Trilho das Cascatas do Arado ao Poço Azul - Serra do Gerês

Photo ofTrilho das Cascatas do  Arado ao Poço Azul - Serra do Gerês Photo ofTrilho das Cascatas do  Arado ao Poço Azul - Serra do Gerês Photo ofTrilho das Cascatas do  Arado ao Poço Azul - Serra do Gerês

February 21, 2014

near Ermida, Braga (Portugal)

Percurso feito a 20-07-2013 com o apoio de um pequeno e muito simples mapa que imprimi de alguém que por lá passou. O caminho decorre em pleno coração do espantoso Parque Nacional da Peneda-Gerês e tem inicio junto da Cascata do Arado. Com pena minha actualmente já é possível realizar parte do caminho de carro até a Casa do Doutor, algo que antes apenas era permitido aos naturais e residentes. Nós optamos por deixar o carro num espaço de estacionamento junto a Cascata do Arado (após passar a ponte e seguindo o estradão por 100 metros),onde antes estava a sinalética que proibia a circulação dos carros. Foram poucas as pessoas com quem nos cruzamos e esses poucos como nós procuravam o caminho que não está sinalizado. Deu para trocar algumas informações e comparar indicações. No Curral do Pinhõ lamentavelmente perdemos a companhia de um jovem casal que seguiu em frente e nunca mais os vimos. Chegar ao Poço Azul é uma maravilhosa sensação de paz e silencio, só o som da água a correr naquela límpida lagoa azul cristalino com uma transparência ímpar mas de considerável profundidade. Apesar da água fria não se resiste a um "banhinho" antes da merenda para ganhar forças para o regresso. Poucas pessoas se avistam. Algumas carregadas com mochilas bem apetrechadas iam provavelmente passar uma noite em autonomia para os lados da Rocalva, outros iam em simples passeio de um dia como nós. Apesar de actualmente o Poço Azul já estar muito divulgado e com grande responsabilidade da net, ainda não está massificado e continua a ser uma pequena Pérola do Gerês. Na verdade nem todos os que o procuram o encontram. No fim quando chegamos a Cascata do Arado a multidão e confusão era muita e o engarrafamento de carros algo assustador o que nos impressionou após a paz que tínhamos vivido.
No fim foi a sentida despedida das nossas botas, companheiras de tantos trilhos e Km mas que não resistiram a mais este. No entanto fica a certeza e o orgulho de que se finaram num dos belos trilhos do fantástico Parque Nacional da Peneda-Gerês.

PictographLake Altitude 2,861 ft

Poço Azul

Vista sobre o Vale do Rio Conho

Fonte

Interseção para a direita por trás da Casa do Doutor e acesso a Ponte das Servas

PictographInformation point Altitude 2,516 ft

Curral da Vezeira da Ermida

PictographInformation point Altitude 2,530 ft

• manuelvale Aug 20, 2014

Trilho sem sinalização, vale os mariolas para nos guiar. Trilho de beleza fantastica que se faz bem, com bastantes locais de sombra e fontes para abastecimento de agua.

• Photo of Pedro Mesquita Almeida
    Pedro Mesquita Almeida Sep 22, 2014

Fiz este trilho com a minha namorada, nunca antes tinhamos feito algum e foi a primeira vez que testei a aplicação, fiquei supreendido com a precisão do GPS (samsung galaxy s2) . Fizemos o trilho tal como indicado, mas sugiro que deixem o carro na "casa do doutor" se forem amadores como nós sendo que é a partir dai que começa a parte "selvagem". Um grande obrigado ao Sr. Santos por nos "guiar" neste fantástico passeio. PS:sugiro fazer num dia mais quente sendo que é muito refrescante o mergulho na lagoa :)

F santos Oct 4, 2014

Um ano depois regressei ao Poço Azul :
    ( http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=7352477 )
    Desta vez com Smartphone Quechua Phone 5″ e na companhia da minha querida companheira de tantos anos de vida, loucuras, trilhos e aventuras, assim como de um dos frutos do nosso amor, isto é, o nosso Príncipe.

• marcroov May 3, 2015

Nice trail, with some lovely places. We met a shepherd on the way.

F santos May 3, 2015

marcroov obrigado pela informação. Bons trilhos.

• Photo of Santos_89
    Santos_89 Jun 21, 2015

Sabado com familia e amigos bem passado. Trilho a voltar a fazer. Obrigado pela partilha.

F santos Jun 21, 2015

jrss_6 fico feliz por ter gostado.

• Photo of Mateus Cabral
    Mateus Cabral Jul 31, 2015

Muita Caminhada mais valeu a pena!

• Photo of Maria Vale
    Maria Vale Sep 27, 2015

Belas paisagens, com fontes frequentes. Se seguir pela frente da casa do doutor, irá encontrar um pequeno rio/ribeiro com uma passagem em pedra linda!! Se estiver com os pés cansados antes/depois de chegar ao Poço Azul, poderá mergulha-los na água fresca. É muito muito agradável. Obrigado F. Santos pelas suas dicas!!

• Assirio Carneiro Nov 19, 2015

Vale a pena pela calma e paisagens.

• Photo of Ze_Luis
    Ze_Luis Jan 6, 2016

Nas proximas ferias estarei por lá; obrigado ..

• Amorim14 May 27, 2016

Trilho fácil e belas paisagens

• Luismachadopereira Jun 10, 2016

Olá caros colegas, sou novo nos trilhos, pergunto como consigo a localidade onde deixo o automóvel. Preferencialmente na casa do Doutor ?
    Obrigado /outdoor-trails/trilho-das-cascatas-do-arado-ao-poco-azul-serra-do-geres-6183969#wp-6183974

F santos Jun 10, 2016

Companheiro Luismachadopereira, a casa do Doutor é isolada de localidades. A mais perto será Ermida ou Fafião a alguns Km. Nas cascatas do Arado se seguir o estradão após passar a ponte vai chegar a Casa do Doutor. No entanto no verão tem placas a proibir a circulação excepto a naturais ou residentes. Estas placas são de legalidade duvidosa e neste local nunca assisti a qualquer problema. O estradão é o caminho que marcado neste trilho. Boa iniciação. /outdoor-trails/trilho-das-cascatas-do-arado-ao-poco-azul-serra-do-geres-6183969#wp-6183974

• Luismachadopereira Jun 10, 2016

Peço desculpa novamente, pelo que percebi tenho de deixar o carro em Fafião correto ? Sabe-me dizer +/- quantos klms são a pé ate ao poço azul ? /outdoor-trails/trilho-das-cascatas-do-arado-ao-poco-azul-serra-do-geres-6183969#wp-6183974

F santos Jun 10, 2016

Não. O mais fácil são duas opções:

1 - Carro nas Cascatas do Arado e iniciar a pé nesse local. Tal e qual como está este trilho. É o que habitualmente se faz.

2 - Nas Cascatas do Arado continuar o estradão até a casa do Doutor e estacionar. Das cascatas do Arado a casa do doutor existem as placas de só autorizado a circulação de carro a naturais e residentes, mas muita gente o faz sem problemas. A estrada é acessível a ligeiros.

Começar em Fafião para inicio é duro. /outdoor-trails/trilho-das-cascatas-do-arado-ao-poco-azul-serra-do-geres-6183969#wp-6183974

• alicio_04 Jul 21, 2016

Olá boa tarde qual a morada a colocar no GPS para ir ter a casa do doutor, visto que de lá até ao poço azul é de menor percurso.
    Obrigado

• sarasilva2904 Aug 28, 2016

Alguém sabe se este trilho foi afectado pelos incêndios recentes?

• boocsster Mar 19, 2017

Belas paisagens se encontram neste percurso.
    No fim temos aquele fabuloso poço.

• Ricardotav76 Apr 14, 2017

Fiz este percurso em família que inclui duas crianças de 8 e 11 anos e adoramos todos pela expectativa criada e superada com a chegada ao Poço Azul! Recomendo o percurso pela beleza natural do mesmo desde o início!

• rui__alves Jul 10, 2017

Estou a pensar fazer este precurso em brev Será que alguém me pode dizer se podemos ir de carro até à casa do dr. Uma vez que vou levar crianças pequenas assim sendo encurto o caminho em alguns km?

Muito útil a informacao

• Photo of SSMORAIS
    SSMORAIS Oct 1, 2017

Trilho sem marcação, mas relativamente fácil de seguir.
    De salientar que não é possível ir de carro até a casa do doutor, sendo que existe sinalização vertical que o impede, e bem, para preservar a natureza do local.
    Local de beleza impressionante, mas infelizmente já com marcas humanas, nomeadamente lixo. Algo que me entristecesse muito.
    É um local que merece visita, mas que também deve ser preservado.
    Obrigado pela partilha.

• Photo of XtremelySlow
    XtremelySlow May 29, 2018

Excelente trilho, sem marcação mas de orientação fácil com recurso a GPS.
    A beleza é inegável.
    Obrigado pela partilha.

• Photo of Danielduartep
    Danielduartep Jun 26, 2018

Boa tarde. O percurso é simples de modo a fazer-se num grupo com algumas crianças?
    Obrigado

F santos Jun 26, 2018

Boas Handprint, o percurso é simples sem perigos de maior. Quanto a crianças tudo depende das idades e numero delas. A partir dos 8/9 anos não vejo inconvenientes. Mais novos têm de ter alguma resistência devido a distancia. Já vi fazerem com crianças de colo, coragem para as carregar. No Poço Azul, água límpida e pode enganar quanto a profundidade. Junto a queda de água é fundo. Importante saber nadar ou usar braçadeiras ou bóias. Desaconselho colchões para quem não sabe nadar. Mergulhos do alto da cascata de cabeça esqueçam, de pés é por conta e risco pois existem pedras grandes no meio da lagoa e com água tão límpida podem induzir em erro quanto a profundidade. Um resgate ou emergência num acidente nesse local pode ser complicado pois o acesso dos meios de socorro nos últimos 1.8 km é a pé e de helicóptero não é fácil. Rede de telemóvel pode ser fraca depende da operadora e local. O Poço Azul fica num pequeno e estreito vale e net ou telemovel nem sempre lá chega.
    No entanto vale a pena e os miúdos adoram o local, levar água protector solar ... e boa disposição.

• Photo of Danielduartep
    Danielduartep Jun 26, 2018

Ok! Muito obrigado pela informação detalhada. :D

• Lizzy89 Sep 13, 2018

Se deixar o carro no estacionamento de arado.. da pra ir a pé para a casa de Dr?

• Assirio Carneiro Sep 13, 2018

Sim dá para deixar o carro junto á cascata e seguir para a casa do Dr.

• Lizzy89 Sep 13, 2018

Obrigada Assírio Carneiro. Você acha melhor seguir em frente de carro para estacionar na casa do doutor ou não? Tenho um carro de tamanho médio..

F santos Sep 13, 2018

Para mim e para desfrutar da caminhada é deixar o carro no Arado. Passar a pé pela cabana da Malhadoura, cabana da trivela e Curral de Portos.

• marcoferreira.trofa May 27, 2019

A parte final, a par do rio, é sinuosa. Seguir o "tubo de água".

• Carla Lopes 2 Jun 8, 2020

Fiz este trilho ontem e adorei, a paisagem é lindíssima, vistas incríveis. A parte mais complicada é quando temos que descer o monte, passar pelo rio Congo e voltar a subir mas ainda assim faz-se bem...o último troço inspira mais cuidados.

• Bruna M. Silva Jun 17, 2020

Obrigada pela partilha. Alguém sabe se atualmente é possível estacionar junto junto à Casa do Doutor?

• Photo of HalloCharlie
    HalloCharlie Aug 10, 2020

Relativamente fácil de se fazer, no entanto requer um mínimo de preparação física para aguentar com as elevadas variações de altitudes.

• Photo of Mark-Julius Pikat
    Mark-Julius Pikat Sep 28, 2021

Great trail and much easier and faster than expected!