Trilho do azeite

June 30, 2020

near Campo Maior, Portalegre (Portugal)

Trilho em tributo ao nosso olival tradicional, onde podemos percorrer 9km por entre olivais centenários e novas culturas modernizadas e intensivas. Podemos ao longo do percurso ver as diferenças entre o passado e o presente e sentir a importância desta atividade localmente. O percurso passa junto ao antigo forte de São João, que é símbolo da resistência histórica do povo de Campo Maior nas invasões francesas e Guerra das Laranjas. Este percurso mostra-nos ainda a singular geometria dos olivais. Podemos descobrir as antigas sortes, pequenos terrenos de meio hectare que foram sorteadas pelos habitantes locais.
-O olival é muito importante para Campo Maior, pois muitas famílias trabalham nele,
-Os seus produtos são diversos e muito importantes para a alimentação mediterrânea,
-O azeite possui propriedades químicas especiais que o tornam ácido, gorduroso, e não miscível em água,
-É combustível e pode inflamar a temperaturas altas o que o torna perigoso na cozinha e mais quando misturado quente com água fria,
-O olival tradicional respeita a terra, não gasta recursos como a água e a produção é mais equilibrada permitindo encontrarmos oliveiras centenárias,
-O olival intensivo dura menos anos, a produção é mais rápida mas desgasta os solos, gasta muita água,
-Nas grandes produções intensivas são aplicados herbicidas como o glifosato que é um produto cancerígeno.
-Nos últimos anos o olival e a produção de azeite cresceu muito na nossa vila.

PictographMonument Altitude 895 ft

Antigo forte de São João

1ª paragem- Forte de São João- Atualmente encontramos as piscinas Municipais com desenho do Arquiteto Carrilho da Graça, as mesmas são consideradas património arquitetónico uma vez que retratam a antiga fortaleza ai existente. No período da guerra das Laranjas e as invasões francesas a vila resistiu astuta e heroicamente neste fortaleza, ficando totalmente destruída devido a este facto. Podemos ver nas imediações os impactos dos canhões de defesa nas colinas próximas

PictographTree Altitude 891 ft
Photo ofOlival super intensivo. Uma malha de metro entre árvores e 2 metros entre linhas. Photo ofOlival super intensivo. Uma malha de metro entre árvores e 2 metros entre linhas. Photo ofOlival super intensivo. Uma malha de metro entre árvores e 2 metros entre linhas.

2ª paragem- Olival moderno- A evolução do olival também chegou a Campo Maior e podemos nesta paragem estudar a geometria do olival e sua dinâmica agrícola. Com uma malha apertada a exploração do solo é levada ao limite. É utilizada água permanentemente adubada e com químicos para a controlo de pragas. Este é um exemplo pelo negativa onde podemos visualizar os impactos da actividade agrícola intensiva

PictographTree Altitude 842 ft
Photo ofOlival tradicional com malha quadriculada com oliveiras de 5 em 5 metros.Colheita manual sem rega Photo ofOlival tradicional com malha quadriculada com oliveiras de 5 em 5 metros.Colheita manual sem rega Photo ofOlival tradicional com malha quadriculada com oliveiras de 5 em 5 metros.Colheita manual sem rega

3ª paragem- Olival tradicional- Em contraste com a anterior paragem podemos observar a malha geométrica tradicional de 7x7 metros sem rega nem tratamento químico. Podemos ver oliveiras centenárias em terras calcárias e terras de argila.

Vista Panorâmica para o Olival, ZPE de Campo Maior e Espanha

4ª Paragem- Vista Panorâmica ZPE de Campo Maior- Com os nosso binóculos deste ponto podemos avista toda a ZPE de Campo Maior e descobrir as Abetardas (otis tarda) ou os Sisões (Tetrax tetrax) em bandos. Um local excelente para observar a planície cerealífera que se expande até à fronteira com Espanha

Vista Panorâmica sobre Campo Maior. Excelente Spot para observação da fortificação Abaluartada

5ª paragem- Vista geral da Vila de Campo Maior- Rodeados de alival nesta paragem podemos observar a vila branca e florida. Com a nossa fortificação e o convento de Santo António na esquerda e o casario branco da parte antiga à moderna. Termina o nosso olhar sobre a zona nova e zona industrial da vila. É um passeio evolutivo do crescimento de Campo Maior que daqui se percebe perfeitamente.