Trilho da Veiga da Mira

December 14, 2022
December 2022

near Covelos, Viana do Castelo (Portugal)

O Trilho da Veiga da Mira é um percurso pedestre, de pequena rota, marcado e sinalizado, de acordo com as diretrizes nacionais e internacionais emanadas pela ERA/FERP (European Ramblers Association/Fédération Européenne de la Randonnée Pédestre). Este percurso, cujo, âmbito principal é ecológico e ambiental, também se destaca pelo património histórico e cultural, sendo um percurso completo para quem visita a Veiga da Mira. Tem inicio no Parque de Lazer da Nossa Srª da Cabeça, em Cristelo Covo, Valença. Conta com uma distância aproximada de 11,8 km, percorre as freguesias valencianas de Cristelo Covo, Arão e São Pedro da Torre, com um grau de dificuldade fácil. Seguimos pela Ecopista do rio Minho aproveitando a tranquilidade do rio e a fantástica paisagem, caraterizada pela sua vegetação ripícola, com os amieiros, os freixos, os salgueiros e os choupos que a configuram uma beleza natural. Rapidamente entramos nas veigas onde podemos observar a riqueza da diversidade da avifauna existente. A passos curtos, chegamos à ponte da Veiga da Mira, construída na época medieval, servia de ligação do caminho velho entre São Pedro da Torre a Valença, que por sua vez coincide com o atual Caminho de Santiago, vindo da costa. Continuamos pela ecopista mas desta vez iremos contornar as margens da ribeira da Veiga da Mira, até à sua foz, com o rio Minho. Adentramos no núcleo rural de São Pedro da Torre, em que temos a oportunidade de ver o cruzeiro da independência, a Igreja Matriz, a Fonte Santa ou Água da Pele e a Ponte das Ínsuas. Iremos dar destaque à famosa Fonte Santa ou Água da Pele, pela sua importância medicinal que a população local lhe confere a estas águas e cujos tratamentos serviam para doenças de pele, escrofulismo e úlceras. Esta fonte de águas hipotermais (18º de temperatura durante todo o ano)hipossalinas, cloretadas sódicas, sulfatadas cálcicas, magnesianas e siliciosas, lhe foi caracterizada, numa análise de água feita em 1881. Existe atualmente as ruínas de uma antigo balneário, que foi descrito em tempos (1906) como modesto, limpo e cuidado. No início da década de 60, estes balneários encerram e atualmente pouco resta. Deixamos para trás o núcleo rural e aventuramo-nos na área da Veiga da Mira classificada como parte integrante da Rede Natura 2000, dentro da ZPE dos Estuários dos Rio Minho e Coura e caracterizada por ser uma área de veiga húmida, inundável, onde predomina a vegetação ribeirinha de bosque do tipo Louriçal, Palustres e de Carvalho, é um habitat privilegiado para várias espécies de aves migratórias e principalmente para a lontra. Após deixarmos esta zona de interesse ecológico e ambiental, continuamos na ecopista do rio Minho de regresso à zona de lazer e fluvial da Srª da Cabeça, com paisagens deslumbrantes de interesse ímpar.

Capela Sra da Cabeça

Parque de lazer da Sra da Cabeça

Cruzeiro Sr do Socorro

Ponte Medieval da Veiga da Mira

Foz da ribeira da Mira

Cruzeiro da Independência

Igreja Matriz de São Pedro da Torre

Fonte Águas Santas (hipotermal)

Ponte Velha de Chamosinhos (medieval)

Ecosistema agricola da Veiga da Mira

• Photo of Francisco Leite
    Francisco Leite Jan 23, 2023

Trilho com paisagens bonitas e interessantes.