Trilho de Leonte ao Curral de Cubato pelo Curral de Raiz

Photo ofTrilho de Leonte ao Curral de Cubato pelo Curral de Raiz Photo ofTrilho de Leonte ao Curral de Cubato pelo Curral de Raiz Photo ofTrilho de Leonte ao Curral de Cubato pelo Curral de Raiz

May 22, 2016
May 2016

near Vilarinho das Furnas, Braga (Portugal)

Mais um sábado e mais uma caminhada onde nos sentimos bem, a nossa Montanha.
Este trilho foi o possível pois a meteorologia previa chuva a partir das 15 horas para os lados do Gerês e mais propriamente os três maiores sites de meteorologia a dizerem o mesmo. Como o tempo seria pouco e muito honestamente não gosto de caminhar à chuva, não pela chuva mas sim o perigo que ela acrescenta, pois devemos respeitar a Montanha exactamente como ela é.
Saímos de casa com destino à Serra Amarela, mas a meio chegamos a perguntar para onde em tão pouco tempo e decidimos ir até ao Gerês que sempre conhecemos melhor. Paramos viatura em Leonte e lembrei-me que tanto os nossos amigos Stefan e Alberto dos Trilhos a Norte tinham à pouco feito um trilho pequeno ali à volta de Leonte e como também tínhamos em mente tentar descobrir a passagem do Vidoal para Maceira era a oportunidade se o tempo o permitisse e lá fomos. Viatura em Leonte descemos pelo trilho paralelo ao Rio Gerês até à Casa do Guarda da Preguiça passando pela fonte do Escalheiro, Cascata de Leonte, antiga Ponte sobre o Rio Gerês até ao Curral de Mijaceira com sua Cabana ainda bem conservada, descemos pela Calçada Portuguesa até ao Ribeiro da Cantina continuamos pelo Curral da Laja e sua antiga Cabana já alagada e quase toda soterrada até à maravilhosa Cascata da Laja e daqui até ao Miradouro da Preguiça. Continuamos contornando a Casa do Guarda da Preguiça e iniciamos subida até ao maravilhoso Curral da Raiz e sua espetacular Cabana e ainda visitamos o antigo abrigo natural (Pála) ao lado dos possantes Carvalhos muito caracteristicos deste Curral, continuamos o trilho agora até ao Vidoal muito limpo mas com um vento forte muito desagradavel e frio. Aproveitamos a Cabana do Vidoal para almoçar e protegermo-nos do vento que já que como se diz estava a puxar chuva, desistimos logo da ideia de tentar descobrir passagem para Maceira e optamos por descer desta vez por Curral de Cubato e sua Cabana o que a partir daqui foi um pouco complicado devido ao trilho quase desaparecer o que levou a atenção redobrada para tentar descobrir as Mariolas que sabíamos existir neste lugar para nos ajudar na descida até Leonte o que agora aconselho que se quiserem fazer este percurso e não o conheçam utilizem a ajuda de gps ou o fazerem com tempo seco, pois mesmo para nós que conhecemos esta descida foi um pouco dificil sem o gps mas faz-se pois o trilho e as mariolas estão lá.
Chegados a Leonte caíram as primeiras pingas e ainda não eram quinze horas.
Um trilho pequeno mas muito lindo para quem tiver pouco tempo ou goste de trilhos pequenos é cinco estrelas. Um obrigada especial à minha companheira que tornou este e todos os outros trilhos da Montanha e da vida especiais.

Obs. Fizemos hoje dia 25-06-2016 parte deste Trilho entre Curral de Raiz e Leonte no sentido dos ponteiros do relogio e se não fosse GPS não descobriamos caminho pois sem contar fizemos este trilho à cerca de 1 mês e estava limpo, impecavel e hoje encontramos Giestas e Fetas com 2 metros de altura a tapar caminho, por tal não se aconselha fazer este trilho até Outubro.

Mais fotos em baixo em View more ou http://mountain-celitos.blogspot.pt ou Celitos da montanha

Cab Curral da Laja

Cascata de Leonte

• Photo of Célitos  da Montanha
    Célitos da Montanha Jun 25, 2016

OBs Cuidado com trilho entre casa da Preguiça e Raiz, hoje 25-06-2016 trilho estava totalmente tapado com fetas com mais de 2 metros de altura, tivemos de recorrer ao Gps para fazer esta parte do trilho.
    Há cerca de um mês trilho estava limpo e impecavel.
    Não aconselhado até Outubro. Aí fetas secam.

• Photo of orquidea.cougil
    orquidea.cougil Oct 11, 2020

É um trilho muito interessante com paisagens magníficas mas que se não tiver uso, em breve se perderá. Mesmo com GPS não foi fácil seguir o trilho na subida até ao Curral de Raiz. O emaranhado de silvas e fetos altos é quase intransponíveis. Na descida do Curral do Cubato também está muito tapado.

• Photo of jcpazevedo
    jcpazevedo Feb 18, 2024

Tentamos fazer este trilho e, na encosta por cima do trilho da Preguiça, estava totalmente tapado com silvas, mesmo com uma tesoura, não foi possível progredir.