Photo ofTrilho de Pastores - Abelheira * Minas Borrageiro * Minas Carris * Pico da Nevosa * Nevosa Espanhola * Curral Negras Photo ofTrilho de Pastores - Abelheira * Minas Borrageiro * Minas Carris * Pico da Nevosa * Nevosa Espanhola * Curral Negras Photo ofTrilho de Pastores - Abelheira * Minas Borrageiro * Minas Carris * Pico da Nevosa * Nevosa Espanhola * Curral Negras

Very difficult
October 31, 2020
October 2020

near Sela, Vila Real (Portugal)

Trilho sem marcações, grande parte do trilho é seguido por caminho de pastores e e trilhos marcados por mariolas.
Trilho extremamente exigente pela dificuldade técnica devido ao tipo de terreno, inclinação, e condições climatéricas (vento, muito nevoeiro, e chuva ligeira).
Não recomendo a pessoas inexperientes ou com pouco conhecimento da área geográfica.

Iniciámos o trilho de noite, rumo ao refúgio da Lagoa onde descansamos um período até amanhecer aí seguimos até minas de burrageiro, daqui seguimos para as minas dos carris.
Das minas dos carris fizemos paragem no "abrigo" existente nas minas para comer e descansar.
Seguimos rumo ao Pico da Nevosa, e de seguida Nevosa Espanhola.
Daqui seguimos até ao Abrigo das Negras, onde fizemos mais uma paragem e seguimos rumo à Cascata Poço da Dola.
Daqui seguimos por um trilho marcado por mariolas rumo ao ponto onde deixamos o carro pela Corga da Abilheira!

É uma aventura extremamente exigente, mas que vale muito muito apena fazer!

Requer uma boa condição física e técnica para progressão no terreno, conhecimento geográfico da região, ter em atenção condições climatéricas!

Desaconselhado a crianças, por todas as condicionantes!

PictographMountain hut Altitude 3,739 ft

Abrigo

Minas dos Carris

Sem acesso para visitar o interior. CUIDADO à aproximação porque é perigoso, actualmente tem uma pequena rede a proteger, mas mesmo assim os acidentes podem acontecer!