Trilho do Monte do Facho | Trail of the Facho Hill

Photo ofTrilho do Monte do Facho | Trail of the Facho Hill Photo ofTrilho do Monte do Facho | Trail of the Facho Hill Photo ofTrilho do Monte do Facho | Trail of the Facho Hill

January 30, 2014
January 2014

•   4.7 1 review

near Real, Braga (Portugal)

A etapa que percorre os territórios do Monte do Facho, com uma extensão de 13 quilómetros, de tipo difícil, e uma duração prevista de quatro horas. Tem como pontos de interesse a Capela de S. Lourenço, a Capela da Senhora do Facho, o Miradouro do Monte do Facho, a Citânia de Oliveira, o Balneário Castrejo de Galegos Santa Maria e a Casa da Torre de Alheira, bem como a fauna e a flora do Monte do Facho.
O percurso desenvolve-se num dos locais mais emblemáticos dos caminhos da fé do concelho e visita dois locais arqueológicos representativos da Idade do Ferro.

The trail runs through the territories of the Facho Hill in an extension of about 13 kilometers. Its main points of interest are the Chapel of St. Lawrence, the Chapel of "Senhora do Facho", the viewpoint of the Facho Hill, the Oliveira's Citadel, the Fort Bath of Galegos Santa Maria and the Alheira Tower's House, as well as the fauna and flora of the Facho Hill.
The trail covers one of the most emblematic locations of the faith paths of the county and visits two notable archaeological locations from the Iron Age.

Capela de S. Lourenço | Chapel of St. Lawrence

Quinta da Torre

• Photo of Cruzmpmarco
    Cruzmpmarco May 9, 2021

Fizemos ontem este trilho e adoramos.

Apenas temos duas observações que achamos pertinentes:

- já existem marcações novas e bem visíveis associado ao trilho com início oficial na capela de São Lourenço, mas gostamos mais desta versão para fazermos as subidas logo no início.

- o parte deste trilho que liga os campos de Alheira à Capela de São Lourenço não está marcado e necessita de GPS.

No geral adoramos realizar o percurso, principalmente pela vistas panorâmicas junto da senhora do facho e pela fauna e flora ao longo do percurso.