Trilho de Leonte ao Prado da Varziela e Prado Gamil

Photo ofTrilho de Leonte ao Prado da Varziela e Prado Gamil Photo ofTrilho de Leonte ao Prado da Varziela e Prado Gamil Photo ofTrilho de Leonte ao Prado da Varziela e Prado Gamil

April 7, 2015
April 2015

near Vilarinho das Furnas, Braga (Portugal)

Mais um dia primaveril e mais um ingresso no nosso Gerês desta vez a partir de Leonte.
Parada a viatura junto à Casa do Guarda de Leonte, seguimos estrada abaixo em direção Rio Maceira, cerca de oitocentos metros onde viramos à esquerda na cancela com sentido proibido. Passamos o Ribeiro Água da Adega e continuamos por um belo caminho que nos leva até ao Cancelo, caminho este que acabou de ser limpo, uma maravilha com umas paisagens que são um regalo á vista, Costa da Sabrosa, Costa da Maceira, Pé de Medela, Cabeço do Cantarelo, Borrageiro, Costa da Cantina entre outros. Daqui continuamos pelo trilho Mariolado até ao Alto da Varziela onde apreciamos toda a encosta da Bemposta jà com o imponente Pé de Cabril a controlar nosso trilho. Aqui resolvemos tentar descobrir o famoso Prado da Varziela, pois ainda não o conhecíamos. Descemos de encontro ao trilho que vem do Prado Amarelo para a Varziela e lá seguimos, cerca de setecentos metros a norte lá se encontrava famoso Prado com seu abrigo Natural que devido à muita vegetação quase não o víamos, apenas o detectámos porque tinha a placa identificativa com seu nome. Um pouco tristes pelo seu estado de abandono que é uma pena pois é um lugar lindissimo, mas tinhamos que continuar e voltamos para trás agora em direção ao Prado Amarelo onde a paisagem sobre a Serra Amarela é deslumbrante e a Albufeira de Vilarinho vista de cima um sonho. Passamos o Prado Amarelo e decidimos ir Almoçar à Cabana do Tirolirâo, descemos para apanhar o trilho que vem do Tirolirâo e acompanha Ribeira da Mó até Albufeira, mas como na zona inferior tinha muito mato resolvemos seguir trilho do meio e seguir as mariolas que nos levam a Pé de Cabril.A meio começamos a fletir para a direita seguindo umas Mariolas antigas indo de encontro à base da Cabana. Almoçamos e descansamos um pouco onde programámos restante trilho para parte da tarde, Tinhamos duas opções ou subir ao Pé de Cabril e ficar por ali ou ir visitar o Prado Gamil e o Prado. Optámos pela segunda pois a água fresquinha do Gamil é inesquecivel e lá fomos. Trilho em excelente estado, limpinho e chegados ao Gamil não resistimos ao famoso banco na arvore acompanhados da boa água fresquinha sentados à sombra, cerca de vinte minutos de descanso e lá fomos até ao Prado mais umas fotos e seguimos até à base de Pé de Cabril onde a partir daí descemos até Leonte onde terminamos trilho. Mais um excelente trilho com uma ainda melhor companhia.

Mais fotos em baixo em View more ou http://mountain-celitos.blogspot.pt ou Celitos da montanha

Alto da Bemposta

Já agora, este trilho implica alguma autorização do PNPG? Obrigado

• Photo of Célitos  da Montanha
    Célitos da Montanha Feb 25, 2020

Por agora ainda não precisa autorização, mas não aconselhavel com chuva ou chuva dia anterior, perigo de escorregar...