Activity

TRILHO DO PÉ DE CABRIL, ALTO DA VARZIELA, ALTO DA BEMPOSTA E MATA DE ALBERGARIA

Download

Trail photos

Photo ofTRILHO DO PÉ DE CABRIL, ALTO DA VARZIELA, ALTO DA BEMPOSTA E MATA DE ALBERGARIA Photo ofTRILHO DO PÉ DE CABRIL, ALTO DA VARZIELA, ALTO DA BEMPOSTA E MATA DE ALBERGARIA Photo ofTRILHO DO PÉ DE CABRIL, ALTO DA VARZIELA, ALTO DA BEMPOSTA E MATA DE ALBERGARIA

Author

Trail stats

Distance
7.36 mi
Elevation gain
1,978 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
1,978 ft
Max elevation
3,833 ft
TrailRank 
86 5
Min elevation
2,119 ft
Trail type
Loop
Time
5 hours 27 minutes
Coordinates
4748
Uploaded
November 23, 2021
Recorded
November 2021
  • Rating

  •   5 2 Reviews

near Vilarinho das Furnas, Braga (Portugal)

Viewed 2133 times, downloaded 110 times

Trail photos

Photo ofTRILHO DO PÉ DE CABRIL, ALTO DA VARZIELA, ALTO DA BEMPOSTA E MATA DE ALBERGARIA Photo ofTRILHO DO PÉ DE CABRIL, ALTO DA VARZIELA, ALTO DA BEMPOSTA E MATA DE ALBERGARIA Photo ofTRILHO DO PÉ DE CABRIL, ALTO DA VARZIELA, ALTO DA BEMPOSTA E MATA DE ALBERGARIA

Itinerary description

VÊ AS NOSSAS FOTOS PARA INSPIRAR A TUA PRÓXIMA AVENTURA
Never Stop Exploring
Caminhantes, trails to inspire your next adventure





TRILHO DO PÉ DE CABRIL, ALTO DA VARZIELA, ALTO DA BEMPOSTA E MATA DE ALBERGARIA

Trilho circular, não sinalizado, com alguns troços mariolados, mas que podem levar para diferentes itinerários, pelo que o uso de GPS é aconselhado. Tem inicio/fim na Portela de Leonte, junto à antiga casa do Guarda Florestal e leva-nos à Mata de Albergaria, passando pelo Pé de Cabril, Alto da Varziela e Alto da Bemposta. É o resultado da junção de velhos trilhos que resultou num conjunto muito bonito e diversificado, com condições para ser feito, exclusivamente, a pé. É um percurso com um grau de dificuldade médio a elevado, sendo recomendado para pessoas com alguma preparação física e experiência. Não é garantida a oportunidade de abastecimento de água ao longo do percurso (não tem bicas de água durante todo o ano).

O Pé de Cabril é uma das mais visíveis e uma das mais facilmente reconhecíveis elevações para quem observe ao longe a serra do Gerês. Este pico atinge uma altitude máxima de 1236 metros e possui uma proeminência de 373 metros o que faz desta montanha a 12ª mais alta da serra do Gerês (50ª mais alta de Portugal continental) e a 3ª mais proeminente desta serra (27ª mais proeminente de Portugal continental). O topo é formado por grandes blocos graníticos que formam uma crista orientada no sentido Norte/Sul. É necessário escalar para atingir o pico, sendo que a escalada é mais fácil pela vertente oeste do cume.


Pé de Cabril

A Mata de Albergaria é um dos mais importantes bosques do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), constituída predominantemente por um carvalhal secular que inclui espécies características da fauna e da flora geresianas. Guarda também um troço da Via Romana - Geira - com as ruínas das suas pontes e um significativo conjunto de marcos miliários. Não há uma altura ideal para visitar a Albergaria. A mata metamorfoseia-se com as estações do ano e cada estação tem o seu encanto e traz com ela a sua magia. A grande riqueza do património natural e cultural, da fauna e flora existente neste biótipo conferiu-lhe em 1888 o estatuto de Mata Nacional do Gerês. Mais tarde, com a criação do Parque Nacional Peneda-Gerês em 1971, este ex-líbris do Norte do país foi incluído nas Reservas Biogenéticas do Continente Europeu e integrado na nova área protegida com o estatuto de área proteção total.


Mata de Albergaria

Enquanto caminhante, esta mata tem para mim grande encanto. Oferece os mistérios da arqueologia associados às maravilhas da natureza e deverá ser visitada com a responsabilidade que a sua história acarreta.

A Portaria n.º 31/2007, de 8 de janeiro, determina as regras de circulação e o pagamento da taxa de acesso à Reserva Biogenética da Mata de Albergaria, no PNPG. O trilho está localizado em Área de Proteção Parcial de Tipo I, segundo as regras do PNPG, não é permitido a grupos superiores a 10 pessoas a realização deste percurso sem autorização prévia.


DESCRIÇÃO DO TRILHO

Saímos da Portela de Leonte, onde estacionamos o carro, junto à Casa de Leonte, e seguimos 100 metros pela estrada que desce à Vila do Gerês para intersetar, à nossa direita, um antigo caminho que sobe a encosta em direção ao Prado Amarelo. São aproximadamente 1,5kms de caminho de pé-posto, em alguns momentos pouco percetível, resultado da forte vegetação que vai fechando o trilho, por vezes mariolado, e que se faz sem grandes dificuldades.

Intersetamos o percurso do Pé de Cabril no waypont Formas Graniticas que seguimos em direção a Norte, por caminho mariolado, até ao Pé de Cabril. Chegados ao Pé de Cabril, devido ao vento forte que se fazia sentir, nem fizemos tentativa de ascensão ao cume (1236m). Este cume é um dos mais visíveis e um dos mais facilmente reconhecíveis para quem observe ao longe a serra do Gerês. Está separado da sua montanha pai (o Borrageiro) pela Portela de Leonte. É necessário escalar para atingir o pico, sendo que a escalada é mais fácil pela vertente oeste do cume. Desde o topo desta montanha pode ver-se a parte ocidental da serra do Gerês incluindo picos como o Pé de Medela, o Borrageiro, o Tonel, o Piorneiro, o Alto de Modorno, e a Chã da Presa. Também visível e muito próxima está a serra Amarela que se avista do outro lado da albufeira de Vilarinho das Furnas e onde podemos facilmente identificar a Cruz de Touro e a Louriça. A sul pode observar-se a parte oeste da serra da Cabreira. Ao longe são visíveis as serras da Cabreira, de Fafe Basto e da Peneda.


Panorâmicas da Albufeira de Vilarinho das Furnas

Continuando o trilho, bem definido e mariolado, seguimos em direção ao Alto do Cancelo, as vistas que se usufruem aqui sobre a Barragem de Vilarinho das Furnas, com a Louriça e a Serra Amarela como pano de fundo, em múltiplos miradouros, são simplesmente deslumbrantes. No Cancelo, rodamos um pouco à esquerda para descer à Cabana do Mourinho, onde fizemos a pausa para o reforço da manhã.

Mantendo a direção Norte, em direção ao próximo objetivo – Alto da Varziela e Alto da Bemposta, seguimos o trilho, mas ainda com um desvio para visitar um Ponto Alto - Miradouro Natural, onde temos uma das mais bonitas vistas da Albufeira de Vilarinho das Furnas e das suas serras envolventes. Infelizmente, o vento forte do dia, impediu-nos de usufruir em pleno de toda esta magnifica envolvência, pelo que rapidamente regressamos ao trilho. Pouco depois estávamos a fazer outro desvio, agora para subir ao Alto da Varziela e Alto da Bemposta.


Alto da Varziela e Alto da Bemposta

Na subida, o trilho passa por uma série de lajes, com inclinações superiores a 50%, algumas molhadas o que requer algum cuidado. Chegados ao Alto da Varziela, seguimos para o Alto da Bemposta, com vistas fabulosas sobre o Cantarelo, Pé de Medela, Albas, Borrageiro e Encosta do Sol.

De regresso ao trilho, que se encontra muito bem marcado pelas mariolas, seguimos em direção à Cabana da Varziela. Agora começamos a descer, passamos o Muro da Varziela, em direção ao estradão da Via Nova Romana, em plena Mata de Albergaria. De alguma maneira, a Mata da Albergaria testemunha a sinuosa história da conservação da natureza em Portugal. Este foi o último reduto do urso-pardo no país, antes de recuar definitivamente para lá da fronteira e acantonar-se nas Astúrias distantes, onde a paisagem inclemente lhe ofereceu um último refúgio. Em tempos, porém, o grande carnívoro povoou estas matas.

Em silêncio total, embrenhamo-nos num dos carvalhais mais antigos, bonitos e bem preservados de Portugal, pisa-se com respeito cada pedaço de pedra que ainda resiste dos tempos imemoriais. As cores e sons da paisagem divergem radicalmente consoante as estações do ano, hoje temos as magnificas cores de outono, onde se destacam os amarelos, vermelhos e castanhos. Intersetamos o estradão da Geira Romana na Ponte Rio Maceira. Esta rede viária era importante para o Império Romano. Dos 318 quilómetros que constituíam a Geira Romana ou Via Nova, assim chamada tardiamente, já no século XVIII. O único troço totalmente preservado encontra-se aqui, na Mata Nacional da Albergaria - com ruínas das suas pontes e um significativo conjunto de marcos miliários. Foi, neste cenário idílico da Mata de Albergaria, nas margens do Rio Maceira, que fizemos a pausa de almoço desta jornada.


Rio Maceira

Já de estômago aconchegado retomamos o percurso, passamos pela Casa da Albergaria, Ribeiro de Cagademos e seguimos pela Estrada da Mata de Albergaria até à ponte sobre o Rio Maceira, aqui abandonamos a estrada por um caminho de pé-posto à nossa direita. Atravessamos a Linha de Água e seguimos ao longo dessa linha de água até intersetar um amplo caminho florestal. Seguimos o caminho florestal para, numa curva à direita, o abandonar, à nossa esquerda, por um caminho de pé-posto que segue por entre um denso Bosque de Cedros até ao Prado São João do Campo, muito próximo da Portela de Leonte. Pouco depois estávamos junto ao carro, no estacionamento da Casa de Leonte - Antiga Casa do Guarda Florestal, onde terminamos esta magnifica incursão pelo Parque Nacional do Gerês.


FICHA TÉCNICA
Realização: 22 novembro de 2021
Percurso: Portela de Leonte - Pé de Cabril - Alto do Cancelo - Cabana do Mourinho - Alto da Varziela - Alto da Bemposta - Cabana da Varziela - Casa da Albergaria - Estrada da Mata de Albergaria - Prado São João do Campo - Portela de Leonte
Distancia: 11,9 km
Duração: 5h28min
Tempo em movimento: 3h31min
Tempo parado: 1h57min
Movimento médio: 3,37km/h
Acumulado positivo: 778m
Acumulado negativo: 778m







Se gosta das nossas trilhas adiciona a tua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 2,890 ft
Photo ofCASA DE LEONTE Photo ofCASA DE LEONTE Photo ofCASA DE LEONTE

CASA DE LEONTE

PictographWaypoint Altitude 3,455 ft
Photo ofFORMAS GRANÍTICAS Photo ofFORMAS GRANÍTICAS Photo ofFORMAS GRANÍTICAS

FORMAS GRANÍTICAS

PictographWaypoint Altitude 3,732 ft
Photo ofVISTA PÉ DE CABRIL Photo ofVISTA PÉ DE CABRIL

VISTA PÉ DE CABRIL

PictographWaypoint Altitude 3,779 ft
Photo ofDESVIO PÉ DE CABRIL Photo ofDESVIO PÉ DE CABRIL Photo ofDESVIO PÉ DE CABRIL

DESVIO PÉ DE CABRIL

PictographWaypoint Altitude 3,416 ft
Photo ofVISTA ALBUFEIRA VILARINHO DAS FURNAS Photo ofVISTA ALBUFEIRA VILARINHO DAS FURNAS Photo ofVISTA ALBUFEIRA VILARINHO DAS FURNAS

VISTA ALBUFEIRA VILARINHO DAS FURNAS

PictographWaypoint Altitude 3,448 ft
Photo ofCABANA DO MOURINHO Photo ofCABANA DO MOURINHO Photo ofCABANA DO MOURINHO

CABANA DO MOURINHO

PictographWaypoint Altitude 3,519 ft
Photo ofPONTO ALTO - MIRADOURO NATURAL Photo ofPONTO ALTO - MIRADOURO NATURAL Photo ofPONTO ALTO - MIRADOURO NATURAL

PONTO ALTO - MIRADOURO NATURAL

PictographWaypoint Altitude 3,510 ft
Photo ofALTO DA VARZIELA Photo ofALTO DA VARZIELA Photo ofALTO DA VARZIELA

ALTO DA VARZIELA

PictographWaypoint Altitude 3,507 ft
Photo ofALTO DA BEMPOSTA Photo ofALTO DA BEMPOSTA Photo ofALTO DA BEMPOSTA

ALTO DA BEMPOSTA

PictographWaypoint Altitude 3,128 ft
Photo ofCABANA DA VARZIELA Photo ofCABANA DA VARZIELA Photo ofCABANA DA VARZIELA

CABANA DA VARZIELA

PictographWaypoint Altitude 2,785 ft
Photo ofMATA DE ALBERGARIA Photo ofMATA DE ALBERGARIA Photo ofMATA DE ALBERGARIA

MATA DE ALBERGARIA

PictographWaypoint Altitude 2,129 ft
Photo ofPONTE RIO MACEIRA Photo ofPONTE RIO MACEIRA Photo ofPONTE RIO MACEIRA

PONTE RIO MACEIRA

PictographWaypoint Altitude 2,159 ft
Photo ofCASA DA ALBERGARIA Photo ofCASA DA ALBERGARIA Photo ofCASA DA ALBERGARIA

CASA DA ALBERGARIA

PictographWaypoint Altitude 2,325 ft
Photo ofRIBEIRO DE CAGADEMOS Photo ofRIBEIRO DE CAGADEMOS Photo ofRIBEIRO DE CAGADEMOS

RIBEIRO DE CAGADEMOS

PictographWaypoint Altitude 2,448 ft
Photo ofESTRADA MATA DE ALBERGARIA Photo ofESTRADA MATA DE ALBERGARIA Photo ofESTRADA MATA DE ALBERGARIA

ESTRADA MATA DE ALBERGARIA

PictographWaypoint Altitude 2,639 ft
Photo ofRIO MACEIRA Photo ofRIO MACEIRA Photo ofRIO MACEIRA

RIO MACEIRA

PictographWaypoint Altitude 2,632 ft
Photo ofLINHA DE ÁGUA Photo ofLINHA DE ÁGUA Photo ofLINHA DE ÁGUA

LINHA DE ÁGUA

PictographWaypoint Altitude 2,767 ft
Photo ofBOSQUE DE CEDROS

BOSQUE DE CEDROS

PictographWaypoint Altitude 2,786 ft
Photo ofPRADO SÃO JOÃO DO CAMPO Photo ofPRADO SÃO JOÃO DO CAMPO Photo ofPRADO SÃO JOÃO DO CAMPO

PRADO SÃO JOÃO DO CAMPO

Comments  (7)

  • Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Nov 25, 2021

    I have followed this trail  View more

    Trilho muito bonito. E com as cores outonais, estava perfeito. Só o vento incomodou um pouco...
    Obrigado pela companhia!! Abraço

  • Photo of Caminhantes
    Caminhantes Nov 25, 2021

    Olá João!
    Retribuo o agradecimento pela companhia Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Grande abraço.

  • Photo of M. MOREIRA AZEVEDO
    M. MOREIRA AZEVEDO Nov 26, 2021

    Mais uma bela aventura pelo fantástico Gerês. Obrigado pela partilha destes belos e duros trilhos.

  • Photo of Caminhantes
    Caminhantes Nov 27, 2021

    Olá Moreira!
    É um bonito trilho para esta altura do ano, onde as cores de outono embelezam ainda mais Mata de Albergaria.
    Grande abraço.

  • Alberto Fontes Nov 28, 2021

    Caros Caminhantes , sou um fiel seguidor das vossas aventuras pedonais , uma atividade que pratico à cinquenta anos e felizmente continuo a fazer . A descrição das vossas caminhadas , são uma fonte de inspiração para principiantes , e uma delicia para quem pratica assiduamente estas atividades. Tive mais sorte na ida ao Pé de Cabril dia 15 de Setembro 2021 a ascensão foi feita a partir da casa de Leonte e regresso ao mesmo local . Tenho plena consciência das minhas capacidades atuais , fui mas a minha Guerreira Minhota que sempre me tem acompanhado neste estilo de vida. Já pisei trilhos que Vocês também já pisaram Picos da Europa Pirenéus Etc .
    A partilha das vossas caminhadas , são motivantes para que os mais jovens se aventurem a seguir os vossos passos só por isso estão de Parabéns. Sou Natural da Serra da Estrela ,e este bichinho das caminhadas começou muito cedo. Um Bem Aja, por todas as vossas partilhas, Felicidades. Alberto Fontes.

  • Photo of Caminhantes
    Caminhantes Nov 28, 2021

    Olá Alberto Fontes!
    Agradeço as palavras de parabenização.
    Fico feliz por saber que as nossas trilhas são inspiradoras para outras aventuras na natureza. O prazer também está na partilha.
    Saudações.

  • Photo of PicosAlpinos
    PicosAlpinos Nov 29, 2021

    I have followed this trail  View more

    Um magnifico trilho pelo nosso querido Gerês e sem dúvida que a Mata de Albergaria tem mais encanto nesta altura do ano! Uma vez mais, uma excelente descrição do trilho, parabéns!

You can or this trail