Trilho do Galinheiro

December 30, 2018
December 2018

•   4.3 1 review

near Mixões de Cima, Braga (Portugal)

Trilho circular, com partida e chegada, junto à ermidinha de Santo António de Mixões da Serra, território onde a paisagem se estende desde as várzeas até à zona montanhosa, deste lugar da freguesia de Valdreu. Terras que continuam a manter antigas tradições, resistindo à voragem dos tempos que correm. Por aqui passava a " rota da sardinha salgada" trilhada por sardinheiros e contrabandistas. Muito ativa durante a primeira guerra mundial, mantendo-se até aos anos sessenta. Fugiam à fronteira da Madalena e passavam pela serra Amarela, menos vigiada. A emigração para França - " a salto " , também usou esta rota. Na ermida de Santo António de Mixões da Serra, continua a manter-se a tradição da benção do gado. A igreja, foi construída no local onde, existia uma capela da primeira década do século XVII. A caminhada teve de ser ajustada, à realização de uma batida ao javali, muito frequente por estes lados, nesta época do ano.
Partimos do lugar, passamos pela igreja e subimos ao miradouro, com excelentes vistas para as terras de Lima e Cávado, coroado pela imagem de Santo António. Descemos e continuamos até ao VG do Galinheiro, outro local privilegiado para observarmos o coto da Louriça e o Alto da Pedrada, no Outeiro Maior. Daqui fomos até aos penedos do Afonso, outro miradouro natural por excelência, com o alto da Derrilheira na nossa frente. Descemos ao que resta da casa florestal e começamos a preparar o regresso. Alguns caçadores, preparavam-se para ocupar as portas, pelo que foi dar à perna, até ao desvio para Posto Maior. Tomamos o caminho da Rochinha e regressamos a Mixões da Serra, observando ainda alguns exemplares de prados de Lima. Foi um percurso curto, ajustado às horas de luz disponíveis e ao tratamento a fazer nas termas de Lordelo.

Cartografia - Folha 29 do IGE ( Ponte da Barca ) - escala 1/25.000
Folha 30 do IGE ( Germil ) - escala 1/25.000

Distância real - cerca de 9 km.

- A não perder : a cerimónia da benção dos animais - única no país, e que tem a ver com o
pedido feito pelos pastores a Santo António, para proteção dos animais, devido à peste e aos lobos, que dizimavam os seus rebanhos. que dizimava os rebanhos. É levada a efeito no domingo anterior ao dia de Santo António. Agricultores e pastores sobem a serra, com os seus rebanhos para a tradicional benção

PictographReligious site Altitude 2,405 ft

casebre

• Photo of luis florencio
    luis florencio Apr 22, 2019

Bom trilho para fazer quando o tempo não é muito (3h a 4h de caminhada dependendo do ritmo) e queremos conhecer a zona.

Boa descrição do trilho e do contexto. Obrigado pela partilha!