Photo ofTrilho - De Parada de Outeiro ao Mosteiro de Santa Maria das Júnias ( serra do Gerês ) Photo ofTrilho - De Parada de Outeiro ao Mosteiro de Santa Maria das Júnias ( serra do Gerês ) Photo ofTrilho - De Parada de Outeiro ao Mosteiro de Santa Maria das Júnias ( serra do Gerês )

July 2, 2023
July 2023

near Parada, Vila Real (Portugal)

Trilha circular a partir de Parada de Outeiro, não sinalizado na sua grande extensão ( encontramos troços sinalizados do GR ) , com passagem pela portela da Fairra, onde se localiza o Fojo do lobo de Parada, subindo até ao Alto do Cavalhão e daqui, apontando ao cruzamentos de carreiros - Mosteiro ou Cascata. Regresso, pela margem direita do Ribeiro do Beredo.
O Mosteiro de Santa Maria das Júnias, da ordem de Cister, em ruínas, é MN. desde 5 de Janeiro de 1950, e merecia maior atenção e carinho, do que uma simples tabuleta em madeira, a avisar para o perigo de derrocada. É assim que o Estado trata o nosso património, especialmente todo aquele que está fora do alcance da Bolha de Lisboa.
Como acima referimos, evitamos o antigo caminho medieval, a partir da Portela da Fairra, subindo ao Alto do Cavalhão, para descer até ao entroncamento de carreiros, onde a vegetação vai tomando conta dos espaços. Para já, se nada se fizer, vai valendo o mariola, até à data ainda visível.
O regresso, fez-se pela margem direita do Ribeiro do Beredo. O carreiro mais perto da margem, está invadido pela vegetação, mas o outro carreiro, a cota superior, permite o " trânsito " sem dificuldade. Ambos se encontram, no local que assinalamos. O antigo carreiro, mais junto ao ribeiro, permitia serpentear pelo velho carvalhal que é um autêntico mundo mágico de sons e cores, há um bom par de anos. A partir da última ponte ( a caminho do P. de Partida ), é sabido que, ou levamos com os mosquitos ou com a inclemência do sol. Convém não esquecer este pormenor, quando se circula naquele carvalhal.

Cartografia - Folhas 18 ( Pitões das Júnias ) e 31 ( Outeiro ) -escala 1 / 25.000

Fojo da Portela da Fairra

Trata-se de um Fojo do Lobo do tipo - " Fojo da Cabrita ".

Ponto do ' carreiro ' que seguimos

É um ponto determinado, de um antigo caminho, que já não é utilizado. Progredindo, encontra-se a espaços e alguém, fez limpeza. Só possível seguir com GPS.

Alto do Cavalhão

cabeço granítico

Formação rochosa

Formação granítica isolada

Afloramento granítico isolado

Para chegar aqui, apanha-se alguma vegetação.

PictographBridge Altitude 3,455 ft

minúscula ponte sobre uma linha deágua que dá origem ao rib. do Campesinho

PictographBridge Altitude 3,451 ft

linha de água que dá origem ao rib. do Campesinho e minúscula ponte para travessia

PictographBridge Altitude 3,402 ft

ponte em madeira

PictographReligious site Altitude 3,399 ft

Mosteiro de S.M. Júnias

Mosteiro Cistercience em ruínas, com igreja de uma nave e capela mor

PictographRuins Altitude 3,396 ft

Claustros

O que resta do Claustro, com arcadas de traçado gótico.

PictographRuins Altitude 3,406 ft

abastecimento de água

canalizações em pedra, com derivações.

PictographBridge Altitude 2,694 ft

Ponte sobre o ribeiro Beredo

Ponte em cimento sobre o Ribeiro do Ribeiro do BeredoBeredo

X de carreiros

Onde o carreiro mais perto da marge, se cruza com o carreiro a cota superior e transitável.