Trilho da Tribela a Porto da Lage

May 5, 2014
May 2014

near Ermida, Braga (Portugal)

Trilho feito em pleno coração da Serra do Gerês, com inicio junto á Tribela. Embora para lá chegarmos tivemos que passar pelos buracos com bocadinhos de estradão, pois eram mais os buracos do que o estradão, mas devagar lá chegamos. Paramos a viatura e fomos em direção à ponte das Servas, subimos até cabana do Pinhõ onde se encontrava um pastor e logo aproveitamos para uma breve conversa sobre a montanha e suas historias, daí subimos para o Prado da Carvalhosa ou Pousada conforme se queira chamar, um prado sempre verdejante com sua bela Cabana meio escondida na Rocha, umas fotos e descemos até ao Prado dos Bicos Altos onde aproveitamos para um breve descanso e aproveitamos para saborear a água da Bica sempre fresquinha. Continuamos subindo em direção Prado da Amarela e dai até Miradouro sobre Rio Laço e Prado da Touça, miradouro que parece que estamos em solo lunar devido crateras e erusão presente. Aproveitamos para algumas fotos sobre Rio Laço, Touça, Sombrosas, Quinas da Arrocela ...etc, iniciamos descida para Porto da lage onde rio se encontra totalmente seco mesmo com a quantidade de chuva que tem caído este ano e aproveitamos para almoçar numa sombra junto margem do Rio. Após almoço seguimos em direção Albufeira de Porto da Lage e daí para Prado e Cabana da Touça mais uma fotos, continuamos pela margem do rio Laço onde iniciamos subida em direção Prado Amarela mas antes viramos á direita até apanharmos trilho que vem do Pradolã para Vidoirinho e seguimos trilho uns cem metros viramos novamente esquerda e descemos até Rio Conho acompanhando sempre margem do rio até Ponte das Servas e daí até viatura.

Obs- Este trilho não marca duração pois é uma copia do original pelo motivo de me ter esquecido de desligar GPS e trilho ter continuado até casa e duração tambem ter durado até casa. É uma copia fiel do original.
Nota que descida do Miradouro para Rio Porto da Lage ( maior parte da descida é do trilho que vem da Cabana Lagarinho para Albufeira) é bastante dificil pois o mato está muito grande talvez devido ás ultimas chuvas e maior parte das mariolas estãs destruidas ou tapadas pelo Mato. É necessaria muita paciencia para encontrar melhor descida.

Duração : +/- 8 horas
Desniveis acumulado- 1056 mts

Mais fotos em baixo em View more ou http://mountain-celitos.blogspot.pt ou Celitos da montanha