Activity

TRILHO DA SERRA DO CASTIÇAL (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO)

Download

Trail photos

Photo ofTRILHO DA SERRA DO CASTIÇAL (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO) Photo ofTRILHO DA SERRA DO CASTIÇAL (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO) Photo ofTRILHO DA SERRA DO CASTIÇAL (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO)

Author

Trail stats

Distance
6.87 mi
Elevation gain
1,365 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
1,365 ft
Max elevation
990 ft
TrailRank 
71 4.7
Min elevation
60 ft
Trail type
Loop
Coordinates
2397
Uploaded
January 9, 2021
Recorded
January 2021
  • Rating

  •   4.7 2 Reviews
Be the first to clap
3 comments
Share

near Pedrogo, Porto (Portugal)

Viewed 2582 times, downloaded 51 times

Trail photos

Photo ofTRILHO DA SERRA DO CASTIÇAL (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO) Photo ofTRILHO DA SERRA DO CASTIÇAL (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO) Photo ofTRILHO DA SERRA DO CASTIÇAL (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO)

Itinerary description

VÊ AS NOSSAS FOTOS PARA INSPIRAR A TUA PRÓXIMA AVENTURA
Never Stop Exploring
Caminhantes, trails to inspire your next adventure




PARQUE DAS SERRAS DO PORTO

O Parque das Serras do Porto, com perto de 6.000 hectares, é composto por seis serras: Santa Justa, Pias, Castiçal, Santa Iria, Flores e Banjas, abrangendo território dos municípios de Gondomar, Paredes e Valongo. Esta área, classificada desde 2017, como Paisagem Protegida Regional, integra o Sítio Rede Natura “Valongo” e o Parque Paleozóico de Valongo. Aqui, os visitantes podem desfrutar da imensa beleza cultural e paisagística de serras, vales e rios, salientando-se a singularidade geológica, que nos leva a uma interessante viagem pela Era Paleozoica.

Os vales dos rios Ferreira e Sousa convidam a um certo isolamento em estreito contacto com a natureza, enquanto o efeito miradouro das linhas de cumeada proporciona uma excelente perspetiva do território envolvente. Atualmente, o Parque das Serras do Porto tem três centros de receção ao visitante com informação útil sobre o Parque (Visitar Página oficial).



TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO

O Parque está, desde setembro de 2020, a criar uma Rede de Percursos Pedestres que irá ligar os vários trilhos e sinalizar o seu património biológico, geológico, arqueológico, imaterial e construído. São quase 260 km de trilhos para calcorrear por terras de Gondomar, Paredes e Valongo. A rede será composta por uma grande rota, que deverá totalizar 57km ao longo dos três concelhos, e 19 percursos distintos, com pequenas rotas em cada território que deverá estar finalizada na Primavera de 2021. O projeto prevê a instalação de mobiliário, sinalética e uma página web para ajudar quem fizer os percursos, fornecendo informação sobre o território e os pontos de interesse. Enquanto aguardamos a conclusão do projeto começamos a percorrer os trilhos previstos, naquilo que podemos chamar de uma versão de reconhecimento, para inspirar a tua próxima aventura pelo Parque das Serras do Porto…


DESCRIÇÃO DO TRILHO REALIZADO
PR - TRILHO DA SERRA DO CASTIÇAL


O trilho, conforme o próprio nome designa, percorre a Serra do Castiçal, que com uma altitude de 324 metros é a 3050º elevação de Portugal Continental. Está situada no concelho de Gondomar, a leste de Belói, a nordeste de Salgueiro e ao sul de Serra de Pias. Neste percurso é possível o contacto com a natureza e o desfrute da paisagem, bem como o contacto com um aglomerado rural como o de Belói. O percurso é realizado por caminho florestal, onde predominam os eucaliptos. Aconselha-se o uso de GPS, os referidos trilhos estão em fase de implementação e não encontramos sinalética suficiente e inequívoca do trilho que seguíamos, podendo levar a erros de orientação no terreno.

Iniciamos o trilho em Belói, na Rua do Ramalho, na margem direita do Rio Ferreira, não sabemos se será o local oficial de inicio e fim deste trilho, mas aqui encontramos um amplo estacionamento e serviços de apoio. No local não encontramos qualquer painel informativo ou sinalética do percurso, atravessamos a ponte sobre o Rio Ferreira e pouco depois à nossa esquerda seguimos a escadaria de acesso à Capela da Nossa Senhora das Mercês, onde encontramos a sinalética de PR e GR.



A Capela de Nossa Senhora das Mercês foi construída em 1834, por um proprietário do Lugar de Belói, a expensas suas, por benesses recebidas, manifestando, deste modo, a Nossa Senhora das Mercês as graças recebidas. Foi durante todos estes anos, até 1994, o único lugar de culto da zona Sul da freguesia, onde se celebravam todos os atos de Culto. Conta-se que foi construída pelos habitantes do lugar de Belói em especial pelos "Lavradores" como agradecimento a Nossa Senhora pelas mercês concedidas, daí advém o nome: Capela Nossa Senhora das Mercês. Sofreu várias obras de remodelação, o que originou alterações do seu traçado original.

O percurso atravessa o casario de Belói, pela ingreme Rua Nossa Senhora das Mercês, até intersetar a estrada N209-1. Percorremos 300 metros da estrada para seguir à nossa direita por um caminho florestal, onde predominam os eucaliptos, que em ziguezague nos faz vencer o principal desnível do percurso. Na cumeada, o amplo caminho florestal dá lugar, por alguns metros, a um trilho de pé posto, onde as panorâmicas são o principal atrativo. Voltamos a caminho florestal, descemos ligeiramente, aqui requer alguma cautela, intersetamos outro PR podendo levar a erros de orientação.

O trilho continua por amplo caminho florestal até ao ponto culminante do percurso, o alto da Serra do Castiçal. Não chegamos aos 324 metros de altitude, o PR mantem-se pelo caminho florestal e não encontramos nenhum acesso evidente até ao conjunto rochoso do cume da Serra do Castiçal. Mesmo assim, nesta cota mais baixa, tivemos panorâmicas sobre Gondomar, Fânzeres, São Pedro da Cova e o Rio Douro.



Atingido o ponto mais alto do percurso, iniciamos a descida em direção a sul. Continuamos por caminho florestal, onde a vegetação predominante continua a ser o eucalipto, dois quilómetros depois estávamos nas Lagoas de Midões.

As Lagoas de Midões, situadas na confluência das freguesias de Gens, Foz do Sousa e Covelo são vestígios de antigas minas de carvão, encerradas por volta de 1927. A zona, em forma de vale, densamente arborizada por eucaliptos e pinheiro bravo tem quatro lagoas de um azul intenso dispostas ao longo do vale, atualmente só se tem acesso fácil às duas lagoas de cima.



Agora o trilho segue para norte, continuamos por caminho florestal, onde a vegetação predominante continua a ser o eucalipto. Intersetamos uma linha de água e uma levada, voltamos a subir ligeiramente por um antigo caminho entre muros, recentemente limpo e paralelo ao amplo caminho florestal, para iniciar a descida até à estrada EM611, que intersetamos por 50 metros. Seguimos à direita pela Rua do Soutinho que desemboca no caminho florestal da margem esquerda do Rio Ferreira.

O Rio Ferreira inicia o seu percurso, em labirinto, na freguesia de Campo, concelho de Valongo, desaguando as suas águas tão apetecíveis por turistas, veraneantes, pescadores e população em geral, no rio Sousa, este afluente do famoso Rio Douro. Serviu este rio em tempos idos, de praia muito animada e concorrida, de regadio dos campos que lhe limitam o leito, de instrumento de grande e verdadeira higiene às gentes que habitavam nas suas proximidades, que aproveitando os seus "braços" mais propícios e/ou "levadas" mais acessíveis lavavam, nas suas águas grandes "carregos" de roupa.



O caminho da margem do rio desemboca na Rua Aldeia de Belói, e daqui até à Rua do Ramalho, ponto de inicio e fim deste trilho é um instante.


FICHA TÉCNICA
Realização: 9 de janeiro de 2021
Percurso: Belói - Alto da Serra do Castiçal - Lagoas de Midões - Belói
Distancia: 11,0 km
Duração: 3h09min
Tempo em movimento: 2h26min
Tempo parado: 0h43min
Movimento médio: 4,6km/h
Acumulado positivo: 531m
Acumulado negativo: 527m



TRILHOS JÁ REALIZADOS NO PARQUE DAS SERRAS DO PORTO

TRILHO DA SERRA DO CASTIÇAL
TRILHO DO VOLFRÂMIO - SERRA DAS FLORES
TRILHO DA CARQUEJA - SERRA DAS BANJAS
TRILHO DE BELÓI - ALTO DA PENECA

TRILHO HISTÓRICO - SERRA DE SANTA IRIA
TRILHO DO VALE DO TORNO - SERRA DO CASTIÇAL
TRILHO DA RIBEIRA DE SANTA COMBA
TRILHO DE ALVRE
TRILHO DOS MOINHOS
TRILHO DE PIAS E CASTIÇAL
TRILHO DO MEL E DO OURO ROMANO
TRILHO DAS ALDEIAS
TRILHO DO VALE DE AGUIAR

TRILHO DOS ROMANOS
TRILHO PORTO À VISTA
TRILHO DA RIBEIRA DE SILVEIRINHOS
TRILHO DO CASTELO
TRILHO DE PIAS
CORREDOR ECOLÓGICO







Se gosta das nossas trilhas adiciona a tua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 84 ft
Photo ofBELÓI (INICIO/FIM) Photo ofBELÓI (INICIO/FIM) Photo ofBELÓI (INICIO/FIM)

BELÓI (INICIO/FIM)

PictographWaypoint Altitude 76 ft
Photo ofPONTE RIO FERREIRA Photo ofPONTE RIO FERREIRA Photo ofPONTE RIO FERREIRA

PONTE RIO FERREIRA

PictographWaypoint Altitude 123 ft
Photo ofCAPELA NOSSA SENHORA DAS MERCÊS Photo ofCAPELA NOSSA SENHORA DAS MERCÊS Photo ofCAPELA NOSSA SENHORA DAS MERCÊS

CAPELA NOSSA SENHORA DAS MERCÊS

PictographWaypoint Altitude 884 ft
Photo ofALTO DA PENECA Photo ofALTO DA PENECA Photo ofALTO DA PENECA

ALTO DA PENECA

PictographWaypoint Altitude 976 ft
Photo ofSERRA DO CASTIÇAL Photo ofSERRA DO CASTIÇAL Photo ofSERRA DO CASTIÇAL

SERRA DO CASTIÇAL

PictographWaypoint Altitude 423 ft
Photo ofLAGOAS DE MIDÕES Photo ofLAGOAS DE MIDÕES Photo ofLAGOAS DE MIDÕES

LAGOAS DE MIDÕES

PictographWaypoint Altitude 314 ft
Photo ofLINHA DE ÁGUA

LINHA DE ÁGUA

PictographWaypoint Altitude 286 ft
Photo ofLEVADA

LEVADA

PictographWaypoint Altitude 63 ft
Photo ofESTRADA EM611

ESTRADA EM611

PictographWaypoint Altitude 69 ft
Photo ofRIO FERREIRA Photo ofRIO FERREIRA Photo ofRIO FERREIRA

RIO FERREIRA

Comments  (3)

  • Photo of Tagarelas do monte
    Tagarelas do monte Jan 24, 2021

    I have followed this trail  View more

    O início é bom para aquecer. Obrigado pela partilha. Boa caminhada

  • Photo of Caminhantes
    Caminhantes Jan 24, 2021

    Olá ct2jzr!
    De facto a maior parte do acumulado positivo é feito nos primeiros quilómetros.
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Saudações.

  • Photo of Hélio Videira
    Hélio Videira Oct 11, 2022

    I have followed this trail  View more

    Fiz hoje o trilho, ainda a recuperar de uma cirurgia recente, pelo que me pareceu uma caminhada moderada.
    Fiz no sentido contrário ao vosso, precisava de aquecer antes de subir aquela encosta.
    Agora que as marcações estão no terreno, posso dizer que não há grandes alterações em relação a este vosso track.
    O ponto inicial do trilho é logo a seguir à ponte do lado esquerdo, mas apenas se consegue estacionar um ou dois carros. Optei por iniciar no mesmo sítio que vocês.
    Em alguns cruzamentos há marcações de caminho correcto o que pode induzir em erro, é melhor levar o gps para evitar trocar de PR involuntariamente.
    Consegui ir ao cume da serra, mas a vista não é melhor do que do caminho, está rodeado de vegetação.
    É um percurso que vale pelas vistas e para treino.

    Boas caminhadas.

You can or this trail