Trilho do rio Ferreira: Rota circular aldeia de Couce

Photo ofTrilho do rio Ferreira: Rota circular aldeia de Couce Photo ofTrilho do rio Ferreira: Rota circular aldeia de Couce Photo ofTrilho do rio Ferreira: Rota circular aldeia de Couce

June 7, 2020
June 2020

near São Pedro da Cova, Porto (Portugal)

Trilho ao longo das margens do rio Ferreira, de rota circular, com início e final na aldeia de Couce, percorrido em Junho de 2020.

Por lapso, o inicio do trilho encontra-se assinalado a alguns metros da aldeia, mas que é facilmente acessível, atravessando a ponte para a margem esquerda do rio Ferreira.

O trilho foi percorrendo subindo então a margem esquerda, passando pela zona escarpada das Fragas do Castelo e atravessando o rio através de uma ponte pedonal e fazendo o regresso pela margem direita.

O trilho encontrava-se sempre indicado com sinalética mantida pelo Centro de Trail de Valongo (Trilho 1 - verde), no entanto, é necessário estar atento em alguns pontos onde o trilho não é tão claro.

Algumas zonas do trilho apresentam uma dificuldade técnica moderada, com troços estreitos e pedregosos, junto de zonas escarpadas, sendo necessário em alguns casos vencer alguns maciços rochosos de média dimensão. Existem também alguns declives consideráveis a vencer, especialmente na zona norte do trilho. No entanto, grande parte do percurso é feito em caminhos bastante acessíveis a todos.

As paisagens montanhosas e as vistas do rio Ferreira compensam certamente o esforço, principalmente na área escarpada das Fragas do Castelo. As construções de antigos moinhos ao longo do percurso, bem como a aldeia de Couce, são igualmente atractivos deste percurso. Infelizmente o rio continua poluído como sempre.

Este trilho foi percorrido tendo como base este: