Trilho de Seara Velha-Castelões (PR7 CHV)

April 24, 2023
April 2023

near Seara Velha, Vila Real (Portugal)

A pequena rota “Trilho de Seara Velha - Castelões” do Município de Chaves (PR 7 CHV) tem o seu início e fim junto ao painel informativo localizado próximo da Igreja de Castelões. Passa junto ao Cruzeiro e segue em direção ao Santuário da Nossa Senhora das Necessidades. Prossegue para outro local de devoção mariana, o Santuário da Nossa Senhora da Aparecida, local onde se crê ter aparecido Nossa Senhora e três pastorinhos, no ano de 1833. Deste local, poderá tomar-se a variante de regresso à aldeia de Castelões, ou continuar o percurso em direção a Seara Velha, passando por dois chafarizes e pela sua Igreja Paroquial, cujo padroeiro é São Tiago. Saindo da aldeia de Seara Velha, o trilho segue ao longo da margem direita da ribeira de Calvão, passa na aldeia de Calvão e segue em direção ao seu ponto inicial, na aldeia de Castelões.

La pequeña ruta “Trilho de Seara Velha - Castelões" del Municipio de Chaves (PR 7 CHV) tiene su inicio y final junto al panel informativo ubicado cerca de la Iglesia de Castelões. Pasa por el Cruzeiro y se dirige hacia el Santuario de Nossa Senhora das Necessidades. Continua hacia otro lugar de Devoción mariana, el Santuario de Nossa Senhora da Aparecida, lugar donde se cree que aparecieron Nuestra Señora y tres pastorcitos, en el año 1833. Desde aquí, se puede tomar la variante de regreso al pueblo de Castelões, o continuar la ruta hacia Seara Velha, pasando por dos fuentes y su Iglesia Parroquial, cuyo patrón es São Tiago. Saliendo del pueblo de Seara Velha, el sendero continúa por la margen derecha del arroyo Calvão, pasa por el pueblo de Calvão y se dirige hacia su punto de partida, en el pueblo de Castelões.

Painel informativo (inicial/final)

Castelões

Painel informativo

Seara Velha

Igreja Paroquial de Calvão

Pelo livro de inquirições de Afonso III, de 1258, tem-se conhecimento da existência da paróquia de Calvão. Remonta a essa época a lenda de que uma matrona de Chaves, de nome Maria Mantela, que num só parto teve sete filhos, mandou cada um deles construir uma igreja, sendo uma dessas igrejas a de Santa Maria de Calvão – igreja que já não existe, após ter sida destruída por um vendaval ocorrido em 15 de fevereiro de 1941. No lugar dos seus escombros o povo de Calvão optou por erguer uma nova igreja, «mais bonita, mais elegante, mais arejada e maior», por o espaço interior da antiga igreja já ser exíguo para os fregueses de Calvão.

Capela de São José

São José, o Carpinteiro, pai adotivo de Jesus, é tido como "Padroeiro dos Trabalhadores", e, pela sua dedicação paternal a Jesus, como "Padroeiro das Famílias", emprestando o seu nome a lugares e a muitos locais e templos de culto ao redor do mundo. A Capela de São José, situada num cabeço, na margem direita do ribeiro do Castro, defronte da povoação de Calvão, foi mandada erguer pelo Padre Gregório Domingues, em 1752, onde foi sepultado em 1780. Para a conservação do mausoléu deixou em testamento os rendimentos de um souto e de um lameiro, contíguos à capela, a um seu sobrinho.

Santuário da Nossa Senhora das Necessidades

Nossa Senhora das Necessidades, ou do Engaranho. Advém-lhe esta designação do penedo alvo de devoção de que brota uma água milagrosa com especial virtude para a cura de crianças engaranhadas. Para além do Penedo da Senhora do Engaranho, o recinto religioso é composto pela Capela da Senhora das Necessidades, com elementos maneiristas e retábulo interior revivalista em talha, pelas capelas de São Bento e de São Brás, pela Fonte de São Tiago, e por um cruzeiro. No primeiro domingo de setembro celebram-se as festas em honra da Nossa Senhora das Necessidades. O Santuário, além de local de devoção, é também um esplêndido miradouro que, a 850 m de altitude, permite espraiar a vista até aos contrafortes do planalto barrosão.

Igreja Paroquial de Seara Velha

A freguesia de Seara Velha foi curato anual da apresentação do reitor de Calvão, passando mais tarde a vigariaria. Pertenceu ao concelho de Ervededo, até à extinção deste a 31 de dezembro de 1853, data em que passou a integrar o de Chaves. A paróquia de Seara Velha pertence ao arciprestado de Chaves e à diocese de Vila Real, desde 22 de abril de 1922. O seu orago é São Tiago. Na fachada da Igreja, construída no séc. 18, destacam-se os dois nichos com as imagens esculpidas em granito de Santa Bárbara e de São Tiago a cavalo, e sobre a porta lateral a imagem de Santo António. No interior da Igreja sobressai um Cristo esculpido por um artesão local, o altar-mor em talha dourada e as pinturas dos caixotões do seu teto.

Cruzeiro do Senhor Cristo Crucificado e da Senhora da Piedade

Muitos dos cruzeiros e alminhas que se encontram ao longo dos velhos caminhos e suas encruzilhadas, ou nos largos das povoações, são fruto de um voto, ou perpetuam a memória de alguém que, repentinamente, deixou o mundo terreno. O centenário cruzeiro alpendrado de Castelões tem num dos lados Cristo Crucificado e no outro Nossa Senhora da Piedade. No seu alpendre suspendiam-se lampiões de azeite alimentados pela fé popular.