Trilho de São Cristóvão do Douro - Do Pinhão a Provesende (circular)

Photo ofTrilho de São Cristóvão do Douro - Do Pinhão a Provesende (circular) Photo ofTrilho de São Cristóvão do Douro - Do Pinhão a Provesende (circular) Photo ofTrilho de São Cristóvão do Douro - Do Pinhão a Provesende (circular)

November 2, 2019
November 2019

near Pinhão, Vila Real (Portugal)

Este era daqueles percursos que já estava na agenda à espera do outono para o fazer, para mim o Douro, nomeadamente o Douro Vinhateiro, tem a sua beleza máxima no outono, as cores das vinhas nesta época são de uma beleza extraordinária.
O percurso, designado S. Cristóvão do Douro, é um dos mais conhecidos e frequentados por turistas, pois realizado no sentido Provesende a Pinhão, não tem qualquer dificuldade é sempre a descer por trilhos e caminhos por entre vinhas sem qualquer dificuldade técnica, nós optamos por acrescentar um percurso para o tornar circular saindo de Pinhão o que torna o trilho mais difícil, porque são cerca de 5 quilômetros sempre a subir com algumas subidas bastante íngremes.
Assim, com saída na foz do Rio Pinhão no Douro, na localidade de Pinhão, seguimos junto à margem do Rio até chegar à ponte velha, deixamos a margem do Rio e subimos à estrada atravessamos a ponte e seguimos no alcatrão, mais à frente deixamos a estrada e viramos à direita descemos novamente até ao Rio Pinhão e seguimos agora junto à margem esquerda deste Rio ao chegar a um açude do Rio deixamos a margem e iniciamos a subida em direção à localidade de São Cristóvão do Douro que dá o nome a este trilho.
Nesta aldeia atravessamos as ruas bastante íngremes da localidade e sempre a subir chegamos novamente à estrada de alcatrão, aqui uma paragem mais prolongada para apreciar a paisagem que acabamos de subir.
Após atravessar a estrada o caminho entra agora por entre grandes vinhas com paisagens fabulosas com as vinhas com diversas tonalidades de cores, este caminho largo, sem dificuldade técnica, leva-nos até à povoação de Provesende, uma das aldeias vinhateiras do Douro, esta aldeia é merecedora de uma visita prolongada, para visitar as casas solarengas, as vinhas a igreja local, sem dúvida um local maravilhoso.
Depois de percorrer as ruas da aldeia era hora de regressar ao Pinhão, a partir do centro da aldeia e sempre a descer é só seguir as marcações do Trilho, algumas indicações e placas identificativas já se encontram danificadas o que pode levar a algum engano no caminho, principalmente quando se entra em alguma quinta, mas o caminho, na minha opinião, entra agora na melhor paisagem de todo o percurso, de frente para o Rio Douto e para a localidade do Pinhão o trilho segue entre diversas vinhas em que as fotos e o vídeo são pouco para designar toda a beleza.
Foi sem qualquer dificuldade que chegamos à povoação de Pinhão onde nos esperava o almoço num restaurante desta localidade.
De salientar, que se fizerem o percurso da forma como o fizemos o caminho até Provesende tem algumas subidas bem duras, ao contrário de Provesende a Pinhão é sem qualquer dificuldade.
O Trilho só se encontra marcado depois de chegarmos a Provesende, o restante percurso foi idealizado por nós de forma a fazer o percurso circular, ter atenção que em dias de muito calor pode ser duro porque estas encostas do Douro são muito expostas ao sol.

• Photo of Lana Ruff
    Lana Ruff Feb 20, 2020

Lindo caminho passando por Pinhão, São Cristóvão do Douro e Provesende. Tranquilo, com ótima sinalização e grande parte com calçamento.

• Photo of european travel magazine
    european travel magazine Mar 28, 2021

We would like to hike this trail, but are unsure if we enter private property. Is the whole trail accessible for the public?

Thanks for you answer 😊🙏🏻

• Photo of european travel magazine
    european travel magazine Mar 29, 2021

Just hiked the trail today, so I can answer my own question with a NO; you don't enter private property on the trail and it's a great hike with much diversity and many views. The best Douro River hike so far! 😊👍🏻

• Nuno Lourinho May 22, 2021

Adoramos o trilho, de monótono não tem nada .Adoramos o percurso e as vistas.

• f.carlier Nov 5, 2021

Très bel itinéraire à travers les vignes et les oliviers. Vues superbes notamment sur le Douro.Montée assez sportive mais ça en vaut la peine. Merci
    Very nice walk with nice views on the Douro and the vineyard. Thanks

• Photo of Paulo Filipe De Araujo
    Paulo Filipe De Araujo Dec 13, 2021

Itinéraire parfaitement balisé. Une très belle randonnée à travers les vignes. Des vues splendides et le village de provesende est une magnifique surprise. En somme un bon moment assuré dans le douro.

• Photo of quinajoão
    quinajoão Aug 29, 2022

Eu ainda não fiz este percurso, mas depois de visionar o vosso vídeo (muito bem feito e esclarecedor - parabéns!), vou fazer muito em breve.
    Para um melhor conhecimento da zona (que não conheço), pretendia combinar o percurso que o vosso grupo realizou com um outro que passa em Casal de Loivos (do outro lado do rio).
    A minha dúvida e questão: ao km 2 do vosso percurso, no local onde vocês se aproximaram do rio, parece haver uma represa ou ponte. Nesse ponto, será possível atravessar o rio facilmente?
    Agradeço a partilha e a atenção.

• Photo of CarlosPinto
    CarlosPinto Sep 1, 2022

Olá quinajoão, a questão que coloca de passar o rio no açude do km 2 não me parece viável, mais acima, ao km 2,5 se virar à direita tem um pontão que da passagem, no entanto não sei se a passagem encaixa numa quinta particular, mas por certo que irá servir o que pretende. Continuação de boas caminhadas um abraço

• Photo of quinajoão
    quinajoão Sep 1, 2022

Ok. Agradeço a informação. Sábado vamos experimentar. Abraço.

• Manant DC Jul 17, 2023

Très belle randonnée. Des points de vue magnifique. 5/5

• Photo of Ruurd79
    Ruurd79 Oct 20, 2023

Nice route!

• Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Apr 30, 2024

Viva, Carlos Pinto! Há já algum tempo que pretendia conhecer Provesende mas não me agradava a ideia de percorrer o trilho oficial por ser linear (que agora se chama PR4 SBR - Trilho Vinhateiro de Provesende). Quando ao pesquisar encontrei o seu trilho, percebi que essa era uma ótima solução. Percorri-o no início deste mês de abril, seguindo as suas indicações e no mesmo sentido em que o fez. E foi, de facto, uma bela surpresa e uma excelente alternativa circular. Apenas senti, já no regresso, que a passagem pela Quinta do Junco pode ser evitada, uma vez que se atravessa propriedade privada (tal como está referido no portão de acesso em placa aí afixada). A alternativa passa por tomar uma ligação pelo antigo Trilho de São Cristovão do Douro, evitando assim passar junto dos edifícios da quinta. No entanto, no geral, esta sua solução resulta muito bem e, sem dúvida, está uma alternativa circular excelente. Parabéns e obrigado pela partilha. Abraço e continuação de ótimas caminhadas!