Photo ofTrilho do Leonte + Maceira + Carris de Maceira + Peito de Albergaria.+ Leonte ABR.2017 Photo ofTrilho do Leonte + Maceira + Carris de Maceira + Peito de Albergaria.+ Leonte ABR.2017 Photo ofTrilho do Leonte + Maceira + Carris de Maceira + Peito de Albergaria.+ Leonte ABR.2017

April 2, 2017
April 2017

near Vilarinho das Furnas, Braga (Portugal)

É um trilho que vale pelas paisagens e muito mais. No seu seio estão dois currais, um deles a maior altitude, belíssimos locais que funcionam de miradouros naturais e ainda, muitas geoformas, para os que apreciam este aspeto. O Início tem lugar na casa da antiga guarda florestal do Leonte e segue a estrada asfaltada para a Portela do Homem. O ponto de viragem é junto ao rio Maceira, tomando o trilho que inicialmente nos leva pela sua margem esquerda. Atravessada a ponte em madeira, o trilho corre pela margem direita, até ao curral da Maceira. Quem esteve atento, observou a "pala da Maceira" na margem esquerda, neste troço. A partir deste curral, toma-se o trilho para Carris de Maceira, podendo-se até escolher, conforme a direcção pretendida, a determinada cota. Foi o que fizemos, seguindo um dos "caminhos de pé posto" até ao curral de Carris de Maceira, onde, a cota superior à cabana, está a "pala". Passamos ao largo do Pé de Medela, e continuamos para Norte, no sentido de observarmos o vale de encostas abruptas que se formam próximo das Albas. De miradouro em miradouro, lá fomos descendo até à zona que para nós era novidade - a descida pelo peitinho da serra - Peito de Albergaria. Tarefa difícil, pois o trilho tem muita vegetação e é necessário ir adivinhando o trilho, que por vezes esconde um ou outro velho mariola. Foi uma bela tarde de montanha !

Cartografia -Folhas 30 e 31 do IGE - escala 1 / 25.000

Pontos com interesse - locais de pastagem - currais da Maceira e Carris de Maceira.
Miradouros naturais - imensos locais que permitem observar os vales profundos e
toda a área envolvente.
Geoformas graníticas - imensas geoformas, com destaque para o Pé de Medela.

Ponto Importantes :
1 - Este trilho tem imensas lages graníticas que se podem tornar perigosas, se for
efetuado com condições climatéricas difíceis.
2 . Idem para os miradouros naturais - uma queda nestas zonas pode ser fatal. Usar
de bom senso para os aborda.
3 . A parte final do trilho, ou seja a descida pelo Peito de Albergaria é complicada em
termos de navegação. Recomendo não percorrer o trilho sozinho e evitar dias com
condições climatéricas difíceis.

Excelente.

• Photo of jcpazevedo
    jcpazevedo Apr 19, 2017

Excelente. Na descida do Peito da Albergaria a orientação é difícil.

• Èric Gili López Oct 7, 2023

⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️OJO A SENDERISTAS⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️
    La ruta ya no existe, estuvimos 10 horas para completarla, se nos hizo de noche (no planeabamos tardar el doble) y el último tramo es impracticable, inconscientemente hemos llegado a la carretera campo a través.

The rute does not exist anymore, it took as 10 hours to complete it, it went dark (we did not plan to do it dobbleing the time) and the last part was not practicable, inconsciously we got to the main road through the wild forest, with no path

• Photo of TRUKA
    TRUKA Oct 7, 2023

Se em 2 de Abril de 2017 foi difícil descer o " Peito de Albergaria " imagino o que será 6 anos depois. Daí a chamada de atenção na descrição do trilho. De qualquer forma 10 horas é tempo demasiado. Boas caminhadas.