Trilho de Castelo de Monforte (PR9 CHV)

April 24, 2023
April 2023

near Avelelas, Vila Real (Portugal)

A pequena rota “Trilho de Castelo de Monforte” (PR 9 CHV) tem início e fim junto ao painel informativo localizado no Largo do Campo, na aldeia de Avelelas. O trilho atravessa a aldeia, passando pela Capela de Santa Bárbara e pela Igreja de Avelelas, e dirige se para o Castelo de Monforte. O castelo fortificado, construído entre o final do século XIII e o início do século XIV e classificado como Monumento Nacional, tem como principal elemento uma Torre de Menagem. Subindo-se à muralha da fortificação, poderá usufruir-se de uma paisagem panorâmica de 360° que inclui a cidade de Chaves e o amplo vale onde esta se estabeleceu. Junto a este imóvel existe um espaço de lazer, com parques de estacionamento e de merendas. Saindo do Castelo de Monforte, o trilho desce em direção à aldeia de Sobreira, passa pela Capela de São Miguel e regressa à aldeia de Avelelas.

La pequeña ruta “Trilho de Castelo de Monforte” (PR 9 CHV)comienza y termina junto al panel informativo ubicado en Largo do Campo, en el pueblo de Avelelas. El sendero atraviesa el pueblo, pasando por la Ermita de Santa Bárbara y la Iglesia de Avelelas, y conduce al Castillo de Monforte. El castillo fortificado, construido entre finales del siglo XIII y principios del XIV y catalogado como Monumento Nacional, tiene como elemento principal una Torre de Defensa. Subiendo a la muralla, se puede disfrutar un paisaje panorámico de 360 ° que incluye la ciudad de Chaves y el amplio valle donde se estableció. Junto a esta propiedad hay una zona de ocio, con aparcamientos y merenderos. Saliendo del Castillo de Monforte, el sendero desciende hacia el pueblo de Sobreira, pasa por la Capilla de São Miguel y regresa al pueblo de Avelelas.

Painel informativo (inicial/final

Avelelas

Capela de São Miguel

Os locais do culto católico em honra a São Miguel Arcanjo começaram a surgir no século IV, quando ele era percebido como um anjo de cura, e, com o tempo, elevado a protetor da igreja e líder do exército de Deus contra as forças do mal.

Castelo de Monforte de Rio Livre

Castelo medieval, composto por muralha e por torre de menagem construída em 1312. No interior da muralha situavam-se a Casa da Câmara e a Igreja Paroquial do extinto concelho de Monforte de Rio Livre, e outros edifícios que ainda estavam de pé no séc. 18 (C.M. Chaves). Também a antiga barbacã, desenhada por Duarte d'Armas, já não é representada nos desenhos do séc. 18. O castelo integrava a linha estratégica da defesa de Trás-os-Montes, constituindo um ponto de vigia em frente do castelo de Monterrey e do de Chaves, e o melhor exemplar transmontano de uma vila medieval protegida por cerca urbana bastante extensa. Nas imediações existem restos de um antigo aldeamento romano (DGPC).

Capela de Santa Bárbara

Santa Bárbara, conhecida por Bárbara de Nicomédia, é padroeira contra os raios, trovoadas, tempestades e morte súbita. Segundo uma tradição local, a capela é aberta em dias de trovoadas, ficando a santa exposta à sua porta para proteger a povoação contra os relâmpagos.

Lagar rupestre

Lagar rupestre (CNS 19963)

Capela de Nossa Senhora da Natividade

Capela de Nossa Senhora da Natividade (CNS 19964)

Caminho de Souto Bravo

Caminho de Souto Bravo (CNS 19961)