Activity

TRILHO DE PIAS (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO)

Download

Trail photos

Photo ofTRILHO DE PIAS (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO) Photo ofTRILHO DE PIAS (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO) Photo ofTRILHO DE PIAS (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO)

Author

Trail stats

Distance
1.95 mi
Elevation gain
125 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
699 ft
Max elevation
809 ft
TrailRank 
71 4.7
Min elevation
156 ft
Trail type
One Way
Time
one hour 9 minutes
Coordinates
875
Uploaded
March 23, 2021
Recorded
March 2021
  • Rating

  •   4.7 3 Reviews

near Pedrogo, Porto (Portugal)

Viewed 1433 times, downloaded 15 times

Trail photos

Photo ofTRILHO DE PIAS (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO) Photo ofTRILHO DE PIAS (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO) Photo ofTRILHO DE PIAS (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO)

Itinerary description

VÊ AS NOSSAS FOTOS PARA INSPIRAR A TUA PRÓXIMA AVENTURA
Never Stop Exploring
Caminhantes, trails to inspire your next adventure



PARQUE DAS SERRAS DO PORTO

O Parque das Serras do Porto, com perto de 6.000 hectares, é composto por seis serras: Santa Justa, Pias, Castiçal, Santa Iria, Flores e Banjas, abrangendo território dos municípios de Gondomar, Paredes e Valongo. Esta área, classificada desde 2017, como Paisagem Protegida Regional, integra o Sítio Rede Natura “Valongo” e o Parque Paleozóico de Valongo. Aqui, os visitantes podem desfrutar da imensa beleza cultural e paisagística de serras, vales e rios, salientando-se a singularidade geológica, que nos leva a uma interessante viagem pela Era Paleozoica.

Os vales dos rios Ferreira e Sousa convidam a um certo isolamento em estreito contacto com a natureza, enquanto o efeito miradouro das linhas de cumeada proporciona uma excelente perspetiva do território envolvente. Atualmente, o Parque das Serras do Porto tem três centros de receção ao visitante com informação útil sobre o Parque (Visitar Página oficial).



TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO

O Parque está, desde setembro de 2020, a criar uma Rede de Percursos Pedestres que irá ligar os vários trilhos e sinalizar o seu património biológico, geológico, arqueológico, imaterial e construído. São quase 260 km de trilhos para calcorrear por terras de Gondomar, Paredes e Valongo. A rede será composta por uma grande rota, que deverá totalizar 57km ao longo dos três concelhos, e 19 percursos distintos, com pequenas rotas em cada território que deverá estar finalizada na Primavera de 2021. O projeto prevê a instalação de mobiliário, sinalética e uma página web para ajudar quem fizer os percursos, fornecendo informação sobre o território e os pontos de interesse. Enquanto aguardamos a conclusão do projeto começamos a percorrer os trilhos previstos, naquilo que podemos chamar de uma versão de reconhecimento, para inspirar a tua próxima aventura pelo Parque das Serras do Porto…


DESCRIÇÃO DO TRILHO REALIZADO
PR - TRILHO DE PIAS



O trilho realizado tem inicio na EN209-1 que liga Aguiar de Sousa (Paredes) a Beloi (São Pedro da Cova), na Serra de Pias. Trata-se de um percurso linear, podendo-se optar por iniciar na Aldeia de Couce. Em qualquer das situações, por se tratar de um percurso linear, deve-se ter especial cuidado no planeamento da atividade para garantir o regresso ao ponto de partida. Ao longo do percurso o efeito miradouro da encosta proporciona uma excelente perspetiva do território envolvente, enquanto o vale do rio Ferreira convida a um certo isolamento em estreito contacto com a natureza. Aconselha-se uma visita à aldeia de Couce, que juntamente com o Rio Ferreira são o principal atrativo deste percurso, o mais curto dos Trilhos das Serras do Porto. Aconselha-se o uso de GPS, os referidos trilhos estão em fase de implementação e não encontramos sinalética suficiente e inequívoca do trilho que seguíamos, podendo levar a erros de orientação no terreno.

Trata-se de um percurso curto e linear, para aqueles que pretendam um percurso mais longo e em laço podem junta-lo ao TRILHO DO CASTELO.

Iniciamos o percurso na EN209-1, na Serra de Pias, onde temos um amplo espaço em terra para estacionamento. Seguimos para noroeste, por amplo caminho florestal que vai descendo a encosta. Recomenda-se algum cuidado na descida devido à quantidade de pedra solta que pode levar o caminhante a escorregar e a sofrer uma queda.



O percurso continua por caminho florestal que desce a encosta por entre o eucaliptal, já mais próximo do rio, aparece a vegetação autóctone que preenchia as serras no tempo dos nossos antepassados. Agora cruzamos um pequeno Ribeiro e pouco depois estávamos na margem do Rio Ferreira, local que convida a uma pausa para contemplação e relaxamento ao som da água.



Seguimos o caminho ao logo da margem do rio, sempre com a Serra de Pias na margem esquerda e a Serra de Santa Justa erguendo-se na margem direita. Atravessamos o rio pela Ponte de Couce, subimos a rua calcetada e pouco depois entramos no casario de Couce, povoado de origens remotas, composto essencialmente por casas em xisto onde se mantem vivas as tradições como a agricultura, a pastorícia e a apicultura. Couce foi alvo de requalificação, destacando-se o empedramento dos caminhos interiores da aldeia e a colocação de iluminação publica.



Terminamos o trilho junto à aldeia, na Rua de Couce, onde encontramos, na berma da estrada, um estacionamento para meia dúzia de carros.

Para os mais arrojados aconselha-se continuar a caminhada pelo Corredor Ecológico, ao longo da margem direita do rio, até intersetar o Trilho do Castelo, aí seguir por esse até voltar a intersetar o Corredor Ecológico na margem esquerda do rio Ferreira. Por fim, na Ponte de Couce, seguir o Trilho de Pias, no sentido inverso até à EN209-1, e assim tornar o percurso em laço. Ver trilha do percurso proposto: Trilho de Pias e Trilho do Castelo.


FICHA TÉCNICA
Realização: 20 março de 2021
Percurso Linear: EN209-1 (Serra de Pias) - Aldeia de Couce
Distancia: 3,1 km (Ida e volta 6,2 km)
Duração: 1h10min
Tempo em movimento: 0h44min
Tempo parado: 0h26min
Movimento médio: 4,3km/h
Acumulado positivo: 60m
Acumulado negativo: 232m



TRILHOS JÁ REALIZADOS NO PARQUE DAS SERRAS DO PORTO

TRILHO DA SERRA DO CASTIÇAL
TRILHO DO VOLFRÂMIO - SERRA DAS FLORES
TRILHO DA CARQUEJA - SERRA DAS BANJAS
TRILHO DE BELÓI - ALTO DA PENECA

TRILHO HISTÓRICO - SERRA DE SANTA IRIA
TRILHO DO VALE DO TORNO - SERRA DO CASTIÇAL
TRILHO DA RIBEIRA DE SANTA COMBA
TRILHO DE ALVRE
TRILHO DOS MOINHOS
TRILHO DE PIAS E CASTIÇAL
TRILHO DO MEL E DO OURO ROMANO
TRILHO DAS ALDEIAS
TRILHO DO VALE DE AGUIAR

TRILHO DOS ROMANOS
TRILHO PORTO À VISTA
TRILHO DA RIBEIRA DE SILVEIRINHOS
TRILHO DO CASTELO
TRILHO DE PIAS
CORREDOR ECOLÓGICO





Se gosta das nossas trilhas adiciona a tua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 1,243 ft

MARCO GEODÉSICO PIAS

PictographWaypoint Altitude 838 ft
Photo ofINICIO/FIM (EN209-1 SERRA DE PIAS) Photo ofINICIO/FIM (EN209-1 SERRA DE PIAS) Photo ofINICIO/FIM (EN209-1 SERRA DE PIAS)

INICIO/FIM (EN209-1 SERRA DE PIAS)

PictographWaypoint Altitude 180 ft
Photo ofRIBEIRO Photo ofRIBEIRO Photo ofRIBEIRO

RIBEIRO

PictographWaypoint Altitude 155 ft
Photo ofRIO FERREIRA Photo ofRIO FERREIRA Photo ofRIO FERREIRA

RIO FERREIRA

PictographWaypoint Altitude 173 ft
Photo ofPONTE DE COUCE Photo ofPONTE DE COUCE Photo ofPONTE DE COUCE

PONTE DE COUCE

PictographWaypoint Altitude 194 ft
Photo ofALDEIA DE COUCE Photo ofALDEIA DE COUCE Photo ofALDEIA DE COUCE

ALDEIA DE COUCE

PictographWaypoint Altitude 240 ft
Photo ofFIM/INICIO (ESTACIONAMENTO COUCE) Photo ofFIM/INICIO (ESTACIONAMENTO COUCE) Photo ofFIM/INICIO (ESTACIONAMENTO COUCE)

FIM/INICIO (ESTACIONAMENTO COUCE)

Comments  (6)

  • Fernanda Pacheco 1 Mar 28, 2021

    I have followed this trail  View more

    Trilho linear e curto onde o principal interesse está no final do percurso, margem do rio e aldeia de Couce. Aconselho continuar pelo corredor ecológico e fazer também o trilho do castelo.

  • Photo of Caminhantes
    Caminhantes Apr 11, 2021

    Olá Fernanda! Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Saudações.

  • Photo of PicosAlpinos
    PicosAlpinos Jun 2, 2021

    I have followed this trail  View more

    Trilho curto e linear, aconselho junta-lo ao trilho do Castelo...

  • Photo of Caminhantes
    Caminhantes Jun 3, 2021

    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Boas caminhadas.

  • Rafael Corrado Jun 5, 2022

    I have followed this trail  View more

    No geral fácil. É necessário cuidado com a malta do motocross e com alguns locais acidentados.
    Bem sinalizado também.

  • Photo of Caminhantes
    Caminhantes Jun 5, 2022

    Olá Rafael Corrado
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Saudações.

You can or this trail