Ruiva, foi substituída pela da Matança com muito melhores condições, aquando da florestação da serra pelos Serviços Florestais. O regresso do gado e pastores era feito depois da Romaria da Senhora da Peneda. Depois de passarmos a branda da Matança, há um carreiro sob o carvalhal que nos leva à estrada asfaltada para Lamas de Mouro , mas não descemos por aí, pois teríamos de retroceder.

Cartografia - Folha 9 do IGE ( Gavieira ) - Escala 1/25.000

Cabeço de Água Santa - VG

PictographTree Altitude 3,593 ft

árvore de folha caduca - regresso a Felgueira Ruiva

Caminho para a branda pastoril da Matança

Linha de água

Poulo ( paul )da Matança

Área de pastagem - branda de gado ( designada na carta militar por Chão da Matança )

PictographRuins Altitude 3,530 ft

Abrigo Pastoril

Casa dos pastores do Soajo.

PictographTree Altitude 3,136 ft

bosque carvalhos

Cruzamento junto à vacaria com o trilho no interior do carvalhal.

PictographBridge Altitude 2,841 ft

ponte sobre o Ribeiro de Tieiras.