TRILHO DO CARVALHAL DE GONTÃES E DO MINEIRO

Photo ofTRILHO DO CARVALHAL DE GONTÃES E DO MINEIRO Photo ofTRILHO DO CARVALHAL DE GONTÃES E DO MINEIRO Photo ofTRILHO DO CARVALHAL DE GONTÃES E DO MINEIRO

March 15, 2022
March 2022

near Quintã, Vila Real (Portugal)

VÊ AS NOSSAS FOTOS PARA INSPIRAR A TUA PRÓXIMA AVENTURA
Never Stop Exploring
Caminhantes, trails to inspire your next adventure

TRILHO DO CARVALHAL DE GONTÃES E DO MINEIRO

Nas margens do Rio Corgo, um dos afluentes do Douro, ergue-se, a cerca de 450 metros de altitude, a cidade de Vila Real, fundada numa região que revela indícios de ter sido habitada desde o paleolítico. Como povoação mais importante em Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real adquiriu um estatuto de capital de província e, no século XX, na década de 20, viu reconhecido o seu peso económico, demográfico e administrativo com a criação da Diocese e a elevação a cidade.

O concelho de Vila Real mantém características rurais e naturais bem marcadas. Dois tipos de paisagem dominam, a zona de maior altitude das Serras do Marão e do Alvão, separadas pela terra verdejante e fértil do Vale de Campeã, e, para sul, com a proximidade do Douro, os vinhedos das encostas em socalcos.

É no Vale de Campeã que se estende o atual trilho. Com a Serra do Marão no horizonte e inspirados pela sua beleza imponente e avassaladora, este trilho permite descobrir a beleza de bosques autóctones de carvalhos, pinheiros e castanheiros, mas também os encantos de vastos campos agrícolas, espigueiros e vistas arrebatadoras sobre as Serras do Marão, Alvão e Pena Suar. É um trilho para o encontro perfeito com a natureza, numa viagem às tradições rurais, por caminhos de outrora, pitorescas aldeias e magníficos campos agrícolas.

Lugar de Vilarinho

O percurso resulta da junção de dois trilhos disponíveis no Município de Vila Real / Centro de Ciência e Biodiversidade, Trilho do Carvalhal de Gontães e Trilho do Mineiro, que derivaram de outros trilhos com o mesmo nome que, entretanto, caíram em desuso no município. Começamos o nosso percurso pelo Trilho do Carvalhal de Gontães, em Quintã, e fizemos a junção ao Trilho do Mineiro pela EM564, na localidade de Vila Cova. Terminamos, retornando novamente o Trilho do Carvalhal de Gontães, perto da EM564, em Vila Cova, que nos levou de regresso ao ponto de partida, em Quintã.

O TRILHO DO CARVALHAL DE GONTÃES, com inicio em Quintã (Rua Principal), desenvolve-se em torno da aldeia de Gontães, percorrendo um mosaico diversificado de povoamentos florestais de castanheiros, carvalhos e pinheiros, introduzidas por sucessivas campanhas de florestação, associado ao curso de água que acompanha parte do mesmo.

A pequena aldeia de Gontães pertence à freguesia da Pena, Vila Real. Situada a cerca de 800 metros de altitude, possui um mosaico de povoamentos florestais diversificados onde sobressai pelo seu valor ecológico e paisagístico, uma mancha de antigo carvalhal, de assinalável extensão, o carvalhal de Gontães.

Carvalhal de Gontães

A base de subsistência da população chegou a ser a exploração mineira, atualmente tem por base o trabalho agrícola, bem evidente nos vales (o principal é o vale do rio Sordo) e lameiros (prados permanentes) onde a fertilidade dos solos é aproveitada, maioritariamente, para forragem para o gado.

Trilho relativamente acessível embora muito mal sinalizado, diria mesmo sem marcações por serem quase inexistentes, onde o uso de GPS é obrigatório para não nos perdermos na maioria das bifurcações do itinerário.

O TRILHO DO MINEIRO, com inicio em Vila Cova (Largo Madre Maria Clara), estende-se por um total de 12 quilómetros. Anteriormente existia já um "Trilho do Mineiro" na mesma zona, sendo que o atual aproveita parte do percurso do anterior.

O minério e a natureza assumem protagonismo neste itinerário de grande valor cultural que nos leva por típicas aldeias transmontanas. Um dos principais pontos de interesse deste percurso é a passagem pelas antigas minas de Vila Cova. No passado, a extração de quartzo teve grande impacto na paisagem destas localidades e a presença de cristas de quartzito é constante ao longo do relevo acidentado do circuito.

Panorama do Alto de Covelos

Entre as localidades de Vila Cova e Mascoselo, cruzamos caminhos rurais que nos levam por diferentes cenários naturais. O mato rasteiro marca o início do percurso, depois, encontramos uma densa mancha de coníferas e castanheiros, que nos dão a sensação de abrigo, até chegar a Mascoselo onde nos deparamos com imponentes arvores de azevinho, com quase dez metros de altura e também carvalhos.

A presença das casas tradicionais transmontanas, assim como, o património religioso edificado nas duas aldeias adiciona ainda mais valor a este percurso, com destaque para o Santuário de Nossa Senhora de La Salette. A capela foi construída pelo povo de Vila Cova. Este santuário, localiza-se num lugar montanhoso de onde se pode vislumbrar paisagens soberbas. A fachada é simples. Caracterizado por um portal de granito retangular, onde sobressai um pequeno frontão quebrado, acima do qual há uma janela românica gradeada, com um suporte que sustentaria, eventualmente, a imagem da padroeira. De um lado e de outro, um pequeno óculo, servindo estas aberturas para deixar entrar a luz natural. Em baixo, dos lados da porta, pequenas aberturas quadradas. A torre sineira é de três alturas, com um relógio solar no topo da primeira junto à cornija. O acesso à torre é feito por uma escada exterior. Termina em estrutura piramidal, com vértice recortado onde assenta cruz latina floretada.

Santuário de Nossa Senhora de La Salette

Também este trilho é relativamente acessível embora muito mal sinalizado, diria mesmo sem marcações por serem quase inexistentes, onde o uso de GPS é obrigatório para não nos perdermos na maioria das bifurcações do itinerário.

FICHA TÉCNICA
Realização: 5 de março de 2022
Percurso: Quintã - Vila Cova - Santuário Nossa Senhora de La Salette - Moscoselo - Vila Cova - Quintã
Distancia: 25,3kms
Duração: 7h57min
Tempo em movimento: 5h47min
Tempo parado: 2h10min
Movimento médio: 4,4km/h
Acumulado positivo: 1029m
Acumulado negativo: 1029m

Se gosta das nossas trilhas adiciona a tua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

INICIO/FIM (EM565-QUINTÃ)

PONTE RIO SORDO / PAINEL PR

CARVALHAL DE GONTÃES

LUGAR DA FOZ

CAMINHO EMPEDRADO

LUGAR DE VILARINHO

CAPELA DE Nª SRª DOS OUTEIROS

CASA GUARDA FLORESTAL (RUÍNAS)

SEGUIR À ESQUERDA

VILA COVA / PAINEL PR

ANTIGAS MINAS DE VILA COVA

SANTUÁRIO DE Nª SRª DE LA SALETTE

PANORAMA

MARCO GEODÉSICO DE COVELOS

PARQUE EÓLICO DO ALTO DO VELÃO

CASA GUARDA FLORESTAL (RUÍNAS)

MASCOSELO

CARVALHAL DE GONTÃES

• Photo of PicosAlpinos
    PicosAlpinos Mar 21, 2022

Um trilho exigente pela distância mas muito agradável de se percorrer sem pressas.
    Uma vez mais obrigado pela excelente descrição e partilha da trilha.

• Photo of Caminhantes
    Caminhantes Mar 21, 2022

Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. O prazer também está na partilha. Saudações.

• LNMir Apr 13, 2024

É uma boa malha mas muito bonita.
    No final nada melhor que refrescar as pernas no ribeiro de águas bem frescas.