Trilho da silha dos ursos com extensão ao Prado

Photo ofTrilho da silha dos ursos com extensão ao Prado Photo ofTrilho da silha dos ursos com extensão ao Prado Photo ofTrilho da silha dos ursos com extensão ao Prado

August 12, 2022
August 2022

•   4.7 1 review

near Geres, Braga (Portugal)

Iniciamos a caminhada na junceda às 9:30, passando a casa florestal da junceda, seguindo o traçado da silha dos ursos. Ao início segue-se por um bosque de Pinheiro silvestre bastante agradável e onde há vários vestígios de animais. Logo ao passar a casa florestal da junceda existe uma das fontes do percurso, e possivelmente até a mais fresca. Não contém que as fontes corram sempre porque no verão nem sempre podem ter água suficiente, por isso é melhor ir abastecidos. Na primeira bifurcação no bosque segue-se pela direita em direção à primeira silha dos ursos. Aqui vamos avançado por um carreiro bem definido e que altera árvores autóctones, com mimosas à mistura. Felizmente as gentes do campo começam a dar conta de algumas das mimosas.
Chegando à primeira silha, (já muito degradada), podemos pensar na necessidade que estes povos tinham em proteger o mel e as colmeias dos ursos, e a importância que tinha para eles, dada a dificuldade em talhar e arranjar pedras para colocar por vários pontos da alta serra.
De seguida descemos mais um pouco na encosta, seguindo para baixo na segunda bifurcação. Passado um pouco chegamos à 2ª silha, que se apresenta em muito melhor estado de conservação que a primeira, com a presença ainda de grandes blocos graníticos talhados no local. Esta é do séc. XVIII.
Como decidimos extender um pouco o percurso, fomos até ao Prado (1049 mts), um dos antigos currais do campo do Gerês.
Da 2ª silha é voltar para trás e na bifurcação seguir para a direita, subindo pelo pequeno carreiro.
Num piscar de olhos chegamos à vista da tojeira e mais um pouco ao grande panorama montanhoso que se abre perante nós! Podemos avistar: Gamil, várias árvores polvilhando a paisagem, fenteira do Prado, redondelo, serra amarela... Entre outros.
Nesta parte do percurso à que ter atenção pois é necessário fazer um desvio para chegar ao Prado, saindo assim do traçado do trilho da silha dos ursos. Feito o desvio, é começar a subir em direção à fenteira do Prado, que até no verão se encontra verde e dá ao panorama envolvente uma cor diferente. Após passar a fenteira segue-se mais uma curta subida, mas mais puxada fisicamente, que acaba no planalto do Prado. Nesta zona é normal encontrar algumas cabeças de gado que aproveitam os pastos da zona para se deliciarem.
No Prado encontramos um abrigo de pastores que foi renovado à uns anos e vários carvalhos possantes que jazem já à alguns anos. Recentemente foram também plantados uns novos carvalhos, mas parece que não pegaram bem, dado que estavam a secar. Apesar de a aldeia do campo do Gerês já não ter vezeira, a maioria dos abrigos pastoris foram renovados e têm sido conservados pelas gentes do campo. O troço entre o Prado e gamil é o que apresenta mais mato e portanto dá bastante jeito umas calças, dado que para estas serranias o mato é bravo. Seguindo o trilho às curvas pela montanha sempre mais ou menos a descer vamos chegar à vista da serra amarela, que é depois seguida por uma curta subida onde podemos avistar o redondelo de mais de perto. Nesta parte do trilho podemos observar também alguns pinheiros silvestres. Mais um pouco e chega-se ao Prado de gamil. Gamil é um oásis na montanha com grandes carvalhos a marcar presença e a darem uma sombra para uma merecida merenda e descanso. O silêncio é incrível e é para ser aproveitado. Aqui corre sempre uma brisa, o que ajuda a refrescar nos dias de mais calor.
A cabana de gamil é relativamente afastada do Prado, provavelmente para os pastores estarem mais abrigados do vento e das intempéries, junto da montanha, enquanto guardavam o gado nas longas noites da serra geresiana. Saindo de gamil, um pouco mais abaixo encontramos a sua fonte, que já tinha pouca água. A partir daí, como já estávamos de novo no traçado do trilho da silha dos ursos foi sempre em bom caminho sem desvios até à junceda.
Foi uma excelente caminhada por terras do campo do Gerês.
Excelente para fazer em qualquer época do ano, menos em dias de muita chuva.

PictographRuins Altitude 2,956 ft

Silha dos ursos séc. XVII

PictographRuins Altitude 2,690 ft
Photo ofSilha dos ursos séc. XVIII (Silha da Fraga da Estrela) Photo ofSilha dos ursos séc. XVIII (Silha da Fraga da Estrela) Photo ofSilha dos ursos séc. XVIII (Silha da Fraga da Estrela)

Silha dos ursos séc. XVIII (Silha da Fraga da Estrela)

PictographMountain pass Altitude 3,264 ft

PictographMountain hut Altitude 3,394 ft

Prado 1049 mts

Prado de gamil

PictographWilderness hut Altitude 3,214 ft

Abrigo pastoril de gamil

Panorama para o Prado de gamil e trilho

• Photo of yorgen.pintov
    yorgen.pintov Aug 18, 2022

As paisagens são magníficas

• Photo of franciscoascensao
    franciscoascensao Aug 21, 2022

Sem dúvida, conhecem-se novas paisagens dos territórios do campo do Gerês. Abraço e boas caminhadas!