Trilho de Fafião a Albufeira de Porto da Lage

Photo ofTrilho de Fafião a Albufeira de Porto da Lage Photo ofTrilho de Fafião a Albufeira de Porto da Lage Photo ofTrilho de Fafião a Albufeira de Porto da Lage

March 10, 2015
March 2015

near Fafião, Vila Real (Portugal)

Estamos de volta.....
Depois de cerca de mês e meio parados por motivos profissionais, de volta ao coração do Gerês e desta vez para fazer o classico trilho de Fafião a Porto da Lage.
Chegados a Fafião Gps pronto, lá apanhamos estradão em direção a norte por cerca de mais ou menos duzentos metros. Aí chegados viramos pelo caminho á esquerda onde iniciámos descida até à Ponte da Matança ou Ponte da Pigarreira. Com um lindo dia de céu limpo e uma temperatura muito agradável, com umas paisagens e formas graníticas espectaculares lá chegamos à tão famosa Ponte paragem obrigatoria para contemplar tão lindo lugar. Daì iniciamos durante cerca de 4km subida até Cabana e Prado da Amarela, onde durante subida no Cortiço encontramos uma grupo de garranos muito meigos que nos deixaram aproximar e tocar-lhes, durante subida ainda tivemos tempo para comprimentar uma serpente de água com uns 50 centimetros e as famosas fotos da praxe, não só à serpente mas a quase todas as formas graniticas que nos maravilhavam. (Para mim desde a Corga de Carnicente até ao lugar do Cortiço existe o conjunto mais espetacular e fantastico de formas graniticas do Gerês ) Chegados ao mitico Prado e Cabana da Amarela aproveitamos para almoçar por baixo do famoso Carvalho aí existente com sua mesa aí à nossa espera.
Almoço feito descemos encosta até ao Rio Laço seguindo suas margens em direção ao Prado e Cabana da Touça e daí até albufeira de Porto da Lage onde aproveitamos a sombra e a beleza do local para um merecido descanso junto há água, recuperadas energias seguimos pelo minusculo trilho pela encosta da montanha, uma experiencia fantastica tal a sensação de se caminhar nestas condições em direção a Fafião onde terminamos o percurso.
Este trilho não deve ser feito em dias de chuva ou mesmo de chuva na semana anterior, pois é feito muito sobre rocha e musgo na rocha é presença constante, seco não tem o mínimo de problema mas húmido é muito perigoso.
É um classico que mesmo para aqueles que o conhecem vale sempre a pena fazer este trilho.

Mais fotos em baixo em View more ou http://mountain-celitos.blogspot.pt ou Celitos da montanha