Trilho das minas de antimónio e do ouro Gondomar - Parque das serras do Porto

Photo ofTrilho das minas de antimónio e do ouro Gondomar - Parque das serras do Porto Photo ofTrilho das minas de antimónio e do ouro Gondomar - Parque das serras do Porto Photo ofTrilho das minas de antimónio e do ouro Gondomar - Parque das serras do Porto

1961
December 26, 2023
December 2023

near Broalhos, Porto (Portugal)

Trilho das minas de antimónio e do ouro Gondomar - Parque das serras do Porto

É um trilho que decorre na totalidade em área florestal da encosta sul da Serra das Flores, no município de Gondomar, fazendo parte do parque das Serras do Porto e tem como principal objetivo a visita a várias minas/complexos mineiros de extração de antimónio e ouro, hoje desativados e em ruínas. O trilho atinge a cumeada da serra, permitindo belas panorâmicas para leste e oeste e podemos apreciar a sul o rio Douro, que se encontra quase sempre meio escondido pelo arvoredo. Pelo caminho passamos pelo marco geodésico de Medas e visitamos a inacabada capela de Santa Bárbara, atualmente em ruínas.

NOTA: É necessário muito cuidado quando caminhamos perto das minas antigas pois existem POÇOS muitos deles sem qualquer indicação ou proteção!

A maior parte do trilho decorre em caminhos florestais, por pisos em diferentes estados de conservação. Uma pequena parte é efetuado em trilhos de pé posto. Na zona mais alta do percurso existe uma derivação de 400 metros (ida e volta) para visita do Marco geodésico e das ruínas da capela de Santa Bárbara. Este troço exige um passo de trepada e destrepada.Tirando este segmento, temos que passar por um escada improvisada, que não apresenta dificuldades. Do ponto de vista tecnico não apresenta outros problemas. Do ponto de vista físico, temos 2 subidas de forte pendente, pelo que pontuamos este trilho como moderado.
Este percurso é caraterizado por apresentar muita sombra, sendo a árvore dominante o eucalipto e as acácias. Encontramos ainda pinheiros, carvalhos e sobreiros.

Tem como principais.

Pontos de Interesse: -Mina da Tapada
-Mina do Ribeiro da Serra
-Mina de Alto de Sobrido
-Marco Geodésico
-Ruínas da Capela de Sta. -Bárbara
-Mina do Corgo
-Ribeiro do Corgo

O trilho circunda as vertentes sul da Serra das Flores, antigamente designada por Serra do Açor, por ser comum observar-se aves de rapina como o açor.
A capela de Santa Bárbara foi mandada construir em 1884, a pedido de José Maria Pereira de Lima, proprietário das Minas de Riba-Douro, com o intuito de prestar homenagem a Santa Bárbara, padroeira dos mineiros. Este espaço com objetivos religiosos, lamentavelmente, nunca esteve aberto a culto, pois a capela não foi concluída, encontrando-se atualmente em ruinas.