Trilho das Tormentas - Arouca

August 25, 2018
August 2018

near Covelo de Paivô, Aveiro (Portugal)

Mais um percurso pelo concelho de Arouca, desta vez a opção foi escolher o antigo PR5 de Arouca "Rota das Tormentas", recentemente este trilho sofreu alterações ficando um percurso mais curto entre a aldeia de Janarde e a Praia Fluvial de Meitriz, com o nome de "Livraria do Paiva". Era nossa intenção efetuar o antigo trilho e assim iniciamos o percurso na aldeia de Silveiras junto à antiga Escola Primária.
Após passar entre as ruas da aldeia e pela Capela local, seguimos as marcações da GR28 de Arouca e iniciamos uma descida bastante acentuada, que nos leva a uma linha de água, após o curso de água, tem inicio uma subida dura que nos leva à Portela da Malhada, o ponto mais alto deste percurso, daqui, através das marcações da GR28, iniciamos a descida até aldeia de Cortegaça, após passar entre a aldeia, onde se vislumbra algumas casas recentemente recuperadas, subimos novamente até à cumeada junto à estrada em asfalto, por alguns metros seguimos esta estrada, mas rapidamente acaba o alcatrão e o caminho passa a terra batida em direção à aldeia de Meitriz, nesta aldeia passamos entre as ruas e descemos até à Praia Fluvial de Meitriz situada no Rio Paiva, passamos a ponte para a outra margem, até Além do Barco, onde se situa o Parque de Merendas, lugar muito bem arranjado e foi neste local que efetuamos o reforço matinal.
Após o reforço deixamos as marcações da GR28 e seguimos agora as marcações do novo PR5, através da estrada em alcatrão até à povoação de Janarde, esta estrada segue paralela ao Rio Paiva até Janarde, aqui fomos conhecer a aldeia e continuamos a seguir o PR5 até ao Miradouro do Paiva, um Geositio onde se pode ver os Meandros e Conheiros do Paiva, após as fotos da praxe, era hora do regresso ao inicio do percurso e para evitar regressar pela mesma rota decidimos subir pela encosta contrária em direcção ao alto das Tormentas, este caminho florestal e derivado aos últimos incêndios, encontra-se com algumas árvores e algum mato que dificulta a progressão, mas o caminho está lá e após alguns desvios de forma evitar o mato e com alguns arranhões nas pernas lá chegamos ao Alto das Tormentas.
Após chegar ao Alto, já se vislumbra o trilho que tínhamos efetuado à vinda, junto à estrada em terra batida que nos leva à estrada em alcatrão e daqui é seguir novamente o mesmo percurso até à aldeia de Silveiras onde iniciamos.
De referir que este percurso não se encontra sinalizado, existe apenas as marcações da GR28 e do PR5 de Arouca, como se trata de um conjunto de trilhos quem optar por fazer o percurso levar sempre GPS.
Apesar de classificar este trilho como moderado, uma vez que são apenas 17km, ter atenção que é um percurso de sobe e desce constante com cerca de 1000mt de desnível acumulado o que pode ser doloroso para alguns menos preparados para estes percursos.
A subida de Janarde até ao Alto das Tormentas não tem qualquer abastecimento liquido, devem transportar água suficiente e caso esteja calor ter atenção que é bastante exposto ao sol.