Trilho do Carteiro por Cando.

September 13, 2013
September 2013

near Rio de Frades, Aveiro (Portugal)

Percurso em parte sinalizado com PR 6 Trilho do Carteiro, com inicio no largo da Aldeia de Rio de Frades. A partir daqui é subir cerca de 200 mts estrada de alcatrão em direção ás antigas minas de Volframio ou optar por visitar a Lagoa da Mina atravessando um tunel por baixo da montanha encontrando uma paisagem que mais parece tirada do cinema pois mal saímos do tunel a lagoa com suas cascatas encanta nossos olhos. Depois é subir montanha passando pelas galerias das antigas minas até Aldeia e escola primaria de Cabreiros seguindo trilho sinalizado PR 6 Trilho do Carteiro visitando Aldeia e Igreja de S Mamede, e se possivel falando com suas gentespois são uma simpatia contando-nos suas historias e as antigas dificuldades do que era ser habitante de uma aldeia e daí até Aldeia de Tebilhão é um pulo passando pelo interior da Aldeia apreciando sua beleza e dirigimo-nos até Capela de Stª Barbara de Tebilhão, visitamos moinho antigo, continuamos até Aldeia de Cando onde conversando com os seus habitantes nos falaram da proibição de usarem água das nascentes devido alto teor de aluminio e da dificuldade de se deslocarem até Tebilhão para acartar agua para beber e cozinhar e daí serra abaixo apreciando paisagens maravilhosas até encontrar cruzamento com PR 8 até Aldeia Rio de Frades passando pelo seu interior após muita foto lá chegamos ao fim do percurso onde mais uma vez fomos convidados para um cafezinho de saco ao que pagamos 70 centimos por cada um. Vale a intenção e a simpatia da senhora já com muita idade. É um trilho aconselhado a quem gosta do verde da Montanha, vale a pena ser feito.

Mais fotos em baixo em View more ou http://mountain-celitos.blogspot.pt ou Celitos da montanha

Cando

Aldeia de Cando

PictographReligious site Altitude 2,592 ft

Capela Stª Barbara de Tebilhão

altura 790 m

Cruzamento com PR 8

PictographMine Altitude 1,214 ft

Desvio á esquerda para a Mina

altura 370 m

• Photo of LR24FIT
    LR24FIT Jan 23, 2020

Olá!
    Grato pela partilha das dicas e das fotos deste trilho!
    Vou fazer este trilho no próximo fim de semana, mas gostaria de confirmar se o trilho tem marcação desde a aldeia de Cando até ao cruzamento com o PR8. E se é transitável, nesta altura do ano?