Trilho de Pitões das Junias à Fonte Fria

Photo ofTrilho de Pitões das Junias à Fonte Fria Photo ofTrilho de Pitões das Junias à Fonte Fria Photo ofTrilho de Pitões das Junias à Fonte Fria

2029
January 8, 2015
January 2015

near Pitões das Júnias, Vila Real (Portugal)

Trilho de Pitões das Junias á Fonte Fria, primeiro trilho de 2015 e como não podia deixar de ser, feito em Pitões, magnifica aldeia de Montalegre.
Inicíamos trilho junto aos armazens de Pitões na zona oriental da aldeia com uma temperatura primaveril mas com muitos vestigios de gelo da noite anterior, pois além do gelo visivel, caminho em terra era duro, nem o bastão fixava ao chão, seguimos em direção a norte até Ribeira de Valongo, viramos á esquerda pelo caminho terra batida até Ribeira das Aveleiras sempre acompanhados pelo magnifico Carvalhal a nosso lado direito,passada ponte sobre ribeira segue-se uma subida em caminho lageado até encontrarmos Fraga de Bruzaleite á nossa frente, bela e fotogénica esta rocha, viramos á direita e passamos para margem oeste da Ribeira dos Fornos e fomos em direção a norte pelo caminho mariolado até passarmos ao lado da fraga da Espinheira, magnifico prado onde demos inicio á subida em direção ás Gralheiras na linha de fronteira onde fomos ter ao marco fronteiriço J 207 entre Gralheiras e Coto das Gralheiras ou Coto da Fonte Fria conforme se queira chamar. Uma soberba paisagem tanto para lado Espanhol como para lado Português. Depois de algumas fotos subimos um pouco, passamos a sul do Coto em direção á Fonte Fria onde almoçamos na sua base junto ao marco fronteiriço J 197. Depois do almoço a subida ao topo da Fonte fria onde aí sim a paisagem é deslumbrante, 360º de pura beleza, Louriça ao longe, Nevosa, Pitões, albufeira de Salas, albufeira da Paradela, entre tantos outros, descemos e passamos ao lado da Roca Sendeia até Ribeira dos Fornos por um magnifico Carvalhal onde passamos a ponte feita de troncos que suponho sejam de Vidoeiro, e encontramos novamente trilho de inicio onde fizemos sentido oposto até Pitões onde terminamos trilho com umas fresquinhas na Taberna Terra Celta.

Mais fotos em baixo em View more ou http://mountain-celitos.blogspot.pt ou Celitos da montanha

Caminho Lageado

Moderado

• Photo of messelurdes.bastos
    messelurdes.bastos Jun 29, 2017

Excelente trilho obrigada pela partilha.

• Photo of Andresa Gomes
    Andresa Gomes Mar 12, 2020

Boa noite.
    O trilho esta mariolado?
    Obrigada.

• Photo of Célitos  da Montanha
    Célitos da Montanha Mar 16, 2020

Muito poucas Mariolas, aconselho gps ...

• Photo of pacmanlife
    pacmanlife Aug 10, 2020

Neste momento tem zonas de vegetação alta, mas vale a pena fazer.
    Obrigado pela partilha.

• Antonio S. Pereira Jul 13, 2023

Fiz parte do trilho. Magnífica.