Trilho do Lobo, Cerdedo. Boticas

2090
April 3, 2023
April 2023

near Cerdedo, Vila Real (Portugal)

Trilho do Lobo, Cerdedo. Boticas
Uma aldeia abandonada há mais de 40 anos, no coração da Serra do Barroso e no sempre belo concelho de Boticas.
foi este o cenário da nossa caminhada organizada pela equipa do Boticas Parque pela mão da associação Celtiberus.
Um trilho de paisagens de cortar a respiração pelos caminhos dos pastores, do gado e do lobo
São história ancestrais, da vida destas comunidades, que têm em comum os pastores, a construção da paisagem, a fé dos homens e o lobo que por aqui luta pela sobrevivência.
A aldeia de Covelo do Monte, encravada no coração da serra, sem estradas de acesso é um lugar mítico que poucos conhecem, um dos segredos mais bem guardados das terras Barrosãs.
A caminhada desenrolou-se na única região Património Agrícola Mundial, de Portugal.

Fonte

Silha

Lameiro

Vista de Cerdedo

• Photo of *RUMOS*
    *RUMOS* May 2, 2023

Olá, "Perdidos nos trilhos".
    Achei interessante toda a história, que está por trás da constituição deste trilho. Estou a pensar em meter pés a caminho, na primeira oportunidade que surja. Pergunto, o trajecto que fizeram passa por terrenos privados? É trilho marcado?

• Photo of Perdidos nos trilhos
    Perdidos nos trilhos May 11, 2023

*RUMOS* Boa tarde.
    O trilho não é marcado, é necessário GPS. Estava marcado com fitas no dia da caminhada.
    Passa por um ou dois terrenos privados, mas sem muros.
    Ao passar nos terrenos não têm problemas com os habitantes eles autorizaram a caminhada organizada pelos Celtiberos. Essa autorização já é com o intuito de levar pessoas a conhecer estes territórios.
    Mas se for questionado, que não é!
    Basta dizer que está a seguir o trilho que o Nuno dos Celtiberos fez.
    Boa caminhada

• Photo of *RUMOS*
    *RUMOS* May 11, 2023

Já fiz a trilha com uma pequena alteração no final do percurso em Cerdedo antes da subida ao Covelo do Monte. Houve em face da alteração uma pequena invasão em terreno particular, pois só tínhamos duas alternativas, ou voltavamos para trás, ou percorriamos um pequeno trajeto de cerca de 60 metros por terrenos particulares. De resto não me apercebi de invadirmos áreas particulares, a não ser, e aí será possível pois tivemos de transpor uma cancela, já no regresso a Cerdedo.
    Agradeço a informação.
    O trilho é muito interessante, pelos panoramas, pela aldeia abandonada e pela bonita percurso entre os lameiros.
    Obrigado pela informação e pela partilha do trilho. Boas caminhadas.