TRILHO DA RIBEIRA DE SILVEIRINHOS (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO)

Photo ofTRILHO DA RIBEIRA DE SILVEIRINHOS (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO) Photo ofTRILHO DA RIBEIRA DE SILVEIRINHOS (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO) Photo ofTRILHO DA RIBEIRA DE SILVEIRINHOS (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO)

March 9, 2021
March 2021

near Valongo, Porto (Portugal)

VÊ AS NOSSAS FOTOS PARA INSPIRAR A TUA PRÓXIMA AVENTURA
Never Stop Exploring
Caminhantes, trails to inspire your next adventure

PARQUE DAS SERRAS DO PORTO

O Parque das Serras do Porto, com perto de 6.000 hectares, é composto por seis serras: Santa Justa, Pias, Castiçal, Santa Iria, Flores e Banjas, abrangendo território dos municípios de Gondomar, Paredes e Valongo. Esta área, classificada desde 2017, como Paisagem Protegida Regional, integra o Sítio Rede Natura “Valongo” e o Parque Paleozóico de Valongo. Aqui, os visitantes podem desfrutar da imensa beleza cultural e paisagística de serras, vales e rios, salientando-se a singularidade geológica, que nos leva a uma interessante viagem pela Era Paleozoica.

Os vales dos rios Ferreira e Sousa convidam a um certo isolamento em estreito contacto com a natureza, enquanto o efeito miradouro das linhas de cumeada proporciona uma excelente perspetiva do território envolvente. Atualmente, o Parque das Serras do Porto tem três centros de receção ao visitante com informação útil sobre o Parque (Visitar Página oficial).

TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO

O Parque está, desde setembro de 2020, a criar uma Rede de Percursos Pedestres que irá ligar os vários trilhos e sinalizar o seu património biológico, geológico, arqueológico, imaterial e construído. São quase 260 km de trilhos para calcorrear por terras de Gondomar, Paredes e Valongo. A rede será composta por uma grande rota, que deverá totalizar 57km ao longo dos três concelhos, e 19 percursos distintos, com pequenas rotas em cada território que deverá estar finalizada na Primavera de 2021. O projeto prevê a instalação de mobiliário, sinalética e uma página web para ajudar quem fizer os percursos, fornecendo informação sobre o território e os pontos de interesse. Enquanto aguardamos a conclusão do projeto começamos a percorrer os trilhos previstos, naquilo que podemos chamar de uma versão de reconhecimento, para inspirar a tua próxima aventura pelo Parque das Serras do Porto…

DESCRIÇÃO DO TRILHO REALIZADO
PR - TRILHO DA RIBEIRA DE SILVEIRINHOS

O trilho realizado tem inicio na Capela da Santa Justa e percorre a encosta sul da Serra ao longo da Ribeira de Silveirinhos. Trata-se de um percurso linear, podendo-se optar por iniciar na Rua de Couce. Em qualquer das situações, por se tratar de um percurso linear, deve-se ter especial cuidado no planeamento da atividade para garantir o regresso ao ponto de partida. Ao longo do percurso a Ribeira de Silveirinhos convida a um certo isolamento em estreito contacto com a natureza. Aqui criam-se ambientes húmidos que propiciam o surgimento de uma variedade incrível de fetos, bem como de um exuberante tapete de musgos, embora a ocupação do solo mais frequente é a floresta de eucaliptos. Aconselha-se o uso de GPS, os referidos trilhos estão em fase de implementação e não encontramos sinalética suficiente e inequívoca do trilho que seguíamos, podendo levar a erros de orientação no terreno.

Trata-se de um percurso curto e linear, para aqueles que pretendam um percurso mais longo e circular podem junta-lo ao TRILHO PORTO À VISTA.

Iniciamos o trilho na Capela de Santa Justa, em Valongo, onde encontramos um estacionamento com capacidade para diversos carros. A capela, datada de 1936, possui planta retangular, nave única, telhado de duas águas, rematados por pináculos boleados. A fachada principal tem nártex de onde nasce a torre sineira quadrangular, coberta por telhado piramidal, encimado por esfera e cruz. A torre assenta em colunas dóricas, em betão, e nela abre-se uma fresta e as aberturas para os sinos.

Depois de uma breve visita à capela seguimos pela escadaria em direção à Capela de São Sabino, protetor dos deficientes. De planta retangular, nave única, telhado de duas águas com cruz no vértice. Esta capela, a primitiva dedicada a Santa Justa, foi edificada no séc. XI e sofreu restauro e ampliação em 1870. Em 1998 foi requalificada e dedicada a S. Sabino.

O percurso segue por uns escassos metros a rua até intersetar à nossa frente um amplo caminho florestal orientado a Norte para, pouco depois, cortar à esquerda e seguir um caminho de pé posto que vai descendo a encosta, ora à esquerda, ora à direita e rodar a Sul para intersetar a EN209, onde encontramos umas Alminhas.

Ao intersetar a estrada seguimos novamente por caminho florestal que vai descendo para Sul ao encontro da Ribeira de Silveirinhos. Agora o percurso acompanha a ribeira, umas vezes na margem direita, outras na margem esquerda, ora por amplo caminho florestal, ora por caminho de pé posto. À medida que progredimos começou-se a notar a existência de várias escorrências de águas férreas provenientes das antigas explorações mineiras, existentes na margem direita. Estas escorrências levam a que a água adquira uma tonalidade laranja.

Este trilho de pé posto desemboca no Caminho do Andrés, outro caminho florestal, que seguimos até intersetar a Rua do Maninho e logo de seguida a Rua de Couce, onde temos um sublime Panorama do Rio Ferreira

Resta-nos apenas 500 metros para o final do trilho, onde temos um amplo estacionamento na margem direita do Rio Ferreira.

Para os mais arrojados aconselha-se continuar a caminhada pela Rua de Couce, caminho de terra que acompanha a margem direita do Rio Ferreira até à aldeia de Couce e aqui seguir o Trilho Porto à Vista e assim tornar o percurso circular.

FICHA TÉCNICA

TRILHO DO CASTELO
TRILHO DE PIAS
CORREDOR ECOLÓGICO

Se gosta das nossas trilhas adiciona a tua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

INICIO OU FIM (SANTA JUSTA)

CAPELA SANTA JUSTA

CAPELA S. SABINO

ALMINHAS

RIBEIRA DE SILVEIRINHOS

CAMINHO DO ANDRÉS

RUA DO MANINHO

PANORAMA RIO FERREIRA

Photo ofFIM OU INICIO (ESTACIONAMENTO RUA DE COUCE) Photo ofFIM OU INICIO (ESTACIONAMENTO RUA DE COUCE) Photo ofFIM OU INICIO (ESTACIONAMENTO RUA DE COUCE)

FIM OU INICIO (ESTACIONAMENTO RUA DE COUCE)

• Photo of PicosAlpinos
    PicosAlpinos May 31, 2021

Aconselho juntar este trilho ao Trilho Porto à Vista e assim tornar o percurso circular.

Caminhantes May 31, 2021

Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Saudações.

• Photo of Lpsoliveira
    Lpsoliveira Oct 23, 2021

Excelente experiência, com grupo de amigos foi fantástico.

• Nuno Almeida 18 Nov 14, 2021

Excelente surpresa

Caminhantes Nov 14, 2021

Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Saudações

• Photo of STrilhos
    STrilhos Mar 4, 2022

Trilho muito interessante
    Excelente para fazer no verão devido a sombra que a mata proporciona.
    Nos juntamos os dois trilhos (Porto a Vista), permitindo sentir a serra de forma diferente e descomplica a logística do retorno ao ponto de partida
    Obrigado pela partilha

• Photo of Ana7577
    Ana7577 May 23, 2022

A paisagem é linda, mas o caminho está cortado a meio. É necessário passar por baixo de barreiras e atravessar o riacho.

Caminhantes May 23, 2022

Olá ana7577
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Boas caminhadas.

• diogoalmeidaeditions Aug 16, 2022

O trilho tem boa sinalização?

Caminhantes Aug 16, 2022

O trilho está sinalizado, mas é aconselhável o uso GPS em caso de dúvida nas bifurcações. Boas caminhadas.

• diogoalmeidaeditions Aug 16, 2022

Ok , obrigado pelo feedback e continuação de boas caminhadas

• Jorge de Almeida 1 Sep 16, 2022

O início não é interessante.