Trilho de Creixomil

January 21, 2023
January 2023

•   3.7 1 review

near Creixomil, Braga (Portugal)

Este percurso junta o Trilho "Por Nascentes e Levadas até à Campa do Frade" ao "Trilho da Ribeira de Feitos"
Trilho circular, tem início e fim junto à capela de N Srª do Rosário em Creixomil.
Começa por seguir o "Trilho por Nascentes e Levadas até à Campa do Frade" no seu sentido anti-horário até chegar a Vilar do Monte. Aí, deixando a igreja à nossa direita, atravessamos a povoação pela sua rua principal, até chegar à Capela da Senhora da Boa Morte.
A partir deste ponto, passamos a seguir o "Trilho da Ribeira de Feitos".
Deixando os caminhos municipais, entramos em caminhos de monte, inicialmente com uma subida moderada, que em seguida se torna mais acentuada, até ao Monte de S Mamede.
Aqui, o eucalipto invadiu a área impedindo a vista da paisagem que se antevia deslumbrante.
A descida foi feita por estradão de monte, desviando do trilho original por este estar ocupado por vegetação.
Atravessada a povoação de Enxate, seguimos a estrada municipal até à Campa do Frade.
Aqui, voltamos a seguir o "Trilho por Nascentes e Levadas até à Campa do Frade" na sua parte final.
Ao longo deste percurso o eucalipto e a austrália, são a vegetação predominante, tornando a paisagem monótona. A grande quantidade de água e lama, prejudicou a evolução ao longo do trilho, obrigando a alguns desvios.
Ao longo do percurso, encontramos marcas de outros trilhos que interceptamos e em algumas partes coincidem com o percurso realizado, pelo que é necessário o uso de GPS/Wikiloc para evitar seguir percursos errados.

PictographPicnic Altitude 251 ft

Campa do Frade

• Photo of zealguem
    zealguem Sep 2, 2023

Escolhi este trilho por ser perto de onde moro, fiquei a conhecer sítios que nem imaginava… bastante bonito o percurso, vale muito apena.