Activity

Trilho do Pão e da Fé/ Soajo

Download

Trail photos

Photo ofTrilho do Pão e da Fé/ Soajo Photo ofTrilho do Pão e da Fé/ Soajo Photo ofTrilho do Pão e da Fé/ Soajo

Author

Trail stats

Distance
3.11 mi
Elevation gain
554 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
554 ft
Max elevation
1,512 ft
TrailRank 
31
Min elevation
958 ft
Trail type
Loop
Moving time
one hour 15 minutes
Time
one hour 36 minutes
Coordinates
879
Uploaded
December 30, 2023
Recorded
December 2023
Share

near Soajo, Viana do Castelo (Portugal)

Viewed 65 times, downloaded 3 times

Trail photos

Photo ofTrilho do Pão e da Fé/ Soajo Photo ofTrilho do Pão e da Fé/ Soajo Photo ofTrilho do Pão e da Fé/ Soajo

Itinerary description

Trilho do Pão e da Fé/ Soajo
Começa e acaba junto à casa do Povo levando.nos pela rota dos antigos moinhos
Com início em Soajo vamos entrar na calçada de Pena Curveira e caminhar sobre ela, uma calçada ainda bastante cuidada e muito usada pelas gentes de Soajo. Ao longo da calçada podemos observar à nossa volta zonas de cultivo nomeadamente milho (e vinho) e criação de gado.

Mais á frente avistamos o moinho da cruz acompanhado por uma levada estando ainda com uma boa conservação. A levada era usada para o regadio dos campos de cultivo e com o moinho no seu caminho usando a força da água que descia pela levada transformava o grão em farinha.

Continuando pelo caminho chegamos a um cruzamento onde seguiria o percurso curto para o lado direito e o percurso longo para a esquerda, a opção foi ir pela esquerda e é neste ponto que podemos observar a branda do Murço com os seus socalcos, mais um ponto de interesse neste percurso.

O trilho continua por uma calçada mas mais robusta e menos cuidada até chegar ao ponto mais alto do percurso onde estava duas vaquinhas escondidas.

Agora vamos começar a descer entre calçadas e caminhos de terra até chegar a Ínsuas, um lugar já não muito longe de Soajo e onde podemos ver lindos e bons exemplares de abrigos que outrora formaram brandas para pastorícia.

Já não falta muito para chegar ao nosso ponto de partida sempre em caminhos de pedra e terra vou com uma satisfação grande por ter conhecido o outro lado do Soajo em que não é só os Espigueiros o seu ponto mais alto desta terra, há muito mais para ver.

Curiosidades:
Ao longo de vários séculos, nestas calçadas, aqui percorreram muitos romeiros e muitas pessoas de fé (ainda percorrem) para locais de culto como o Senhor da Paz, a Senhora da Peneda, S. Bento do Canto e até a Santiago de Compostela. Dai uma parte do nome do percurso caminhos da fé.
O caminho do pão, pelo cultivo e moagem do grão que foi passada de geração em geração lutando pela sobrevivência das pessoas nesta terra.

Comments  (1)

You can or this trail