Activity

Trilho de Mafómedes à Senhora da Serra - Marão

Download

Trail photos

Photo ofTrilho de Mafómedes à Senhora da Serra - Marão Photo ofTrilho de Mafómedes à Senhora da Serra - Marão Photo ofTrilho de Mafómedes à Senhora da Serra - Marão

Author

Trail stats

Distance
12.18 mi
Elevation gain
2,844 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
2,844 ft
Max elevation
4,869 ft
TrailRank 
55
Min elevation
2,618 ft
Trail type
Loop
Moving time
5 hours 46 minutes
Time
9 hours 9 minutes
Coordinates
3518
Uploaded
February 23, 2022
Recorded
February 2022
Share

near Mafamedes, Porto (Portugal)

Viewed 323 times, downloaded 16 times

Trail photos

Photo ofTrilho de Mafómedes à Senhora da Serra - Marão Photo ofTrilho de Mafómedes à Senhora da Serra - Marão Photo ofTrilho de Mafómedes à Senhora da Serra - Marão

Itinerary description

Trilho circular que nos leva desde a aldeia de Mafómedes com passagens por Seixinhos, Fraga da Ermida, Senhora da Serra, Penedo Ruivo e Minas do Teixo.

A Serra do Marão é a sétima maior elevação de Portugal Continental, com 1416 metros de altitude, 681 metros de proeminência topográfica e 59,9 km de isolamento topográfico. Situa-se na região de transição do Douro Litoral para Trás os Montes e Alto Douro. No ponto mais alto encontra-se o vértice geodésico do Marão e o Observatório Astronómico do Marão. A sua presença confere ao clima do interior transmontano um caráter continental.

Trata-se de um trilho que não segue marcações, pelo que o uso de GPS é bastante aconselhável.

Tem de se ter especial atenção nas subidas e descidas com o piso, algumas pedras podem mover-se e existe o perigo de escorregar e cair. É um trilho difícil fisicamente com as suas exigentes subidas.

Em dias de muito Sol será apropriado levar muita agua e proteção solar. Em dias ventosos ir bem agasalhado.

Acima de tudo é um trilho perfeito para quem adora paisagens incríveis e que vale bem a pena o esforço.

Waypoints

PictographProvisioning Altitude 2,769 ft
Photo ofTasca do Valado Photo ofTasca do Valado

Tasca do Valado

Onde se deu inicio ao percurso, tem lugar de estacionamento.

PictographMountain hut Altitude 2,808 ft
Photo ofAlbergue de Natureza de Mafómedes

Albergue de Natureza de Mafómedes

Localizada na serra do Marão, em plena comunhão com a natureza, a casa da comunidade de Mafómedes e de apoio à observação da natureza transformou a antiga escola primária local num espaço funcional e confortável, pronto para acolher os turistas mais exigentes.

PictographReligious site Altitude 2,723 ft
Photo ofCapela de S. Gonçalo

Capela de S. Gonçalo

Tendo em conta a data que aparece na entrada, terá sido inaugurada em 1969. Não encontrei mais informações.

PictographBridge Altitude 2,631 ft
Photo ofPonte e Rio Teixeira Photo ofPonte e Rio Teixeira

Ponte e Rio Teixeira

O rio Teixeira é um pequeno rio que nasce na serra do Marão e é um afluente da margem direita do rio Douro. No concelho de Mesão Frio e a cerca de 500 metros da sede do concelho existe uma praia fluvial no mesmo rio.

PictographPanorama Altitude 2,743 ft
Photo ofPanorâmica de Mafómedes

Panorâmica de Mafómedes

Mafómedes é uma aldeia com uma fantástica localização. O casario é de paredes de xisto e as coberturas são de telha cerâmica. O núcleo actual apresenta-se como há séculos, mas sendo a aldeia viva poderia ser pensado o contrário. Vive-se da criação de gado ovino e caprino e de uma agricultura familiar. Destaque para a presença de simpáticos cães da raça Podenga, aqui criados para venda a caçadores de todo o país. A aldeia de Mafómedes situa-se no concelho de Baião, na freguesia da Teixeira, em plena serra do Marão, a cerca de seis quilómetros de distância do centro da freguesia. É, ainda hoje, um dos lugares mais isolados do concelho de Baião, encaixado entre duas íngremes encostas da serra, muito próximo do pico. É um lugar lindo, venturoso, mágico e com um lindíssimo rio. Nesta pequena aldeia, habitam cerca de 30 habitantes, a maioria das pessoas são idosos, que desde muito novos se dedicam à pastorícia e a uma agricultura de subsistência, com base em técnicas ancestrais. Poderá encontrar uma diversidade de vegetação autóctone, designadamente, o carvalho, os fetos, o castanheiro e as mimosas, que nestas paragens chegam a atingir dezena de metros. Não sendo uma espécie autóctone e por ser resistente em todos os tipos de solos e climas, o seu crescimento impede o desenvolvimento de espécies de árvores locais. A carqueja também predomina. O gado existente em maior número por estas paragens é o caprino. Em regime de pastorícia livre e aberto, os animais “não são deixados à sua sorte”. Acompanhados por pastores durante o dia inteiro, alimentam-se livremente na encosta íngreme e regressam ao fim do dia à aldeia. Excelentes exemplares de cabra Galega (não se deixem enganar pelo nome, são de facto portuguesas) criam-se, como já indicado, em liberdade, com uma alimentação totalmente natural à base de ervas, de carqueja e sem nenhum tipo de suplemento. Estes animais têm uma alta capacidade de adaptação ao meio e uma elevada resistência às doenças, são portanto duros e robustos como o espaço envolvente. Estes animais aproveitam os pastos duros e vegetais arbustivos, têm uma alta percentagem de partos duplos e triplos e o seu leite serve para consumo ou para ser transformado em requeijão. 790 m

PictographWaypoint Altitude 2,831 ft
Photo ofRibeiro das Fontes

Ribeiro das Fontes

PictographPanorama Altitude 3,100 ft
Photo ofPanorâmica de Mafómedes Photo ofPanorâmica de Mafómedes

Panorâmica de Mafómedes

PictographWaypoint Altitude 4,193 ft
Photo ofGerador elétrico dos Seixinhos

Gerador elétrico dos Seixinhos

PictographPanorama Altitude 4,219 ft
Photo ofPanorâmica do Douro

Panorâmica do Douro

Vista incrível sobre o Rio Douro e Alto-Douro Vinhateiro.

PictographSummit Altitude 4,370 ft
Photo ofVértice geodésico dos Seixinhos

Vértice geodésico dos Seixinhos

Um vértice geodésico (também popularmente chamado "talefe" ou "telefo" em Portugal, e "pinoco" no Norte de Portugal, ou ainda "bolembreano", nome dado em Portugal às construções de forma tronco-cónica da rede de 2.ª e 3.ª ordem) é um sinal que indica uma posição cartográfica exata e que forma parte de uma rede de triangulação com outros vértices geodésicos. São habitualmente escolhidos sítios altos e isolados com linha de visão desimpedida para outros vértices.

PictographPanorama Altitude 4,232 ft
Photo ofPanorâmica do Douro.

Panorâmica do Douro.

Vista incrível sobre o Rio Douro e Alto-Douro Vinhateiro.

PictographPanorama Altitude 4,042 ft
Photo ofPanorâmica do Rio Teixeira

Panorâmica do Rio Teixeira

PictographWilderness hut Altitude 4,774 ft
Photo ofFraga da Ermida - Miradouro e Abrigo Photo ofFraga da Ermida - Miradouro e Abrigo Photo ofFraga da Ermida - Miradouro e Abrigo

Fraga da Ermida - Miradouro e Abrigo

«Abarcava-se de longe, mui longe, a enorme Fraga da Ermida, mastodonte de pedra, assombro do Marão, em cujas entradas as águias faziam ninho. Descoberta à distância, forçava o forasteiro a deter-se, surpreso, como se os olhos tocassem porta do fim do mundo, assim como atravessava de calafrios o serrano timorato, crente em bruxedos e malefícios, a quem a tradição ensinara que nesse pedregulho, largo como vista de mar e mais alto que mastro de navio-escola, o demo oferecia nocturnos salsifrés de infernal folia.» “Aldeia das Águias”, da autoria de Guedes de Amorim. A Fraga da Ermida é um dos mais belos locais da serra do Marão, não só pela sua apaixonante envolvente, mas porque dali é possível assistir ao maravilhoso nascer e pôr do sol. Neste local também se encontra um abrigo, que, como é descrito poderá salvar vidas. Deverá ser bem tratado e de preferência sem sujar ou levar o que lá tenha.

PictographWaypoint Altitude 4,718 ft
Photo ofAntiga Estação de Transmissões Photo ofAntiga Estação de Transmissões

Antiga Estação de Transmissões

Abandonada e aparentemente tratada como depósito de lixo e outras coisas mais...

PictographWaypoint Altitude 4,793 ft
Photo ofPosto de Transmissões e Refúgio Photo ofPosto de Transmissões e Refúgio Photo ofPosto de Transmissões e Refúgio

Posto de Transmissões e Refúgio

Posto da GNR de montanha.

PictographWaypoint Altitude 4,826 ft
Photo ofEmissor do Marão Photo ofEmissor do Marão

Emissor do Marão

Radiodifusão Portuguesa

PictographSummit Altitude 4,836 ft
Photo ofVértice geodésico do Marão

Vértice geodésico do Marão

Altura de 1416m

PictographReligious site Altitude 4,793 ft
Photo ofCapela da Senhora da Serra Photo ofCapela da Senhora da Serra Photo ofCapela da Senhora da Serra

Capela da Senhora da Serra

Também designada por Capela de Nossa Senhora do Marão. Fica situada no Pico da Serra do Marão, no limite dos distritos do Porto e de Vila Real e é um extraordinário miradouro. Nesta Capela celebra-se no 2ª domingo de Julho a romaria da Senhora da Serra, uma das mais típicas e antigas festividades da região. Este local, também marcado pela presença das instalações do emissor de comunicações do Marão, é ponto de passagem obrigatório para diversas provas de trail running e de BTT.

PictographWaypoint Altitude 4,488 ft
Photo ofPinhal

Pinhal

Alguns dos troncos com formato curioso devido às curvaturas que apresentam.

PictographInformation point Altitude 4,055 ft
Photo ofPainel de Informações

Painel de Informações

Biodiversidade da Serra do Marão

PictographRisk Altitude 4,098 ft
Photo ofPoço de Mina

Poço de Mina

CUIDADO - perigo de queda

PictographMine Altitude 4,009 ft
Photo ofMinas do Teixo Photo ofMinas do Teixo

Minas do Teixo

A mina do Teixo situa-se na serra do Marão, na colina que forma o maciço central da Serra, encimada pelos vértices geodésicos do Marão - Penedo Ruivo e Chorido. Conhecidas por minas do Teixo ou minas de Penedo Ruivo, encontram-se numa área limite entre dois concelhos: Amarante e Baião. Explorada essencialmente para a obtenção de estanho, teve atividades laborais desde a época romana, que se poderá compreender devido à grande romanização da área em questão, podendo o ouro ter sido a sua busca original, sendo que a laboração principal foi entre 1940-1968, quando para além da extração de cassiterite, se extraiu também columbite/tantalite. Porem, em Janeiro de 1968 a laboração na mina Penedo Ruivo parou, e houve um pedido de rescisão de contrato para as concessões de Penedo Ruivo e Fraga de Chão de Moiro a 6 de Janeiro de 1968, que passa novamente para a Sociedade Mineira de Penedo Ruivo, Lda. A 31 de Agosto de 1988 a mina de Penedo Ruivo é declarada abandonada.

PictographPanorama Altitude 3,976 ft
Photo ofPanorâmica do Vale de Amarante

Panorâmica do Vale de Amarante

Mais uma vista fantástica, deste vez sobre o Vale de Amarante

PictographWaypoint Altitude 3,573 ft
Photo ofRibeiro

Ribeiro

PictographPanorama Altitude 3,317 ft
Photo ofPanorâmica

Panorâmica

PictographPanorama Altitude 2,963 ft
Photo ofPanorâmica

Panorâmica

PictographInformation point Altitude 2,844 ft
Photo ofPlaca de Mafómedes

Placa de Mafómedes

Entrada na aldeia.

Comments

    You can or this trail