Trilho do Rio Ferreira

July 21, 2019
July 2019

•   3.7 1 review

near Campo, Porto (Portugal)

Percurso muito bonito, de dificuldade moderada, com um início um pouco técnico, com subidas e descidas a necessitar sempre de certos cuidados. Tem um miradouro fabuloso, muitos moinhos (que deveriam ser reabilitados tal como em Jancido), duas pontes suspensas e o Rio Ferreira sempre a acompanhar-nos como podem ver nas fotos! Pena continuar tão poluído!

• Photo of João Doutel
    João Doutel Jun 8, 2020

Segui parte do percurso, com início na aldeia de Couce, seguindo pela margem nascente do rio Ferreira e regresso pela margem poente.

Não percorri o troço a sul da aldeia de Couce, não só por falta de tempo, mas porque a ponte de travessia do rio no ponto mais a sul me pareceu bastante precária, construída com paletes. No entanto, tanto a ponte na aldeia de Couce, como a ponte pedonal a Norte, estão em bom estado.

O trilho encontrava-se sempre indicado com sinalética mantida pelo Centro de Trail de Valongo, porém, o percurso GPS auxiliou em alguns pontos mais duvidosos e ajudou a manter-nos sempre no trilho certo.

O percurso é de facto exigente nalgumas zonas mais estreitas, inclinadas e escarpadas, mas vale bem a pena pelas suas paisagens!

O rio, infelizmente, continua muito poluído! :(