Trilho do Bosque dos Avós (mais longo) - Aboadela - Amarante

Photo ofTrilho do Bosque dos Avós (mais longo) - Aboadela - Amarante Photo ofTrilho do Bosque dos Avós (mais longo) - Aboadela - Amarante Photo ofTrilho do Bosque dos Avós (mais longo) - Aboadela - Amarante

4 hours
March 12, 2023
March 2023

near Aboadela, Porto (Portugal)

Trilho do Bosque das Avós - Aboadela - Amarante

Sigam a minha página instagram: @_gohike_

Situado na Serra do Marão a história do Bosque dos Avós nasce do amor do avô José Claudino Silva pela neta Catarina. José quis homenagear a neta plantando uma árvore com o seu nome, “mas queria plantar uma árvore que pertencesse ao país, não queria num terreno privado, queria numa serra, num baldio e foi o que aconteceu”.

Um trilho muito bonito com bastante subida e descida (parte dele pertencente ao trilho do Bosque dos Avós e outra parte não), com paisagens incríveis, tendo iniciado na levada do Bosque dos Avós (que é espetacular com todas as suas mensagens, o seu abrigo, baloiços, etc), indo ao pico da montanha (marco geodésico) e descendo em direcção ao parque de lazer da Lameira, que é lindíssimo e com muita "luxúria" verdejante.

A partir daí segui em direção ao posto de vigia florestal e da Capela de Nossa Senhora da Moreira que é muito bonita e está toda restaurada e com paisagens avassaladoras à sua volta.

No regresso passei ainda pelas ruinas das antigas minas de extração de estanho, sendo uma parte do trilho que desce bastante.

De salientar que este trilho tem desde vegetação densa a zonas áridas e descampadas.

É um trilho longo e difícil, mas vale muito a pena pois somos brindados com cenários espetaculares.