Activity

TRILHO DE ALVRE (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO)

Download

Trail photos

Photo ofTRILHO DE ALVRE (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO) Photo ofTRILHO DE ALVRE (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO) Photo ofTRILHO DE ALVRE (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO)

Author

Trail stats

Distance
3.06 mi
Elevation gain
633 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
633 ft
Max elevation
530 ft
TrailRank 
76 4.6
Min elevation
247 ft
Trail type
Loop
Time
one hour 31 minutes
Coordinates
1208
Uploaded
February 12, 2021
Recorded
February 2021
  • Rating

  •   4.6 6 Reviews

near Aguiar de Sousa, Porto (Portugal)

Viewed 2910 times, downloaded 118 times

Trail photos

Photo ofTRILHO DE ALVRE (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO) Photo ofTRILHO DE ALVRE (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO) Photo ofTRILHO DE ALVRE (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO)

Itinerary description

VÊ AS NOSSAS FOTOS PARA INSPIRAR A TUA PRÓXIMA AVENTURA
Never Stop Exploring
Caminhantes, trails to inspire your next adventure



PARQUE DAS SERRAS DO PORTO

O Parque das Serras do Porto, com perto de 6.000 hectares, é composto por seis serras: Santa Justa, Pias, Castiçal, Santa Iria, Flores e Banjas, abrangendo território dos municípios de Gondomar, Paredes e Valongo. Esta área, classificada desde 2017, como Paisagem Protegida Regional, integra o Sítio Rede Natura “Valongo” e o Parque Paleozóico de Valongo. Aqui, os visitantes podem desfrutar da imensa beleza cultural e paisagística de serras, vales e rios, salientando-se a singularidade geológica, que nos leva a uma interessante viagem pela Era Paleozoica.

Os vales dos rios Ferreira e Sousa convidam a um certo isolamento em estreito contacto com a natureza, enquanto o efeito miradouro das linhas de cumeada proporciona uma excelente perspetiva do território envolvente. Atualmente, o Parque das Serras do Porto tem três centros de receção ao visitante com informação útil sobre o Parque (Visitar Página oficial).



TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO

O Parque está, desde setembro de 2020, a criar uma Rede de Percursos Pedestres que irá ligar os vários trilhos e sinalizar o seu património biológico, geológico, arqueológico, imaterial e construído. São quase 260 km de trilhos para calcorrear por terras de Gondomar, Paredes e Valongo. A rede será composta por uma grande rota, que deverá totalizar 57km ao longo dos três concelhos, e 19 percursos distintos, com pequenas rotas em cada território que deverá estar finalizada na Primavera de 2021. O projeto prevê a instalação de mobiliário, sinalética e uma página web para ajudar quem fizer os percursos, fornecendo informação sobre o território e os pontos de interesse. Enquanto aguardamos a conclusão do projeto começamos a percorrer os trilhos previstos, naquilo que podemos chamar de uma versão de reconhecimento, para inspirar a tua próxima aventura pelo Parque das Serras do Porto…


DESCRIÇÃO DO TRILHO REALIZADO
PR - TRILHO DE ALVRE


O trilho percorre as margens do Rio Sousa e Ribeira de Santa Comba, fazendo uso de parte de um antigo caminho de ligação entre o Salto e Alvre. O percurso proporciona contrastes de serra com os lameiros marginais à ribeira e atravessa paisagens verdejantes de forte beleza natural. É possível calcorrear caminhos velhos com suas calçadas e rodados marcados na rocha, observar trabalhos romanos de exploração mineira e técnicas tradicionais de construção em xisto. Aconselha-se o uso de GPS, os referidos trilhos estão em fase de implementação e não encontramos sinalética suficiente e inequívoca do trilho que seguíamos, podendo levar a erros de orientação no terreno.

Trata-se de um dos percursos mais curtos dos Trilhos das Serras do Porto, mas para aqueles que pretendam um percurso mais longo podem junta-lo ao Trilho dos Moinhos.

Iniciamos o trilho no Lugar do Salto, na freguesia de Aguiar de Sousa. O traçado oficial do trilho tem inicio um pouco abaixo, mas optamos por iniciar neste local porque aqui encontramos um amplo estacionamento. No local não encontramos qualquer painel informativo ou sinalética do percurso. Na ausência de informação e de marcações no terreno realizamos o trilho no sentido dos ponteiros do relógio.



Seguimos, rua abaixo, até à Ponte Rio Sousa para acompanhar a sua margem esquerda pelo antigo caminho de ligação ao lugar de Alvre. Passamos pela Estação Hídrica e pouco depois estávamos na junção das águas da Ribeira de Santa Comba com o Rio Sousa. Este troço faz-nos atravessar paisagens verdejantes de forte beleza natural. Devido às fortes chuvas dos últimos dias o leito do rio galgou a margem pelo que tivemos de subir ligeiramente para transpor cerca de 50 metros do trilho.

Continuamos pelo caminho, agora na margem esquerda da ribeira, até à ponte que tivemos de atravessar. Também aqui encontramos a ponte sobre a Ribeira de Santa Comba submersa pelas águas, descalçámo-nos e de calças arregaçadas atravessamos a ponte em direção ao lugar de Alvre.



Entramos em Alvre pela Rua dos Saltinhos. Seguimos pelas ruas alcatroadas que percorrem o casario do lugar em direção à Escola Primária, sendo pela rua do mesmo nome (Rua da Escola Primária) que deixamos o pequeno lugar em direção à Ribeira de Santa Comba. Atravessamos a ponte da ribeira e seguimos pelo caminho ascendente até ao ponto mais alto deste trilho, localizado aos 162 metros de altitude.

Agora o percurso segue por caminho florestal que vai perdendo altitude até à Senhora do Salto, ponto alto deste trilho. É talvez um dos locais mais apreciados do concelho de Paredes. Este espaço paisagístico, de rara beleza, está encravado entre altas serras por onde corre o rio Sousa. O primeiro waypoint é a Capela da Senhora do Salto, construída em 1725, está rodeada de uma lenda relativa a Nossa Senhora e a um milagre por ela realizado. Em sua homenagem foi erguida esta Capela posteriormente ampliada. Tem um púlpito na galilé e possui uma estrutura em madeira coberta a telha. A imagem de Nossa Senhora do Salto que se encontra ao centro do altar-mor, também está num painel de azulejos.



O outro waypoint é o Miradouro “Boca do Inferno” de características geológicas particulares e de rara beleza. Este espaço paisagístico está encravado entre altas serras por onde corre o rio Sousa. Aqui o Rio Sousa atravessa as rochas quartzíticas que devido à sua dureza e resistência à erosão formam um vale bastante apertado e profundo com vertentes verticais. Nos troços de rochas xistentas, de caraterísticas mais brandas, o vale é aberto formando-se meandros e depósitos aluvionares. Neste local a presença de rápidos, a sequência de pequenas curvas e ainda as vertentes perfeitamente verticais conjugam-se para oferecer uma paisagem de rara beleza.



O lugar da Senhora do Salto “obriga” a uma pausa para contemplação do espaço envolvente de rara beleza e desfrute de momentos de tranquilidade. Esta zona integra a Rede Natura 2000, que confere proteção aos habitats e espécies da flora e fauna, sendo possível a observação do falcão peregrino, a andorinha das rochas, entre outros.

O lugar do Salto está envolto numa lenda, segunda a qual um cavaleiro se livrou da morte ao invocar a proteção da Senhora após um salto inadvertido no abismo. Em sinal de agradecimento pelo milagre, o cavaleiro terá mandado construir a pequena capela da Nossa Senhora do Salto.

LENDA: No local, é ainda possível observar uma pedra aplanada com cinco covas. É esta pedra o mote para as lendas que marcam esta zona. Conta-se que foi nessa rocha que um cavaleiro, perseguido por uma lebre ou um veado (encarnação do Diabo), terá caído, tendo sobrevivido por invocação e proteção de Nossa Senhora. Assim, as ditas “cinco covas” da pedra dirão respeito às quatro patas e ao focinho do equídeo. Diz-se, também, que a pequena capela de Nossa Senhora do Salto tenha sido mandada construir precisamente por este cavaleiro, como agradecimento pelo milagre.

Depois de contemplar toda a envolvência da Senhora do Salto resta-nos subir a rua até ao estacionamento, local escolhido para inicio e término deste trilho.


FICHA TÉCNICA
Realização: 12 de fevereiro de 2021
Percurso: Lugar do Salto - Alvre - Lugar do Salto
Distancia: 4,9 km
Duração: 1h32min
Tempo em movimento: 1h02min
Tempo parado: 0h30min
Movimento médio: 4,8km/h
Acumulado positivo: 192m
Acumulado negativo: 194m



TRILHOS JÁ REALIZADOS NO PARQUE DAS SERRAS DO PORTO

TRILHO DA SERRA DO CASTIÇAL
TRILHO DO VOLFRÂMIO - SERRA DAS FLORES
TRILHO DA CARQUEJA - SERRA DAS BANJAS
TRILHO DE BELÓI - ALTO DA PENECA

TRILHO HISTÓRICO - SERRA DE SANTA IRIA
TRILHO DO VALE DO TORNO - SERRA DO CASTIÇAL
TRILHO DA RIBEIRA DE SANTA COMBA
TRILHO DE ALVRE
TRILHO DOS MOINHOS
TRILHO DE PIAS E CASTIÇAL
TRILHO DO MEL E DO OURO ROMANO
TRILHO DAS ALDEIAS
TRILHO DO VALE DE AGUIAR

TRILHO DOS ROMANOS
TRILHO PORTO À VISTA
TRILHO DA RIBEIRA DE SILVEIRINHOS
TRILHO DO CASTELO
TRILHO DE PIAS
CORREDOR ECOLÓGICO







Se gosta das nossas trilhas adiciona a tua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 355 ft
Photo ofINICIO/FIM (LUGAR DO SALTO) Photo ofINICIO/FIM (LUGAR DO SALTO) Photo ofINICIO/FIM (LUGAR DO SALTO)

INICIO/FIM (LUGAR DO SALTO)

PictographWaypoint Altitude 282 ft
Photo ofPONTE RIO SOUSA Photo ofPONTE RIO SOUSA Photo ofPONTE RIO SOUSA

PONTE RIO SOUSA

PictographWaypoint Altitude 299 ft
Photo ofESTAÇÃO HÍDRICA Photo ofESTAÇÃO HÍDRICA Photo ofESTAÇÃO HÍDRICA

ESTAÇÃO HÍDRICA

PictographWaypoint Altitude 276 ft
Photo ofRIO SOUSA Photo ofRIO SOUSA Photo ofRIO SOUSA

RIO SOUSA

PictographWaypoint Altitude 276 ft
Photo ofRIBEIRA DE SANTA COMBA Photo ofRIBEIRA DE SANTA COMBA Photo ofRIBEIRA DE SANTA COMBA

RIBEIRA DE SANTA COMBA

PictographWaypoint Altitude 411 ft
Photo ofALVRE Photo ofALVRE Photo ofALVRE

ALVRE

PictographWaypoint Altitude 284 ft
Photo ofRIBEIRA DE SANTA COMBA Photo ofRIBEIRA DE SANTA COMBA Photo ofRIBEIRA DE SANTA COMBA

RIBEIRA DE SANTA COMBA

PictographWaypoint Altitude 249 ft
Photo ofCAPELA DA SENHORA DO SALTO Photo ofCAPELA DA SENHORA DO SALTO Photo ofCAPELA DA SENHORA DO SALTO

CAPELA DA SENHORA DO SALTO

PictographWaypoint Altitude 236 ft
Photo ofMIRADOURO 'BOCA DO INFERNO' Photo ofMIRADOURO 'BOCA DO INFERNO' Photo ofMIRADOURO 'BOCA DO INFERNO'

MIRADOURO 'BOCA DO INFERNO'

Comments  (12)

  • Photo of Manuel Almeida
    Manuel Almeida Feb 18, 2021

    Obrigado pela partilha. bem hajam.

  • Photo of Caminhantes
    Caminhantes Feb 18, 2021

    Olá Manuel Almeida.
    O prazer também está na partilha.
    Saudações.

  • Fernanda Pacheco 1 Feb 21, 2021

    I have followed this trail  View more

    Trilho acessível que acompanha as margens do Rio Sousa e Ribeira de Santa Comba. O lugar do Salto é um espaço de uma beleza natural ímpar. Recomendo.

  • Photo of PicosAlpinos
    PicosAlpinos May 26, 2021

    I have followed this trail  View more

    Trilho curto que percorre as margens do Rio Sousa e Ribeira de Santa Comba, ideal para fazer em família.

  • Photo of Caminhantes
    Caminhantes May 27, 2021

    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Saudações.

  • Photo of jcboliveira
    jcboliveira Jul 4, 2021

    I have followed this trail  View more

    Fiz ao contrário do original, até aconselho pois o mais simpático fica no final.
    Mais uma vez, nas serras do Porto, a sinalização fica a desejar e o GPS não é má ideia.

    Uma chamada de atenção para as motas pois tive que chamar à atenção a várias.
    Um bom passeio para família desde que as pedras soltas nos caminhos não seja impecilho.

    Levei um casal equipado com sapatilhas que realizaram o percurso sem problemas.

  • Photo of Caminhantes
    Caminhantes Jul 4, 2021

    Olá jcboliveira!
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Boas caminhadas.

  • Rita Macedo 2 Jul 20, 2021

    I have followed this trail  View more

    Alguma confusão nas indicações, no site das serras dos Porto refere-se como PR1 linha vermelha, e lá nem sempre aparece assim, e tivemos que seguir por intuição, mas fez-se muito bem, e as partes junto ao Rio são lindas.

  • Photo of Caminhantes
    Caminhantes Jul 20, 2021

    Olá Rita Macedo 2!
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Boas caminhadas.

  • Photo of Daniel_Gomes
    Daniel_Gomes Aug 16, 2021

    I have followed this trail  verified  View more

    Por ser parte de um outro PR, seria melhor mais alguma informação no percurso.

  • Photo of Caminhantes
    Caminhantes Aug 17, 2021

    Olá Daniel_Gomes!
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Se usar a nossa trilha no GPS não há que enganar no percurso.
    Boas caminhadas.

  • laurita1949 Aug 28, 2023

    Obrigada por publicitar esta trilha. Para quem não conhece a descrição foi muito clara, muito fácil de seguir. Mais uma vez obrigado

You can or this trail