TRILHO DO ALTO DA FEITEIRA

November 2, 2020
October 2020

near Olo, Porto (Portugal)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

TRILHO DO ALTO DA FEITEIRA

Era nosso objetivo realizar um percurso com inicio e fim no lugar de Canadelo (Amarante) passando por alguns soutos jovens ou castanheiros milenares à procura da iguaria da época, a castanha. Tal não foi possível devido à estrada EM573, em Olo, estar condicionada ao trânsito para provas do Rali Terras D`Aboboreira. O trilho realizado resulta do condicionamento de acesso à aldeia de Canadelo e foi idealizado no local, sendo por isso considerado um trilho de "improviso" e deve ser realizado com recurso a gps por não existir qualquer sinalização.

Estacionamos no “Caminho do Campo de Jogos”, lugar de Canelha, e seguimos o estradão de terra até ao dito campo de jogos. Já se ouviam os motores ruidosos dos carros do rali a passarem na estrada mais abaixo. Continuamos pelo estradão à nossa direita em direção à Capela de São Bento, mantendo sempre contacto visual com os bólides do rali que passavam espaçadamente.

Na Capela de São Bento, fizemos uma breve pausa para apreciar a deslumbrante paisagem sobre o Vale de Aboadela e as encostas agrestes da Serra do Marão. Agora, seguimos a direção Este, pelo amplo caminho que se abre à nossa frente, rodeados por uma vegetação autóctone onde predomina a carqueja, o tojo e a urze. Daqui dá para ver o que temos de subir até chegarmos à cumeada da serra que nos levará ao Alto da Feiteira. Lá fomos, sempre a subir com as magnificas vistas, de um lado, o Monte Farinha, numa sucessiva ondulação de relevos, do outro, as Serras do Marão. Já no cimo, seguimos pelo cume da colina até ao topo da montanha, aos 859 metros de altitude, onde se situa o Alto da Feiteira.

O Alto da Feiteira é um dos lugares privilegiados com vista de 360º sobre todas as serras envolventes de Bastos, Alvão e Marão, e mais próximo, ao fundo, a aldeia de Covelo do Monte. Mais uma pausa para recuperar as forças e retemperar o espírito para o resto do trilho enquanto se disfruta das magnificas serras que nos rodeiam.

Depois, voltamos a Sul, por caminhos florestais que rasgam a encosta, iniciamos a descida, sempre com a aldeia de Covelo do Monte à nossa esquerda. Descidos sensivelmente 600 metros, cortamos à direita por um velho trilho de pé posto que atravessa uma densa mancha de pinhal, atravessa várias linhas de água e um ribeiro até confluir de novo num caminho florestal do Vale de Aboadela, junto ao Rio Ovelha, rio de águas puras e cristalinas.

Agora o trilho segue por amplo caminho de terra na margem direita do Rio Ovelha até intersetar de novo o PR2-Rota de S. Bento. Seguimos o PR2 por alguns metros, atravessamos o lugar do Carregal e tomamos um velho trilho que, em ambiente bucólico por entre campos laboriosamente trabalhados, nos leva até ao lugar de Outeiro. Passamos por diversos castanheiros, mas as castanhas já tinham desaparecido!...

Abandonamos o PR2 e seguimos pela Rua de Santo Isidoro sensivelmente 400 metros para a deixar à direita por caminho florestal íngreme, que nos leva de volta ao PR2. Chegados ao cimo vemos, o já nosso conhecido, Panorama da Capela de São Bento, sinal de que o fim do trilho está próximo…

Seguimos o trilho por entre o pinhal para entrar num secular caminho, provavelmente dos finais da Idade Média, enriquecido por uma fauna e flora diversificadas que passa pelas ruínas duma vetusta Estalagem que servia de apoio aos viajantes e almocreves na sua longa e dura travessia do Marão. Depois das ruínas da estalagem encontramos uma encruzilhada de caminhos, seguimos pelo primeiro caminho à nossa esquerda que nos leva de regresso ao ponto de partida e agora de termino deste Trilho do Alto da Feiteira.

Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

INICIO (CAMINHO DO CAMPO DE JOGOS)

CAPELA DE SÃO BENTO

RUÍNAS ESTALAGEM

• Photo of PicosAlpinos
    PicosAlpinos May 24, 2021

Um bonito trilho entre as serras do marão e alvão.

Caminhantes May 24, 2021

Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Saudações.

• Rosa Cruz 1 Nov 22, 2021

👍Obrigada pela trilha.
    Boas caminhadas

Caminhantes Nov 22, 2021

Olá Rosa Cruz
    O prazer também está na partilha.
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Saudações.

• Angelo197 Jul 19, 2022

Não é um trilho fácil talvez por ser feito com gps. Fiz um pequeno desvio até Covelo do monte, a paisagem acima de Olo é lindíssima o resto principalmente feito entre pinheiros e muita vegetação da serra, fiz o trilho sozinho a meio de julho com ajuda do Apple Watch. Aconselho a usarem botas e bastões. Um abraço.

Caminhantes Jul 19, 2022

Olá Angelo197
    O trilho não está sinalizado pelo que o uso GPS é obrigatório. A subida até ao Alto da Feiteira é exigente.