Trilho de Leonte ao Cume das Albas

November 30, 2015
November 2015

near Vilarinho das Furnas, Braga (Portugal)

Sabado com manhã fria e já com saudades da montanha lá fomos sem destino marcado a não ser a necessidade de carregar baterias. A escolha foi Leonte para apreciar embora já um pouco atrasado as cores Outonais de Albergaria. Parada a viatura em frente à casa de Leonte descemos ao Curral de S. João do Campo para apreciar as maravilhosas cores que este curral nos oferece sempre e visitar a Cabana do mesmo, subimos novamente à Casa de Leonte e daqui montanha acima até ao Prado Vidoal sempre acompanhados de um nevoeiro quase cerrado até que ao chegar-mos ao Vidoal simplesmente levantou e desapareceu dando origem a um céu limpo e quase sem nevoa ao longe.
Aqui no Vidoal ainda sem destino resolvemos ir visitar o Arco do Borrageiro para mais umas fotos e subir-mos à antena do Borrageiro, pois já à algum tempo não a visitavamos. Daqui resolvemos ir almoçar na Cabana da Lomba de Pau, pois ficava abrigado do vento que era gelido, almoço tratado continuamos pelo trilho que vai para Pé de Medela e no Ribeiro do Porto das Vacas antes de virarmos à esquerda para pé de Medela seguimos em frente em direção às Albas onde aproveitamos para subir ao Cume onde as vistas são divinais, 360º de pura beleza com Prado da Messe com seu Prado verde a nossos pés bem lá em baixo o Cantarelo, Borrageiro, Porta Ruivas, Rocalva, Velas Brancas, Pé de Medela, Cidadelhe, Encosta do Sol, Mourisca e tantos outros tudo ali tão belo e tão proximo. Continuamos para o Pé de Medela passando pelo estreito onde tivemos já de contornar a base do Pé de Medela pois a carqueja já domina esta base, seguimos em direção ao Curral de Tabuas onde avistamos uma unica Cabra Montesa que logo fugiu e apanhamos trilho que vai até ao Currral da Maceira e e daqui até Leonte onde terminamos o trilho,
Apesar do sobe e desce constante foi uma maravilha de trilho onde já saimos com as baterias carregadas para mais uma semana.

Mais fotos em baixo em View more ou http://mountain-celitos.blogspot.pt ou Celitos da montanha