TRILHO DAS ALDEIAS (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO)

Photo ofTRILHO DAS ALDEIAS (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO) Photo ofTRILHO DAS ALDEIAS (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO) Photo ofTRILHO DAS ALDEIAS (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO)

2020
February 22, 2021
February 2021

near Aguiar de Sousa, Porto (Portugal)

VÊ AS NOSSAS FOTOS PARA INSPIRAR A TUA PRÓXIMA AVENTURA
Never Stop Exploring
Caminhantes, trails to inspire your next adventure

PARQUE DAS SERRAS DO PORTO

O Parque das Serras do Porto, com perto de 6.000 hectares, é composto por seis serras: Santa Justa, Pias, Castiçal, Santa Iria, Flores e Banjas, abrangendo território dos municípios de Gondomar, Paredes e Valongo. Esta área, classificada desde 2017, como Paisagem Protegida Regional, integra o Sítio Rede Natura “Valongo” e o Parque Paleozóico de Valongo. Aqui, os visitantes podem desfrutar da imensa beleza cultural e paisagística de serras, vales e rios, salientando-se a singularidade geológica, que nos leva a uma interessante viagem pela Era Paleozoica.

Os vales dos rios Ferreira e Sousa convidam a um certo isolamento em estreito contacto com a natureza, enquanto o efeito miradouro das linhas de cumeada proporciona uma excelente perspetiva do território envolvente. Atualmente, o Parque das Serras do Porto tem três centros de receção ao visitante com informação útil sobre o Parque (Visitar Página oficial).

TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO

O Parque está, desde setembro de 2020, a criar uma Rede de Percursos Pedestres que irá ligar os vários trilhos e sinalizar o seu património biológico, geológico, arqueológico, imaterial e construído. São quase 260 km de trilhos para calcorrear por terras de Gondomar, Paredes e Valongo. A rede será composta por uma grande rota, que deverá totalizar 57km ao longo dos três concelhos, e 19 percursos distintos, com pequenas rotas em cada território que deverá estar finalizada na Primavera de 2021. O projeto prevê a instalação de mobiliário, sinalética e uma página web para ajudar quem fizer os percursos, fornecendo informação sobre o território e os pontos de interesse. Enquanto aguardamos a conclusão do projeto começamos a percorrer os trilhos previstos, naquilo que podemos chamar de uma versão de reconhecimento, para inspirar a tua próxima aventura pelo Parque das Serras do Porto…

DESCRIÇÃO DO TRILHO REALIZADO
PR - TRILHO DAS ALDEIAS

O trilho tem inicio e fim no lugar do Salto, freguesia de Aguiar de Sousa e percorre as Serras das Banjas, de Santa Iria e de Pias, ligando as aldeias de Alvre, Santa Comba, Sarnada, Senande e Aguiar de Sousa. O percurso proporciona contrastes da serra com os lameiros marginais ao rio e ribeira com paisagens verdejantes de forte beleza natural onde encontram refúgio inúmeras espécies de grande relevância conservacionista, como galerias de amieiro, freixo e salgueiro, a que se juntam o carvalho alvarinho, o pilriteiro, o sanguinho e o loureiro. Ao longo do percurso é possível calcorrear caminhos velhos com suas calçadas e rodados marcados na rocha, observar trabalhos romanos de exploração mineira e técnicas tradicionais de construção em xisto. Aconselha-se o uso de GPS, os referidos trilhos estão em fase de implementação e não encontramos sinalética suficiente e inequívoca do trilho que seguíamos, podendo levar a erros de orientação no terreno.

Iniciamos o trilho no Lugar do Salto, na freguesia de Aguiar de Sousa. Optamos por iniciar no amplo estacionamento adjacente à Senhora do Salto. No local não encontramos qualquer painel informativo ou sinalética do percurso. Na ausência de informação e de marcações no terreno realizamos o trilho no sentido dos ponteiros do relógio, sem qualquer razão especial para essa decisão.

Seguimos rua abaixo em direção à Ponte Rio Sousa e ao largo da Senhora do Salto. Se é a primeira vez que está no Lugar do Salto, aproveite para contemplar toda a envolvência da Senhora do Salto, local que contém um parque de merendas e uma vista deslumbrante para o rio e “Boca do Inferno”. Este espaço paisagístico, de rara beleza, está encravado entre altas serras por onde corre o rio Sousa. Aqui o Rio Sousa atravessa as rochas quartzíticas que devido à sua dureza e resistência à erosão formam um vale bastante apertado e profundo com vertentes verticais. Nos troços de rochas xistentas, de caraterísticas mais brandas, o vale é aberto formando-se meandros e depósitos aluvionares. Neste local a presença de rápidos, a sequência de pequenas curvas e ainda as vertentes perfeitamente verticais conjugam-se para oferecer uma paisagem de rara beleza. Esta zona integra a Rede Natura 2000, que confere proteção aos habitats e espécies da flora e fauna, sendo possível a observação do falcão peregrino, a andorinha das rochas, entre outros. O lugar do Salto está envolto numa lenda, segunda a qual um cavaleiro se livrou da morte ao invocar a proteção da Senhora após um salto inadvertido no abismo. Em sinal de agradecimento pelo milagre, o cavaleiro terá mandado construir a pequena Capela da Nossa Senhora do Salto, posteriormente ampliada. Tem um púlpito na galilé e possui uma estrutura em madeira coberta a telha. A imagem de Nossa Senhora do Salto que se encontra ao centro do altar-mor, também está num painel de azulejos.

O percurso acompanha a margem esquerda do Rio Sousa pelo antigo caminho de ligação ao lugar de Alvre. Passamos pela Estação Hídrica e pouco depois estávamos na junção das águas da Ribeira de Santa Comba com o Rio Sousa. Este troço faz-nos atravessar paisagens verdejantes de forte beleza natural. Continuamos pelo caminho, agora na margem esquerda da Ribeira de Santa Comba, até à ponte que tivemos de atravessar.

Entramos em Alvre pela Rua dos Saltinhos. Seguimos pelas ruas alcatroadas que percorrem o casario do lugar em direção à Escola Primária. Aqui, seguimos à esquerda e pouco depois a estrada desemboca num caminho de terra que volta a atravessar a Ribeira de Santa Comba, e num sobe e desce, atravessa uma zona florestal e diversas linhas de água, até ao lugar de Santa Comba.

Seguimos pelas ruas do lugar até à Capela de Santa Comba, que já fora demolida e reconstruída em 1965. Não é ela, porém, o Orago da freguesia, mas sim São Pedro. Santa Comba é uma aldeia com grande importância a nível do subsolo, pois crê-se que existe ouro, nomeadamente nas Banjas. Esta aldeia festeja a sua romaria no último domingo de julho sempre com grandes festas.

Daqui, seguimos pela Travessa da Capela ao encontro da Rua de Santa Comba (EM610) que atravessa todo o lugar. Deixamos Santa Comba pela Rua dos Valongos que desemboca num amplo caminho florestal que vai descendo até à Ribeira de Santa Comba.

Agora seguimos por caminho florestal, inicialmente pela margem esquerda da Ribeira de Santa Comba e margem direita do Ribeiro das Banjas. Pouco depois o caminho segue o Ribeiro das Banjas, passa pelas Ruínas do Complexo Mineiro das Banjas, conjunto de estruturas em ruínas relacionadas com a gestão e tratamento do minério, designadamente, instalações dos escritórios, residências, fornos e tanques de lavagem cujo auge de laboração terá sido nas primeiras décadas do século XX.

Seguindo o caminho florestal, atravessamos o Ribeiro das Banjas, local onde o trilho segue à esquerda por caminho ascendente em direção à Mina das Banjas. O Couto Mineiro das Banjas constitui um local de grande interesse histórico e cultural, uma vez que se reveste de um misto de mineração de ouro romano prosseguida, mais recentemente, de exploração de ouro e de antimónio. As Minas das Banjas começaram a ser exploradas no tempo dos romanos, havendo, inclusive, vários vestígios dessa época espalhados por toda a serra de Santa Comba, onde se localizam várias concessões, uma das quais designada por poço romano. A exploração do ouro voltou a ser realizada já nos finais do século XIX e início do século XX, mas desta vez sob a direção de uma firma inglesa.

Para visitar a entrada da mina, que se encontra fechada com gradeamento, é necessário fazer um pequeno Desvio ao percurso. Voltando ao trilho, seguimos o amplo caminho florestal ascendente onde predomina uma vegetação rasteira de carqueja e urze, passa algumas linhas de água, com destaque para o Ribeiro das Banjas, já muito próximo da sua nascente até alcançar a gruta das Banjas. A Gruta das Banjas não é mais do que uma antiga mina de ouro escavada a pulso pelos nossos antepassados e correspondem a grandes covas/buracos (cortas) resultantes das técnicas de extração utilizadas pelos romanos, que decorreram do desmonte a céu aberto de grandes quantidades de rocha. Este local é perigoso porque a gruta não está vedada e é um grande buraco no solo com uma profundidade que impõem respeito. Para visitar a gruta aconselha-se o uso de lanterna pelo perigo de escorregar ou bater com a cabeça no teto da gruta.

O trilho segue, progressivamente até à cumeada, onde vamos Seguir à Direita por amplo caminho florestal entre o eucaliptal. As panorâmicas envolventes são soberbas, é visível S. Domingos da Serra, a Foz do Rio Arda (na freguesia de Pedorido), a Foz do Rio Mau (na freguesia de Rio Mau), a freguesia de Melres, com destaque para o curso do Rio Douro atestando bem a dureza dos seus contornos tortuosos encaixados nos profundos vales.

E assim chegamos à Serra de Santa Iria, continuamos a baixar até à estrada N319-2 que interseta por algumas vezes o trilho entre os lugares de Sarnada e Senande. Atravessamos o casario rural de Sarnada por caminho asfaltado, cruzamos a A41 por um viaduto e seguimos para o próximo aglomerado rural onde visitamos a Igreja Matriz de Senande.

Agora seguimos pelas ruas que atravessa o pequeno lugar de Senande em direção ao Salto, para na bifurcação seguir à esquerda em direção ao Lugar do Castelo. Intersetamos uma vez mais a estrada N319-2, passamos a ponte de Aguiar, para pouco depois fazer o Desvio Castelo, seguindo a indicação da placa sinalizadora da Rota do Românico a indicar a Torre do Castelo.

Seguimos pela Travessa do Castelo, a subida é um pouco acentuada, mas o caminho em xisto está bem conservado. A Torre do Castelo de Aguiar de Sousa situa-se num local com condições naturais de defesa, na margem direita do Rio Sousa, e assume interesse estratégico para as Terras do Vale do Sousa. Edificado, provavelmente, no século X, altura em que as crónicas cristãs referem a tomada do castelo pelo Almançor quando das suas incursões para Santiago de Compostela. A partir do século XI torna-se cabeça de Terra de Aguiar dominada pelos Sousas ou Sousões, convertendo-se em 1258, no centro administrativo judicial do “Julgado de Aguiar de Sousa”, um dos mais poderosos da região de Entre-Douro-e-Minho, até ao século XIX.

Voltamos à estrada N319-2 para 100 metros à frente seguir pelo caminho florestal, por entre o eucaliptal, em direção a noroeste. Atravessamos novamente a estrada N319-2 e seguimos agora por caminho alcatroado pelo casario de Aguiar de Sousa, intersetamos uma Fonte que em dias de calor será bem apreciada. É aproximadamente um quilometro de caminho alcatroado que percorre o aglomerado de Aguiar de Sousa.

A estrada asfaltada desemboca num amplo caminho florestal que vai subindo até aos 274 metros de altitude, numa Encruzilhada de Caminhos, já na Serra de Pias. Aqui o nosso trilho vira acentuadamente para nordeste. O caminho segue em direção ao Lugar do Salto, restam-nos pouco mais de 2,5 quilómetros descendentes por caminho florestal onde a vegetação predominante continua a ser o eucalipto. Já perto do termino do trilho intersetamos novamente a estrada N319-2 onde nos refrescamos com as frescas águas da Fonte. Daqui até ao local de inicio e fim do trilho é um instante.

FICHA TÉCNICA
Realização: 22 de fevereiro de 2021
Percurso: Lugar do Salto - Alvre - Santa Comba - Banjas - Santa Iria - Lugar de Brandião - Sarnada - Senande - Aguiar de sousa - Lugar do Salto
Distancia: 27,3 km

TRILHO DO CASTELO
TRILHO DE PIAS
CORREDOR ECOLÓGICO

Se gosta das nossas trilhas adiciona a tua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

LUGAR DO SALTO (ESTACIONAMENTO)

PONTE RIO SOUSA

DESVIO MINA DAS BANJAS

MINA DAS BANJAS

RIBEIRO DAS BANJAS

GRUTA DAS BANJAS (ENTRADA)

SEGUIR À DIREITA

FONTE (EN319-2)

• Photo of PicosAlpinos
    PicosAlpinos Jun 1, 2021

Bonito trilho, onde temos contacto com ruínas da exploração mineira e técnicas tradicionais de construção em xisto.

• Photo of Caminhantes
    Caminhantes Jun 3, 2021

Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Boas caminhadas.